" APROFUNDE-SE E PREVINA-SE DAS ESTRATÉGIAS SATÂNICAS ATRAVÉS DO MOVIMENTO NEW AGE " Parte 1

08/11/2011 08:43

 

A Nova Era

 

Pesquisar a respeito do movimento Nova Era ( New Age) tem sido um dos objetivos particulares do autor nestes últimos tempos. Por ser um movimento – cultural sem uma solidificação, sem uma sistematização de pensamento, a tarefa é empolgante e difícil, ainda que a produção literária tem abundante. O próprio movimento reconhece a existência de elementos que desvirtuam a "mensagem newageriana", desta forma a tarefa torna-se mais interessante e leva a usar um certo "criticismo" para descobrir a essência da mensagem do movimento New Age e assim afirmar o que o movimento proclama e não aquilo que "acha-se" que o movimento anuncia.

Basicamente a pesquisa agora apresentada, baseia-se nos livros, palestras, revistas, jornais, entrevistas, artigos, etc., que demonstrem uma certa seriedade como o próprio movimento. Procuramos descobrir em todos os aspectos nas fontes primárias ou "oficiais" (observem-se as aspas) do movimento.

O autor, como cristão – evangélico sempre se caracterizou por uma "retirada das controvérsias" com os movimentos heréticos que odeiam a Igreja de Cristo, mas com o movimento Nova Era não aconteceu esta "fuga", por quê? A resposta é simples: O movimento Nova Era (New Age) é um movimento – cultural e não exclusivamente religioso. O movimento se desenvolve em todas as disciplinas do saber o que o constitui num movimento desafiador para a Igreja de Cristo e especialmente para o autor.

Desde a sua conversão, faz 17 anos, o autor se interessou pela pesquisa bíblica como das ciências humanas. Em 1981 foi ordenado ao ministério pastoral e do mesmo ano leciona em Seminários e Faculdades Teológicas. Foi professor na Escola Superior de Teologia Evangélica (ESTE), Missão Antioquia (Vale da Benção) e atualmente é professor da Faculdade Teológica Batista de São Paulo e Faculdade Teológica Batista Grande ABC, onde leciona as disciplinas: História da filosofia, Introdução à Filosofia, Teologia Sistemática da Filosofia, introdução à Filosofia, Teologia Sistemática, Metodologia da Pesquisa. Teologia Contemporânea e Introdução ao Novo Testamento. Encontra-se em fase de preparação o para iniciar o seu Doutorado.

O autor obteve o grau de Bacharel em Teologia pela Faculdade Teológica Batista de São Paulo em 1981 e o grau Mestre em Ciências da Religião (Área: Teologia e História) pelo instituto Metodista de Ensino Superior em 1988. Na Universidade Mackenzie especializou-se na área de Estudos Brasileiros.

O objetivo desta apostila é despertar os cristãos – evangélicos a um maior interesse na "pesquisa e estudos" da Palavra de Deus, pois é desta maneira que o cristão terá um "senso crítico" diante deste movimento. Ao mesmo tempo despertar as igrejas do comodismo em que estas se encontram, pois o leitor atento deste trabalho terá condições de aval de que é devido a esta acomodação das igrejas, este movimento avança com maior intensidade.

Enfrentando A Nova Era

No fim do segundo milênio do cristianismo fala-se muito sobre a Nova Era. Fica claro que este movimento é uma realidade, pois, ao abrir as páginas dos jornais e revistas semanais, nos deparamos com temas, reportagens, anúncios de cursos ou palestras sobre os assuntos que são comuns a este movimento. As igrejas não ficaram imune diante do Avanço deste movimento. Acontecem eventos, encontros, palestras, etc., relacionados com assunto na tentativa de descobrir um posicionamento diante da situação "newageriana". Sem dúvidas que a intenção tem sido das melhores, a questão que se levanta é: o enfoque dado ao assunto foi dos melhores? O principal cuidado é não permitir uma psicose ou paranóia coletiva.

O movimento da Nova Era não é uma religião, seita, ou grupo religioso. A New Age é uma cultura, ou uma contra – cultura, ou no mínimo uma filosofia de vida, que tem a intenção de ficar e não ser um simples modismo que vem e passa. Podemos comparar este movimento como um grande guarda-chuva onde são acolhidos uma variedade gama de pensamentos, valores, hábitos, idéias, fé, costumes, organização social, invenções, processos tecnológicos, ciências do saber, etc. Em fim, tudo aquilo que caracteriza uma cultura.

O próprio movimento nos seus livros, publicações, palestras, reconhece que no seu interior há determinados grupos que encaram de modos diferente o movimento. Eles apontam àquelas que, possuidores de bom poder aquisitivo, estão atentos apenas à relação retorno sobre um investimento. São aqueles que observam um "filão" de mercado. Outro grupo, segundo a New Age, são os "modistas" curiosos que pelos seus ímpetos consumistas são despertados pela mensagem "newageriana". Um terceiro grupo, seria dos "malandros" que aproveitando–se da "explosão" do movimento e desejando alcançar sucesso promovem as suas receitas miraculosas. Uma Quarta categoria seria daqueles que procuram conhecer o movimento com o objetivo de uma auto–ajuda. E por último são colocados aqueles que já estão envolvidos conscientemente e estimulam o crescimento do movimento.

Independente desta classificação, é um fato que o movimento cresce duma forma rápida. Independente do grupo em que o indivíduo se localize está promovendo o avanço da Nova Era.

