" DESMISTIFICANDO A MALDIÇÃO DO NATAL DEFENDIDO POR ALGUMAS RELIGIÕES (SEITAS ) E ATÉ MESMO POR CERTAS DENOMINAÇÕES CRISTÃS. " - Parte 1

22/12/2011 12:38

 

É O NATAL  -    UMA FESTA PAGÃ?  -   Parte 1
 
Na literatura jeovista há profusa citação de enciclopédias (religiosas e seculares) que apontam para a origem pagã do natal. Assim, todos os seus seguidores têm todas as razões para descartar totalmente a data de 25 de dezembro de seus calendários.
 
Causa-nos tristeza, todavia, ao ver que no meio evangélico muitos irmãos estão se levantando contra a observância do natal, apresentando as mesmas razões que eles, como testemunha de Jeová, apresentam.
Diante disto surgiu a pergunta inevitável:
 
É pecado celebrar o natal de Jesus em 25 de dezembro?
 
Antes de responder esta pergunta, vamos conhecer um pouco a história do natal.
 
É verdade que a data de 25 de dezembro marcava a celebração de uma festa pagã conhecida como Natalis Solis invicti ( nascimento do sol invencível), em homenagem ao deus Mitra (da religião persa), e que esta festa era estimulada com orgias sexuais e embriagues.
No ano 440 d.C., porém, a data foi fixada para marcar o nascimento de Jesus, já que ninguém sabia a data de seu nascimento.
 
A questão fundamental é: Esta origem pagã depõe contra os cristãos que hoje celebram o 25 de dezembro em homenagem a Jesus?
 
Necessariamente, não! Pois o natal ( mesmo tendo uma origem pagã) é um evento que deveria ser celebrado pôr todos os cristãos ao redor do mundo
(sem dogmatizar). Mas, pôr quê? Ora, havia uma festa dedicada a um deus falso, Mitra, o Sol Invencível. As atenções eram voltadas para ele ( e isto sim, servia aos propósitos de satanás)(2 cor. 4: 4). Surge, porém, a igreja com uma mensagem inovadora aos pagãos, abrindo-lhes os olhos, eliminando a cegueira espiritual que outrora lhes afligia, trazendo-os das trevas para a luz, através do evangelho de Cristo que é o poder de Deus para a salvação dos que crêem (1 Pedro 2: 9 / Marcos 16 : 15 / Rom. 1 : 16).
 
O Sol Invencível agora realmente existe, e não é Mitra ( uma entidade mitológica); seu nome é JESUS! ELE foi profetizado (Malaquias 4: 2),visto e foi TOCADO, pois é REAL e é a Luz do mundo (João 1 ; 9 / João 8: 12 1 1 João 1: 1)( Isaías 44: 25)( 1 João 18), Ele foi prometido para esta finalidade (Isaías 9 2, 6 / Lucas 1:30 – 33), Ele nasceu para esta finalidade (Lucas 2 : 10 e 11) e se fez saber Lucas 2: 14 a 16), Ele veio para buscar o que se havia perdido (Lucas 19:10).
 
A festa mitraica oferecia prazeres terrenos e momentâneos (portanto, efêmeros); Enquanto que Jesus oferece a salvação, a libertação do pecado e a vida eterna ( valores perenes). "Pois o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, paz e alegria no Espirito Santo" (Rom. 14:17).
 
Foi então, o cristianismo paganizado?
 
Analisemos de acordo com a Bíblia: Pôr Quem, para Quem e com Quem todas as coisas foram criadas? ( João 1: 3) Pôr Quem subsiste até hoje todas as coisas, inclusive satanás?(Col. 1: 17) Quem recebeu todo o poder nos céus e na terra? 9 Mateus 28: 18) Quem existiu antes de quem? ( hebreus 11: 3; Col. 1: 17) Quem criou todos os dias para o seu louvor? ( Gênesis 1: 5; Salmos 74: 16) A Quem devemos agradecer pôr todas as coisas? ( Efésios 5: 20) Quem veio para desfazer todas as obras de satanás? ( 1 Jo 3: 8) Quem veio trocar o coração do homem que é de pedra, pôr um de carne? ( Ezequiel 11: 19) Quem tinha e tem e sempre terá todo o Poder e Glória antes de a fundação do mundo? ( João 17: 24) Quem pela sua Misericórdia reconciliou o homem pecador consigo mesmo? (Romanos 5; 8,9,10) Quem sujeitou com seu Poder; principados e potestades riscando a cédula que era contra nós, expondo-os publicamente? ( Col. 2: 14,15) Quem acabará com todos os falsos deuses existentes no mundo? ( Isaías 43: 10; Daniel 2: 47) Quem faz nova todas as coisas? ( Ap. 21: 5) Com Quem tudo podemos fazer? 9 Filip. 4: 13)Sem Quem é impossível termos vida? ( 1 Jo 5: 12)
Quem tem o poder de destruir o que criou e criar tudo de novo? ( Ap. 21; 1) Quem tudo fez com tempo determinado e com um propósito debaixo dos céus? ( Eclesiastes 3) Quem mandou que ensinássemos as nações prometendo estar conosco todos os dias até a consumação de todos os séculos? ( Mateus 28: 19,20).
 
Que resposta vem a sua mente quando mencionamos a data 25 de dezembro e analisamos os acontecimentos que estão relacionados a ela.
 
Será que o deus Mitra ainda ocupa lugar no coração das nações, já que esta data é hoje comemorada pôr todo o mundo, inclusive em nações onde o cristianismo não cresceu. É óbvio que o Nome que tem se perpetuado ao longo do tempo é o de JESUS, conforme foi previsto pelos profetas de Deus. 
 
No demais não devemos nos importar em que dia, mes e ano se deu o nascimento de Cristo, isso se torna secundário em relação ao propósito do seu Nascimento, o importante para toda a humanidade é crer com inteireza de coração que Ele nasceu, cumprindo as profecias outrora pregadas e que com o seu nascimento se cumpriu até mesmo as profecias que a nós ainda não se tornaram visíveis, consumando assim todo o projeto de Deus para a nossa salvação eterna.
Onde havia as trevas, resplandeceu a luz. (Isaías 9; 6,7; Mateus 4: 16)
 
Para entendermos melhor esta questão, vejamos alguns exemplos:
 
Continue Lendo...