" ALGUMAS CARACTERÍSTICAS DE UM AUTÊNTICO CHAMADO PARA O MINISTÉRIO EVANGELÍSTICO "

31/10/2011 13:45

 

          APOSTILA  MINISTÉRIO EVANGELÍSTICO       

 

Ø Evangelho: Definição e Significado

 

A Palavra Evangelho, deriva-se da palavra grega “evaggelion” cujo significado é Boas Notícias.

De fato a palavra encontra-se no singular, Boa Notícia no original. Isto implica que há somente um evangelho, o de Jesus Cristo.

Na prática nenhuma outra religião pode usar esta palavra para referir-se a sua mensagem ou doutrina.

 

Esta palavra pertence exclusivamente ao Cristianismo.

 

Ø Quem deve pregar?

 

Todo aquele que crê em Jesus Cristo e pratica todos os seus ensinamentos no seu cotidiano, independente   do local, das circunstâncias e das diferenças culturais e sociais. E também que se disponha se necessário for, entregar a sua vida por amor a Cristo e sua Palavra e pelos perdidos que ainda não conhecem  e nem aceitaram a Cristo como Senhor e salvador de suas almas.

 

Ø Onde se deve pregar?

 

      Em todos os lugares possíveis ao mesmo tempo e principalmente onde o evangelho ainda não foi proclamado.

 

Ø O que é necessário para ser um evangelista?

 

 Em primeiro lugar ter o chamado para esse ministério e ser capacitado pelo Poder do Espírito Santo que dá  o  Dom Ministerial deixado por Cristo para a edificação da Sua Igreja        ( o Corpo de Cristo  -  Efésios 4:11,12 e 13 ).

 

Ø Quais as qualificações necessárias ?

 

Ø Todo aquele que NELE crer deve ter CINCO qualificações a fim de ganhar almas para Cristo.

 

Ø A)  Conversão : Se quisermos evangelizar, precisamos ser convertidos. A conversão começa com fé e arrependimento da nossa parte. A palavra conversão significa virar-se no sentido de uma vira-volta, uma mudança de mente que produzirá então uma real mudança de vida.

Só o crente que possui a certeza da salvação poderá ganhar almas. É preciso que se tenha passado pela experiência definida de sentir-se perdido ( 1 Tim. 1:15) e pela certeza de que Cristo levou os nossos pecados em Seu corpo na cruz, libertando-nos do poder do pecado ( Isaías 53).

 

Ø B)  Convicção :  É necessário que tenhamos convicção total da mensagem cristã. Precisamos crer profundamente que ensinamos a verdade necessária para a humanidade e possuir a firme convicção de que o Único Caminho para Deus é através de Cristo. E também temos que ser convictos de que toda alma fora de Cristo está perdida para toda a  eternidade. ( João 3:16, Marcos 15:16).

 

Ø C)  Vitoria sobre o pecado : Se nossas palavras não estiverem acompanhadas de uma vida irrepreensível, não adianta pregar.  Se somos embaixadores de Cristo, devemos representá-lo fielmente ( 1 João 2:6). Jesus nos dá vitoria sobre o pecado ( 1 João 5:4 ).

Devemos primeiramente experimentá-la para então podermos pregar com autoridade e ensinar o recém convertido a também obter vitoria através do Espírito Santo de Deus.

 

Ø D)  Compaixão pelas pessoas perdidas : Compaixão significa um profundo sentimento de preocupação em relação aos outros. Deus sentiu este sentimento por nós pecadores, pois “ Amou o mundo de tal maneira que deu o Seu Filho Unigênito, para que todo aquele que Nele crer não pereça mas tenha vida eterna ( João 3:16 ).

A compaixão motivou Jesus Cristo a percorrer todas as cidades e povoados, ensinando, pregando e curando a todos os que estavam aflitos ( Mateus 9: 35,36 ).

 

Ø Compaixão é a qualidade que adquirimos quando aprendemos a amar o nosso próximo assim como Deus nos ama.

Ela move os nossos corações para que possamos enxergar as pessoas perdidas e sermos motivados a agir no sentido de ajudá-los.

 

Ø Compaixão é a união da Misericórdia e da Piedade, que provém do verdadeiro amor, ou seja, amor com atitude de empatia ( processo de colocar-se no lugar do outro e sentir a sua realidade).