Mas, como cristãos o que devemos ou não devemos fazer? Alguns autores cristãos têm apresentado algumas orientações a respeito, é o caso de Douglas Groothuis, que no seu livro "Confronting the New Age" discute esta problemática do cristão diante da Nova era. Segundo o autor, a chave da questão é distinguir as três diferentes atitudes bíblicas para interagirmos com a cultura a cultura: separar, devemos saber quando uma prática é antibíblica; transformar, isto é, modificar uma cultura para torna–lá aceitável ao Senhor, por exemplo, por exemplo contra–atacar o desejo da New Age de instaurar uma Nova Ordem Mundial com a pregação da paz e justiça que vem com o senhorio de Cristo sobre cada indivíduo e sobre as estruturas de nossa sociedade e, por último precisamos saber quando conservar ou usar práticas e conhecimentos seculares para o bem do evangelho uma vez que tais elementos em si são neutros. Desta forma, quando estas três atitudes em equilíbrio podemos inteligentemente enfrentar a Nova Era.

O autor citado indica seis armadilhas em que podemos cair senão existir este equilíbrio e nós agregamos mais uma, a sétima

Primeiro, a " mentalidade quarentena" que vê tudo aquilo usado pela New Age como intrinsecamente mau e daí os cristãos não devem participar.

Segundo, "mentalidade tabu" são aqueles que fazem listas de coisas, pessoas, práticas, etc., que devem ser rejeitadas por "cheirar" a Nova Era.

Terceiro, "mentalidade paranóica", existe uma rápida condenação sem avaliação. A Nova Era usa idéias cristãs, por isso deve haver uma avaliação criteriosa.

Quarto, "mentalidade de pobres indefesos", são aqueles que se desgastam calculando o seu relacionamento com o assunto escatológico da sua preferência.

Quinto, ‘mentalidade avestruz", acham que a Nova Era é uma invenção, um modismo, ou que "nunca chegará até nós", que "Cristo cuida da sua Igreja", mas tardiamente deparam que em sua família e / ou Igreja alguém está envolvido com o movimento.

Sexto, "mentalidade camaleão", ignora que o cristão às vezes precisa realmente se separar de algumas inovações que dão a impressão de serem cristãs ou espirituais. Absorvem práticas do movimento e dão roupagem cristã: Zen–cristão, Yoga cristã. Agregamos a esta lista.

Sétimo, "fofoqueiro intelectual", é aquela mentalidade, que sai aos quatro cantos com um espírito de apologista, na tentativa de "salvar a fé cristã" sem nunca Ter lido, pesquisado, investigado o assunto nas fontes originais, isto é, informações do próprio movimento através das suas publicações, palestras, cursos, etc.

Levando em consideração as atitudes bíblicas anteriormente assinaladas, o cristão deve dedicar–se à pesquisa deste movimento discutindo as bases filosóficas, políticas, científicas. Descobrir os seus pressupostos, sua origem cientificamente comprovada, as suas doutrinas apresentadas em seus livros, periódicos, revistas, etc. Deve ser feita uma separação clara e racional dos "modismos" e do movimento em si. Indicando isto, queremos estimular a uma real pesquisa e não um mero apanhado de informações não comprovadas. O resultado que será alcançado ajudará não somente a confrontar a Nova Era, mas evangelizar os seus adeptos ou àqueles que de uma forma ou outra estão envolvidos.

Pr. José Miguel Mendonza Aguilera

Mestre em Teologia. Professor das Faculdades Teológicas Batistas de São Paulo e Grande ABC

Origem, Pressuposto, Definição E Objetivos Gerais Da Nova Era

A história positivista sempre almejou apresentar os fatos duma forma cronológica. Geralmente os apologistas imbuídos deste "sentimento" procuram uma marca "cronológica" para desenvolver a apresentação histórica. Pensando assim, data-se o nascimento da Nova Era na fundação da Sociedade Teosófica em Nova Yorque, USA, pela russa Helena Petrovena Blavatsky. Concordamos e discordamos. Concordamos, porque ali encontra-se o arcabouço Teosófico deste movimento. A teosofia (Théos=Deus e Sohia=ciência) designa um sistema de pensamento sincrético que reuna. Com base no hinduismo e budismo, todas as religiões, a filosofia e as ciências. Pode ser definida como a reunião de verdades que formam a base de todas as religiões.

Apresenta-se, assim, como uma ciência, um estudo comparativo das crenças religiosas. Encontra-se mais do que um sincretismo, percebemos uma síntese de crenças religiosas, onde se encontram fundidos o entusiasmo e a observação da natureza, a tradição, e a razão, a alquimia e a Teologia, a metafísica, e a medicina, ao lado do espiritismo, da doutrina da reencarnação e de todas as chamadas ciências ocultas, a sabedoria oriental.

O fim último da especulação Teosófica, nessa perspectiva, é a substituição de todas as religiões pela abertura de horizontes místicos ainda não explorados pelo pensamento humano, oferecendo novas regras de conduta para o homem.

Discordamos, porque o que nós temos hoje conhecido como New Age é o despertar de diferentes linhas de pensamentos que surgem nas últimas décadas, como também alguns movimentos que desembocam naquilo que se conhece como um Movimento da Nova Era. Há um despertar, novas descobertas, nova mundos, etc., e acrescenta-se o fato de nos encontrarmos na última década do século XX, no limiar do 3º milênio o que traz consigo o despertar do espírito apocalíptico a níveis mundiais. Assim não devemos colocar uma data específica ou determinado evento histórico, mas devemos rastear na própria história o "desejo do ser humano por uma Nova Era". É assim que se vê os próprios "conspiradores" (Fergunson) ou os "mutante" (Weil): "pessoas que atravessaram a história da humanidade.

"O surgimento da Conspiração Aquariana no final do século XX está enraizado nos mitos e metáforas, nas profecias e poesia do passado. Através de toda a história, sempre houve indivíduo isolados, aqui e ali, ou pequenos grupos nas margens da ciência ou religião, que baseados em suas próprias experiências, acreditavam que se as pessoas poderiam algum dia transcender as limitações da consciência ‘normal’ e inverter a brutalidade e a alienação da condição humana. (....)

A idéia central sempre foi a mesma: Somente através de uma nova mentalidade poderá a humanidade remodelar a si mesma, e o potencial para essa nova mentalidade é natural". (Fergunson, M. p. 43)

Se procurássemos uma aproximação cronológica nas indicações bibliográficas em termos de época mais próxima de nós, segundo Marilyn Fergunson, nos aproximaríamos do século XV com a invenção da imprensa, pois à partir dali tornou-se conhecida as "doutrinas secretas" transmitidas até esse instante "via" tradição. Estes ensinos eram transmitidos pelos alquimistas, agnósticos, cabalistas e heréticos. Após a invenção da imprensa surgem vozes isoladas tais como: Meister Eckhartm, religioso e místico alemão, do século XIV; Giovanni Pico dela Miranda, no século XV; Jacob Behme, um alemão nos séculos XVI e XVII, Emanuel Swedenborge, nos séculos XVII e XVIII. Fergunson, M. p. 45-61).

Em 1836, foi criado o núcleo conhecido como "Transcendentalismo Americano,

Os transcendentalistas – Ralph Waldo Emerson, Henry Thoreau, Bronson Acott e Margaret Fuller, além de algumas dezenas de outras pessoas – se rebelaram contra o intelectualismo árido e ultrapassado da época.

Faltava algo – uma invisível dimensão da realidade, que eles, por vezes, denominavam de Superespírito. Os transcendentalistas buscavam a compreensão em muitas fontes: experiência, intuição, o conceito quacre de uma Luz Interior, O Bhagavad-Gita, os filósofos alemães do Romantismo, o historiador Thomas Carlyle, o poeta Samuel Coleridge, Swedenborg, os escritores metafísicos ingleses do séculos XVII. (Fergunson, M. p. 45-61)

A Nova Era, coloca na sua história uma série de nomes de personagens que marcaram o desenvolvimento e história da idéia e experiências. Nomes como Willian James, Carl Jung, Alfred North Whitehead, Pierre Teilhard de Chardin, Martin Buber, Aldou Huxley, C.S. Lewis (!?), Carl Rogers, Erich From. Segundo a New Age o que une estes homens "É um tipo de premissa transcendental" que dominará a cultura, " o resultado será um fenômeno social e histórico tão grande e penetrante como a Reforma Protestante" (Fergunson, M.p.58).

Mas o que aconteceu nos últimos tempos para que este movimento tomasse i impulso em que se encontra hoje? Quais são as raízes que fincaram-se nestas "pré - origens"?. Para isto devemos observar o que aconteceu nas últimas décadas próximas a nós.

A influência da Religiosidade Oriental: A existência de um "vazio espiritual" tem feito crescer as religiões orientais nas últimas décadas. A Europa, e U.S.A têm recebido uma grande influência deste modo religioso. O ocidentes ficado fascinado por estas idéias, principalmente, "com o desfalecido cristianismo neste século XX, o ponto de vista da religiosidade oriental tem sido mais aceitável. O grande interesse em idéias como reencarnação ilustra este ponto. Logicamente, que o grande número de imigrantes do Oriente tem ajudado este processo". (Cole, M.p.16)

Esta influência começou a se tornar marcante com a popularização do Hinduismo através dos Beatles e o seu encontro com o Maharishi Mahesh Yogi iniciado por George Harrison em Fevereiro de 1967 no seu primeiro contato com este "guru", este evento veio a culminar a descoberta que o ex-beatle fez do misticismo oriental em 1966.

A Preocupação Pela Paz e Harmonia do Mundo: A experiência deste século com duas guerras mundiais, seguido pelas décadas da guerra nuclear, "guerras nas estrelas," a guerra fria, etc., tem impulsionado estes movimentos pela paz. Glasnot, perestroika e o fim da cortina de ferro, Muro de Berlim, têm feito da guerra nuclear uma ameaça remota. Isto tem sido um incentivo para uma cooperação "inter-confessional" ou "intra-confessional", grupos de oração pela paz, Conferências Mundiais pela Paz, etc.

A Preocupação pela conservação: É suficiente afirmar que ultimamente tem havido uma explosão pelo "verde", isto tem ajudado o pensamento da New Age. Existe uma idéia um tanto estanha que até aqui tem dominado a tradição religiosa judaico-cristã no ocidente, que é o de explorar a natureza. Nós somos informados que é necessário um respeito pela natureza que é mostrado no hinduismo. Não podemos ao mesmo de que há uma linha muito fina entre preocupação pela ecologia e pela terra, e o misticismo baseado nos conceitos religiosos orientais (panteismo).