 

Ø E)  Ser um cristão de oração :

A oração faz com que Deus abra portas possibilitando assim que barreiras sejam rompidas e vencidas.

 

Ø Jorge Muller apontava cinco razões para que nossas orações pelos perdidos fossem respondidas:

 

1) É vontade de Deus salvar a  todos os homens ( 1 Tim. 2:4 ).

 

2) As orações devem ser feitas em Nome de Jesus, nunca suplicar pela salvação de  alguém no próprio nome, mas só no Nome de Jesus ( João 14:14 ).

 

3) Devemos crer no poder e no desejo de Deus em responder as nossas orações ( Marcos 11:24 ).

4) Não devemos viver na prática do pecado.  “ Se eu no coração contemplo a vaidade, o Senhor não me teria ouvido” ( Salmos 66:18 ).

 

5) Devemos permanecer firmes na oração até obtermos a resposta. “ Não fará Deus justiça aos seus escolhidos, que a Ele clamam de dia e de noite, embora pareça demorado em defendê-los?” ( Lucas 18:7 ).

 

Ø Comunhão  e intimidade plena com O Espírito Santo :

 

É necessário estarmos sempre cheios do Espírito Santo.

Os  cristãos que testificam aos perdidos, mas se esquecem D`Aquele que quer trabalhar neles,  falhará em levá-los ( os perdidos ) ao Senhor.

Pois é O Espírito Santo  quem convence o homem do pecado         ( João 16:8 ).

É preciso  estarmos  cheios do Espírito Santo para que possamos testemunhar eficaz e poderosamente.

 

Ø Toda e qualquer mensagem deve ser dirigida pelo Espírito Santo:

 

Há um perigo por falta de discernimento  e  treinamento perdermos nossos ouvintes com mensagens de condenação de falsas crenças, muitas vezes evangelistas de RUA caem nesta cilada.

Nosso alvo geralmente é pregar a preciosa salvação e ressurreição de Jesus Cristo, o Senhor dos senhores.

O Evangelho é uma mensagem de amor. Depois de ganhar os ouvidos do povo, seria mais proveitoso falar da justiça de Deus em um grupo menor.

Somente pela direção do Espírito Santo, uma mensagem contra falsas práticas deve ser pregada em publico para um povo leigo.

 

 

Ø Características para se identificar o Ministério Evangelístico:

 

Ø No NT, evangelistas eram homens de Deus, capacitados e comissionados por Deus para anunciar o evangelho, i.e., a boa nova da salvação aos perdidos e ajudar a estabelecer uma nova obra numa localidade. A proclamação do evangelho reúne em si a oferta e o poder da salvação (Rm 1.16).
 

Ø Filipe, o “evangelista! (At 21.8), claramente retrata a obra deste ministério, segundo o padrão do NT,

 

Ø (a) Filipe pregou o evangelho de Cristo (At 8.4,5,35).

 

Ø (b) Muitos foram salvos e batizados em água (At 8.6,12).

 

Ø (c) Sinais, milagres, curas e libertação de espíritos malignos acompanhavam as suas pregações (At 8.6,7,13).

 

Ø (d) Os novos convertidos recebiam a plenitude do Espírito Santo (At 8.14-17).

 

 

Ø  O evangelista é essencial no propósito de Deus para a igreja.

 

Ø A igreja que deixar de apoiar e promover o ministério de evangelista cessará de ganhar convertidos segundo o desejo de Deus. Tornar-se-á uma igreja estática, sem crescimento e indiferente à obra missionária. A igreja que reconhece o dom espiritual de evangelista e tem amor intenso pelos perdidos, proclamará a mensagem da salvação com poder convincente e redentor (At 2.14-41). 

 

 

 

 

 

Ø No demais :  Devemos  diligentemente :

 

Ø “Buscar em primeiro lugar o Reino de Deus e Sua justiça, e as demais coisas nos serão  acrescentadas” ( Mateus 6:33).

 

Ø “ Entregar os nossos caminhos ao Senhor, confiar  N`Ele e  tudo Ele fará “ -  com certeza. ( Salmos 37:5 )

 

Ø “Que o Senhor vos revele seu ministério e vos  capacite para honra e glória D`Ele”.

 

Amém

 

Paz seja convosco!!!

 

Élio A. Loiola

Evangelista e Apologista Cristão