A Nova Física e a Biologia: A Nova Era descreve nos seus livros o mundo misterioso que os físicos estão descobrindo: o mundo subatômico é muito diferente do mundo que nós experimentamos e as suas leis consequentemente são também diferentes. Para a Nova Era o método Newton-cartesiano está ultrapassado e agora é a vez do "novo paradigma". Os expositores do movimento argumentam que o mundo misterioso, o mundo subatômico, descoberto pelos físicos é o mesmo mundo que os místicos (os "New Agers) têm tido experiências através da meditação ou estados místicos. Os "news-agers" lançam mãos deste" cientificismo" como prova da validade das suas experiências.

Insatisfação com a Medicina Ortodoxa: Nos últimos anos têm havido uma verdadeira revolução no Ocidente em relação aos métodos de terapia, é a "medicina alternativa". É uma reação contra a impessoal e compartimentalizada medicina atual / profissional. A medicina holística está crescendo em popularidade porque ela trata a "pessoa inteira", fisicamente e psicologicamente, não há doença em separado. Isto tem aberto as portas para novas técnicas medicinais que estão ligadas por longos tempos na tradicional religião oriental. É um fato; muitas destas terapias alternativas estão baseadas na religião oriental e técnicas místicas.

A Influência da contracultura e a "cultura da droga" dos anos Sessenta: O movimento da Nova Era encoraja a transformação da humanidade através dum despertar da "consciência" na descoberta de um "mundo real" e para esta mudança interior é possível a ingestão de psicodélicos", pois "qualquer coisa que nos conduza a um estado consciente e vigilante tem o poder de transformar: e qualquer pessoa de inteligência normal pode efetuar esse processo (...). Essa consciência, esse nível de testemunho, é muitas vezes citada como uma ‘dimensão mais elevada’. (Fegurson, M. p. 31 e 66).

O Fascínio com o Paranormal: Um grande crescimento se deu nos últimos tempos em relação ao mundo supra – senhorial, ocultismo, etc. Isto popularizou-se no meio de todas as classes sociais. A necessidade e insatisfação do ser humano; um determinado "materialismo" tem ajudado neste fascínio.

O desejo de Comunidade: Vivemos numa sociedade em constante mobilização, onde existe um pequeno senso de comunidade. O sentimento comunitário de "família" que estendeu-se por longos tempos foi quebrado. A família foi definida com um grupo de indivíduos que se ajuntam frente a um aparelho TV. Isto tem provocado um "individualismo isolado". A sociedade ocidental tem caracterizado o seu desenvolvimento por uma "tecnologia de alta sofisticação" tornando o indivíduo um simples número de computador.

A Influência da Filosofia da Evolução: A teoria da evolução tem encorajado o otimismo em relação ao desenvolvimento humano. Em termos simples, a humanidade afirma existir um progresso na "escala evolucionária". A idéia da Nova Era é que na evolução das consciência é um passo significativo na longa corrente da evolução biológica. (vide, ponto)

Concluindo, podem ser descobertas outras linhas de pensamentos que fortaleceram este movimento, mas creio serem estas as mais marcantes e claras

Assim como não é fácil identificar uma origem ou as raízes da New Age, também é uma tarefa dificílima apresentarmos os pressupostos deste movimento que invadiu o mundo ocidental e preocupa a Igreja de Cristo, pois esta começa a sentir a sua infiltração. A complexidade de ensinos, doutrinas, práticas da Nova Era têm confundido a mente de alguns cristãos. O sincretismo apresentado: numerologia, budismo, hinduismo, búzios, taro, espiritismo Kardecista, metempsicose, invocação dos mortos, ocultismo, cientologia, gnose moderna, Tc..., deve estar alinhavado por pontos comuns; qual será o ponto de fusão entre esta realidades tão heterogêneas? É o próprio movimento New Age, que como um guarda-chuva consegue arrebanhar esta verdadeira colcha de retalhos alinhavadas por quadro colunas-linhas principais as quais já foram brevemente expostos anteriormente, mas que ainda precisam serem expostas.

Uma sub-estrutura científica: há um interesse particular na física, apresentando uma nova física post - newtoniana: nesta, o mundo aparece não como uma máquina gigantesca e desalmada, mas como um grande organismo vivo e palpitante. A pergunta que se levantar é qual a influência das diferentes variáveis cósmicas sobre os estados de paz individual e coletivo? Haverão influências cósmicas sobre o desenvolvimento da paz e o desenvolvimento e a aparição de conflitos e guerras? Em caso positivo, será possível controlá-las? Como? Para a Nova Era o paradigma new - cartesiano levou o mundo à crise em que se encontra, mas "esta crise culminou em 1986, ano da Declaração de Veneza, quando sob o patrocínio da UNESCO, cientistas, filósofos e literatos, entre os quais vários prêmios Nobel, apontam as causas essenciais desses males, reconhecendo que a ciência chegou aos confins em que se revela necessário o encontro com as grande tradições sapientais da humanidade, o que em si já constitui um encontro holístico. "(Brandão, D. M. S. p. 16-17).

As Religiões Orientais: destas religiões a New Age absorve elementos essenciais, como a unidade e a fusão contra qualquer divisão ou ruptura na natureza, a predominância da experiência sobre a razão e a autoridade, a exigência de equilíbrio entre ação e contemplação, a busca da paz interior.

A Nova Psicologia: Sobretudo a de Carl Gustav Jung (1875-1961), médico, psiquiatra, psicoterapeuta, foi discípulo e colaborador de Freud à partir de 1907 e com ele se correspondeu até 1913. "Ele entende que as coisas enfrentam o homem e dele aguardam a atividade transformadora. O ego e o mundo são como os pilares que lançam fundos alicerces em nossa consciência, qual tensão e polaridade geradores de vida (...) O homem como ser coletivo descobriu técnicas e transmitiu sua experiência de geração a geração. As religiões são, portanto, expressão da experiência coletiva da humanidade, dos diferentes povos e raças. A linguagem – o símbolo – une os dois aspectos da alma, o inconsciente ao consciente". (Cordeiro, L. Folha de São Paulo, p. 6B Cad. 1/6, 22/08/87). Jung deu uma amplitude a psicologia, incluindo a religiosidade que tinha sido abolida pela ciência, ele "ia desde a psiquiatria até as culturas orientais" (CF. Alves, Vânia. Diário do Grande ABC, 27/05/91 Cad. 1/6)

O Esoterismo: "Busca do arcano, isto é, de conhecimentos secretos e caminhos misteriosos para a felicidade, caminhos e conhecimentos escondidos pelos deuses ao comum dos mortais, mas revelados a alguns iniciados; um dos meios de dominar esses conhecimentos é a astrologia ou leitura do destino da humanidade escrito nos astros e decifráveis por meio dos horóscopos. Ora no plano da astrologia, os "newagers" tem a convicção de que está eminente uma nova era ,arcada por Aquariuns; é neste ponto que a New Age se entrelaça com a Era de Aquarius" (Neves, Dom Lucas M. Jornal do Brasil, 12/6/91 p. 11).

"Na introdução do seu livro, Marilyn Fergunson afirma que:"

Conspirar, em sua acepção literal, significa ‘respirar junto’. É uma ligação íntima. A fim de tornar clara a natureza benévola dessa ligação escolhi a palavra "Aquariana". (...) fui atraída pela força simbólica do sonho difundido em nossa cultura popular, estamos entrando em um milênio de luz e de amor, ou como diz uma canção popular, ‘A Era de Aquario; a era da ‘verdadeiramente liberação da mente". (Fergunson, p.19).

Antes de concluirmos estes ponto vamos apresentar alguns pontos em relação a Era de Aquarius apresentados pela Nova Era. " O início da era de Aquário aconteceu quando nosso sistema solar entrou no ponto de equinócio na constelação de Aquário, portanto estamos numa Nova Era. Na época em que Jesus nasceu o Sol acabara de entrar na constelação de Peixes e todos sabemos o que aconteceu durante esses períodos. (...) Aquário é simbolizado pela imagem de um homem idoso, de fisionomia serena e compreensiva, com cabelos embranquecidos pelos tempos já vividos, aparentando maturidade, tolerância e compreensão. Ele sustêm em suas mãos um jarro, cujo conteúdo divide com a humanidade. Este é o único dos signos do Zodíaco representado por um homem perfeito, os outros são imagens de animais ou homens ainda animalizados. Esse simbolismo expressa um elevado grau de espiritualidade e que deverá ser alcançado pela humanidade nesta Nova Era. (...) Na Nova Era ninguém vai passar pela vida inutilmente. Aquário não aceita isso. Pode esperar: vem aí uma grande mudança! Ou você desperta ou está perdido. (...) Acredita-se que o início da Era de Aquário deu-se quando o homem pisou na Lua, isto é, quando o homem saiu da Terra, porque Urano está ligado a tecnologia. Outros acham que deu-se em 1º de maio de 1954 com a entrada do Sistema Solar no signo de Aquário. Nessa mesma data comemora-se ascensão do Mestre Saint Germain – responsável pela Era da Liberdade (ou Aquário). É um período no qual o homem estará aprendendo a utilizar a Chama Violeta para se libertar dos grilhões terrenos, acelerar seu processo de evolução e purificar o planeta" (Jornal Luz da Nova Era, ano I n.º 1 p. 02).

Esta era de Aquarius é conhecida também como a fase da maturidade da humanidade, aqui "fundir-se-á que deseja ser com o homem que é. A distância será levada a zero, pela descoberta da existência de um Poder Infinito e de uma Sabedoria Infinita, no âmago da criatura humana, que realizam todas as criações da mente". Assim, "o homem de Aquarius, na plenitude da sua maturidade, descobriu que tudo o que pode imaginar e desejar pode realizar". (Trevisan, L. p. 16-18.)

Alguns autores da Nova Era consideram ponto-chave corrente de idéias a consciência e seu desenvolvimento como chave de caminhada para a Idade Nova. Apresentam considerações sobre a "espiritualidade global" baseada na concepção de um universo absolutamente uno no qual não se distinguem sujeito e objeto, Criador e criaturas. Deus e homem. Para os autores mais autores mais autorizados da New Age a humanidade é uma coisa só no seu interior; Humanidade e natureza, uma coisa só; o Universo e Deus uma coisa só, o que resulta em panteismo ou mais exatamente, em um pan-en-teis-mo.

Observa-se que com estes pressupostos a nova era consegue abrir uma grande guarda – chave e ajuntar uma ampla gama de doutrinas e um vasto mundo das disciplinas da ciência.

A tentativa de uma definição do movimento NEW AGE é difícil, visto que definir é delimitar e a New Age não é um movimento tão simples para colocar algumas delimitações numa definição. Para que a possibilidade de errar menos e ainda não criarmos uma definição influenciada com nossos pressupostos religiosos – ideológicos – filosóficos, apresentaremos as apresentações que o movimento faz de si mesmo, e assim, quem o de seja, poderá "julgar" o movimento à luz das definições, ou, se houver condições, o inverso também é possível:

"quando falamos de uma "Nova Era", estamos querendo significar um movimento evolutivo que está sendo esboçado nestes últimos decênios, que têm as Suas raízes na própria desagregação (da sociedade), como reação a ela e que vai em direção a formação de uma consciência global e unitiva" (Weil, P. p. 112).

Possivelmente uma das mais completas apresentações da Nova Era, é feita por Marilyn Fergunson, autora do livro " A Conspiração Aquariana", ela escreve,

" O paradigma da Conspiração Aquariana vê a humanidade embutida na natureza. Promove a autonomia do indivíduo em uma sociedade descentralizada. Encara-nos como os administradores de todos os recursos, internos e externos. Declara que não somos vítimas, nem peões, e nem estamos limitados por condições ou condicionamentos. Herdeiros de riquezas evolucionárias, somos capazes de imaginar, inventar e fazer experiências que até agora apenas vislumbramos.

A natureza não é boa nem má, mas aberta a uma transformação e transcendência contínua. Só precisa descobrir a si mesma. A nova perspectiva respeita a ecologia de todas as coisas: nascimento, morte, aprendizado, saúde, família, trabalho, ciência, espiritualidade, as artes, a comunidade, relacionamentos, política." (Fergunson, M. p.29)

Cada afirmação de Fergunson poderia ser avaliada nesta apresentação / definição da New Age. Uma linha ajunta: o panteísmo, o antinomianismo, a soberba do eu (egocentrismo), o evolucionismo, etc.

"Apresenta uma síntese de práticas alternativas de curas, aliadas a exercícios, como o Tai-chichuan e a práticas, por exemplo, do pensamento positivo, visando um perfeito equilíbrio físico, mental e espiritual. A palavra chave é a busca do autoconhecimento, da volta do homem para o seu eu interior. (Revista da Cooperhodia, p. 12)

Resta-nos ver alguns dos objetivos que são descobertos na literatura da Nova Era. Conforme a Nova Era, haverá um derramar de um novo espírito. Este espírito conduzirá os homens da Nova Era a uma expansão da consciência, com ajuda de diferentes técnicas, assim haverá condições de viver uma vida sem dificuldades e problemas. O objetivo da Nova Era é levar "a consumação do Plano para a raça", o desejo é "que o Plano possa ser corretamente materializado, e o final deste século e o princípio do próximo vejam os propósitos de Deus para que o planeta e a humanidade assumam a direção e a proporção corretas. Desta maneira, a nova cultura para os relativamente poucos e a nova civilização, para os muitos durante a era vindoura, começarão de tal maneira que os povos da terra poderão entrar numa de paz e verdadeiro desenvolvimento – espiritual e material" (Bailey Destino das Nações, p. 17).

A idéia é estabelecer uma nova religião mundial e uma nova ordem política e social,

A atuação da Lei da Compreensão Amorosa será grandemente facilitada e apressada durante a Era Aquariana que estamos considerando; será evidenciada mais tarde no desenvolvimento de um espírito internacional universal, no reconhecimento de uma fé universal em Deus e na humanidade também como a principal expressão da divindade no planeta e na transferência da consciência humana do mundo das coisas materiais para aquele mais puramente psíquico. (Bailey, A p. 44)

Na atualidade, o conceito de uma religião mundial e a necessidade de sua aparição são amplamente desejados e se trabalha lentamente para isso.                                                     A união dos credos é hoje objeto de discussão.                                                                           Os trabalhadores do setor religioso formularão o programa universal da nova religião. É um trabalho de síntese amorosa, que ênfase na unidade e fraternidade do espírito. Este grupo, em forma muito especial, constitui um canal para as atividades do Cristo, o Instrutor do Mundo. O programa da nova religião mundial será estruturado por inumeráveis grupos que trabalham inspirados por Cristo. (Bailey A O Reaparecimento do Cristo p. 126, grifos meus).

1. Esta nova religião mundial poderá Ter uma "nova oração" ou uma "nova invocação" à semelhança na importância do Pai nosso para a Cristandade ou o Salmos 23 para o judeu. O uso desta invocação "apressa" o cumprimento do plano.

2. A nova religião mundial será o renascimento da religião de mistério da Babilônia.

3. O Plano alcançará o seu clímax quando o "messias" da Nova Era assumir o controle.

Aquilo de que mais se necessita, na atualidade, como preparação para o seu reaparecimento é desenvolver o reconhecimento espiritual, pois ninguém sabe em que nação aparecerá, pois que poderá dizer se será inglês, russo, negro, latino, turco, hindu ou de qualquer outra nacionalidade?

Talvez professe a fé cristã, hindu ou budista, ou não pertence a nenhum credo: (...) Estarão à Sua disposição todos os sistemas mundiais de comunicação e relação, os quais contribuem para tornar mais excepcional Sua oportunidade e, para isto, também Ele deve preparar-se. (Bailey, A O Reaparecimento do Cristo, p. 18).

4. Espíritos cósmicos irão ajudar à Nova Era e a aclamar o homem -Deus da Nova Era como mestre do Mundo. Interessante será citar aqui uma reportagem da revista Veja de 4/05/1988, p. 140, que aborda uma reportagem de Shirley Maclaine, arauto da Nova Era.

A espinha dorsal de A vida é um Palco é a descrição da atriz do que aconteceu nos bastidores das filmagem da ministrei Minhas Vidas, exibida no Brasil pela Rede Globo, no ano passado, e baseada justamente em seu primeiro livro. Nas filmagens, segundo a narrativa de Shirley, além dos problemas corriqueiros de produção, ocorreram fenômenos místicos formidáveis. Espíritos desceram à Terra para opinar sobre o que deveria ser filmado.

5. Paz mundial e amor, união serão slogans da religião.

6. O ensino da nova era irá abranger o mundo todo.

7. Líderes da Nova Era irão demonstrar que Jesus não era o Cristo. Embora longa, mas vale a seguinte citação daquela considerada o "João Batista" da Nova Era,

Consideremos, por um momento, as errôneas interpretações que se têm feito do Evangelho. Seu simbolismo, um antigo relato levado a efeito no transcurso dos séculos, antes da vinda de Cristo à Palestina, foi tergiversado pelos teólogos, a ponto de que a prístina pureza dos primeiros ensinamentos e a singular simplicidade de Cristo desapareceram detrás de um emaranhado de erros e uma mistura de rituais, dinheiro e ambições humanas. Cristo é apresentado como tendo nascido de forma antinatural; como tendo ensinado e pregado durante três anos; crucificado e ressuscitado, abandonado a humanidade, para sentar-se à direita de Deus, em meio de uma pompa austera e inconcebível. De forma análoga, o cristão ortodoxo considera errôneas todas as abordagens a Deus efetuadas por outros povos, em qualquer época ou país, pratica – das por aqueles que se supõem ateus e que necessitam da intervenção cristã. (...) A ênfase tem sido posta, como bem se sabe, no "sacrifício do sangue de Cristo" na cruz e na salvação que depende do reconhecimento e da aceitação desse sacrifício. A unificação vicária tem sido substituída pela confiança que o mesmo Cristo nos encomendou que tivéssemos de nossa própria divindade; a igreja do Cristo se fez famosa e inútil (segundo demonstrou a guerra mundial), devido a seu estreito credo, sua errônea ênfase, sua pompa clerical, sua autoridade espúria, suas riquezas materiais e a apresentação do corpo morto de Cristo. A igreja aceitou Sua ressurreição, porém insiste, principalmente no fato da Sua morte. (Bailey, A. O Reaparecimento do Cristo, p. 52-53)

8. Cristianismo e outras religiões serão integradas na religião na mundial.

9. Princípios cristãos serão desacreditados e eliminados.

10. Crianças serão seduzidas espiritualmente nas escolas para promover a Nova Era. Na cidade de Atibaia (SP) existe um acampamento chamado "Franciscano Mirim". Neste sítio as crianças são direcionadas nos ensinos esotéricos da Nova Era.

11. A humanidade será levada a crer que o homem é Deus.

12. A ciência e a religião serão unificadas.

13. Cristãos que resistirem ao Plano serão exterminados.

Será muito difícil a cristandade aceitar o ensinamento do Cristo, embora o Oriente o assimilará com mais facilidade. Entretanto, para despertar a cristandade, necessário se torna assentar-lhe um forte? Golpe ou apresentar a verdade por meio do sofrimento, se quisermos que os povos cristãos reconheçam seu lugar dentro de uma ampla e divina revelação mundial e considerem o Cristo como Representante de todos os credos, concedendo-lhe o lugar que por direito lhe corresponde como Instrutor mundial e não um Instrutor cristão. (Bailey, A. O Reaparecimento do Cristão, p. 52. Grifo da autora)

Até aqui é o que podemos observar nas nossas pesquisas em relação à proposta de Nova Era e o futuro da humanidade.

Marcas Religiosa - Teológicas Da Nova Era

Embora tenhamos afirmado que o movimento New Age não é uma seita, religião ou qualquer outra especulação religiosa, ele tem as suas marcas peculiares no aspecto religioso, isto é de fato, pois, toda cultura tem os seus valores doutrinários – religiosos. Sendo a meu ver New Age uma cultura, ela não poderia deixar esta área importante do ser humano: a procura do sagrado, um relacionamento com "Deus" com o sobrenatural. Lançamos mãos ao estudo do prof. Mário Doro o qual apresenta as teses do movimento "new ageriano" conforme apresentadas pelo Dr. Karl Heins Walper, ex-adepto do movimento:

 

Tudo é bom inclusive o homem. A divindade vive em tudo, no cosmos, na terra, nas plantas, nos animais e nos homens. Tudo é uma coisa só, e, finalmente, divino e bom.

O homem pode evoluir gradativamente na divindade. A alma imortal contém o bom, que deve ser reconhecido e concretizado. Isto acontece por etapas, na forma de novos nascimentos, que devem transformar a alma para o ser divino.

A morte é boa. A morte do corpo é necessária para que a eterna alma vivente possa se reencarnar no seu caminho de purificação, até que se torne plenamente conscientes da sua divindade e possa se manifestar na sua consciência divina – cósmica.

O amor é a aproximação do próximo conforme escolha pessoal. A alma se dirige para pessoas iluminadas. Ela age em busca de amor conforme escolha pessoal. Desta forma, a troca de parceiros (conjuges) é útil para transformação da alma para a divindade.

Cada pessoa foi agradecida. O homem foi agraciado e traz em si o "ser divino", que precisa ser concretizado. A iluminação depende do grau já alcançado desta concretização e se constitui na medida para a plenitude da graça alcançada.

Tudo é Deus. Como disse a defensora do movimento, "Shirley Maclaine" (...) cada pessoa é um universo; se você se conhece, você conhece tudo. Theodoro Roszak diz que nós temos que despertar o deus que dorme na raiz do nosso ser.

Admite a reencarnação como processo de aperfeiçoamento do espírito para compreender sua divindade.

Temos poderes sobrenaturais. Somos senhores do nosso próprio universo e do nosso destino.

Os mestres da sabedoria, os espíritos dos antepassados e os espíritos da natureza fazem parte das fontes espirituais da religião da nova Era.

Os homens não são simples homens mas deuses em potencial. O problema não é o pecado, mas a ignorância divindade dentro de si.

A morte não deve preocupar, pois não há julgamento adiante, mas outras vidas.

O que é claramente visto nas colocações acima, é que esta "exploração" religiosa é direcionadas por dois pontos básicos:

panteísmo

O homem tornando-se ou se descobrindo como "deus".

 

A ÉTICA DA NOVA ERA

Por ser um "grande guarda – chuva" onde uma série de idéias se encontram, não é tarefa fácil de sistematizar a ética deste movimento. Mas podemos perceber através das suas práticas, livros, diversas publicações e afirmações dos seus adeptos, alguns pontos éticos no seu sistema doutrinário.

Hedonismo "ateu". A orientação dos "news agers" é que: "contentar-se com a escassez é o verdadeiro Pecado" (...) Portanto, acabe com a idéia de que existe uma vontade superior que abençoa a pobreza, a resignação e o sacrifício em Seu Nome e que somente dessa forma seus propósitos poderão ser servidos" (...) Desfrutar plenamente as funções da vida real significa poder comer, beber e divertir-se quando, onde e como quiser (...) "(New Age Informativo, Agosto 91 n.º 1, p. 20 e 25)

Família: Pirre Weil, apresenta a família tradicional como pertencente à época da lagarta, isto é, a época que está desaparecendo. Na Nova Era não existe "o gênero de família nuclear sociocentrica que parece caracterizar a maioria das famílias atuais". A Nova Era conhecerá e já algumas comunidade da Nova Era conhecem, o casal transpessoal, pois na idéia tradicional, segundo os "news agers", "a relação de duas pessoas no núcleo familiar à luz da experiência coletiva (é) uma verdadeira doença, (...) a comunidade considera o núcleo familiar como oriundo de uma necessidade materialista de assegurar a posse de propriedade privada." (Weil, P.p. 140-141). A proposta da Nova Era é o "casamento aberto" que tem, segundo Weil, a filosofia de vida da eliminação total do núcleo familiar. Isto já é praticado nos movimentos comunitários "news agerianos".

Ética Sexual: Muitos casais da Nova Era praticam o que foi chamado de "ioga do sexo", provido da tradição tântica do Oriente e também da alquimia. Este método, segundo a New Age, em praticado, permite elevar a energia níveis de beatitude e de êxtase a dois, durante a relação sexual. Essas práticas muito contribuem, segundo Weil, para evolução do casal. Nas comunidade "new agerianas" "existe uma liberdade total de relações amorosas entre os sexos".

Planejamento Familiar : Pode-se observar o progresso dos ensinamentos da Nova Era através do planejamento sobre a família elaborado pela Ministra para a mocidade e família, H. lher, da União Federal Alemã. Segundo o relatório, o planejamento prevê:

4.1. A educação dos filhos é responsabilidade da sociedade;

4.2. Os pais já não serão responsáveis pela educação;

4.3. A família está favorecendo o individualismo e colocando em dúvidas outras instituições.

4.4. O amor maternal é prejudicial e leva os filhos ao isolamento.

4.5. É necessário apressar a emancipação da mulher. É bom que haja uma troca de papéis entre homem e mulher;

4.6. Devem ser instituídas residenciais comunitárias. (Cf. Doro, M. Movimento Nova Era. Apostila, p. 05) Ainda a Nova Era afirma que a vivência em comunidade é mais salutar, pois uma criança pode Ter "vários modelo de adultos para se identificar e escolher o seu próprio comportamento, do que apenas dois. " (Weil, P. p. 141).

A preocupação com a educação das crianças é observada nas variações de temos observando nas publicações a que os pais estão expostos. Os poderes da crianças e do primitivos, aparecem em diferentes publicações recentes: "Crianças Mágica"; de Joseph Chilton Pearce, "O Dom das Coisas Desconhecidas, de Lyall Watson; "Crianças da Nova Era", "Educando a criança do Futuro", "A Criança Consciente", etc.

5. Ética Comunitária: Algumas comunidades espalhadas pelo mundo, segundo a Nova Era, já vivem um clima deste novo alvorecer. Estas comunidades objetivam:

Consagrar-se à investigação e desenvolvimento da vida interior e à descoberta do Ser ou Divindade;

Cultivar os valores eternos de Verdade, Beleza, Amor, Justiça, Integridade, etc., especialmente através da emoção estética. (canto..).

Conhecer-se a si mesmo, nos aspectos físicos, emocionais, mentais e espirituais, desenvolvendo a consciência e a vontade.

Neste desenvolvimento procura-se minimizar os gastos energéticos relativos a segurança (agressão, luta), sexo (prazer sexual), poder considerado como posse (competição, vaidade, prestígio), em benefício dos centros mais elevados do Ser, tais como o amor-compaixão, a criatividade, o conhecimento;

Entrar em sintonia com os outros homens, sejam membros da comunidade ou não, aliviando os seus sofrimentos ou oferecendo serviços econômicos.

As informações que se colhem a respeito das "Comunidades da Nova Era" são mais amplas. É apresentado uma "nova maneira de viver e evoluir.