" DESMISTIFICANDO A MALDIÇÃO DO NATAL DEFENDIDO POR ALGUMAS RELIGIÕES (SEITAS ) E ATÉ MESMO POR CERTAS DENOMINAÇÕES CRISTÃS. " - Parte 2

24/12/2011 10:13

É O NATAL  -    UMA FESTA PAGÃ?  -   Parte 2

 

 

No principio era o logos...
 
Muito antes de Jõao escrever que "no princípio era o Verbo (do grego logos) e o logos estava com Deus e o logos era Deus" (Jõao 1 : 1), já havia no mundo grego-romano uma concepção do que era o logos ( o termo, portanto, não era desconhecido para os leitores do apostolo). Uma das idéias que se propagava entre alguns filósofos da época era a de que o Deus supremo era inatingível: nenhuma criatura poderia manter contato com Ele, mas apenas com seres intermediários conhecidos como aeons. O logos, então, seria um dentre muitos aeons. Ainda relacionado ao logos, acreditavam que pôr ser de constituição espiritual, Ele não poderia assumir um corpo humano (para tais filósofos, toda a matéria era totalmente má).Tudo isso era um obstáculo para que as pessoas buscassem Ter um relacionamento íntimo com Deus, nem aceitassem a idéia de que o logos se encarnou, assumindo a natureza humana (sem pecado).
O apóstolo Jõao da então um fim a este pensamento errôneo dos filósofos de sua época. Ele diz: No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós. Vimos a sua glória ...... ( Jo 1 : 1, 14). João não negou a existência do logos, mas corrigiu o conceito errado que havia sobre Ele. Era possível Ter comunhão direta com Deus, através do logos, e o logos não apenas estava com Deus, mas o próprio logos era Deus (ou seja, tinha a natureza divina); e para espanto de todos, João disse que o logos (que era Deus) se fez carne (tornou-se humano) e habitou entre nós. Quem ainda poderia duvidar de que era possível Ter comunhão com Deus, se o próprio Deus andou entre nós na pessoa de Jesus de Nazaré, buscando reconciliar o homem consigo mesmo? O mesmo efeito que a mensagem de João causou em relação ao conceito errado do logos sobre a pessoa de Deus e da própria natureza humana, a igreja causou no ano 440 d.C, desviando a atenção das pessoas da adoração errônea que se prestava a Mitra, guiando-nos ao único que é digno de receber "poder, e riqueza, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e louvor... para todo o sempre" (Apocalipse 5 : 12, 13).
 
Ao Deus desconhecido
 
Mais um exemplo que nos mostra que onde havia trevas, resplandeceu a luz.
O apostolo Paulo passeava pôr Atenas, e diz a Bíblia que o seu espirito se revoltava em si mesmo, vendo a cidade tão entregue a idolatria" (Atos 17 : 16). Apesar de sua revolta, ele não saiu pela cidade chutando ídolos, amarrando demônios ou dizendo que tudo aquilo era de satã. A atitude de Paulo foi sensata e inteligente. Ele disse aos atenienses: "Homens atenienses, em tudo vejo que sois muito religiosos. Pois passando eu e vendo os vossos santuários, achei também um altar em que estava escrito: AO DEUS DESCONHECIDO. Ora, esse que vós honrais sem conhecer é o que eu vos anuncio" (vs. 22,23). Paulo usou o ídolo que nada é no mundo (1 cor. 8 : 3,4,5 e 6), como ponte a fim de transmitir a mensagem do evangelho. Onde havia trevas, resplandeceu a luz, pois diz a Escritura que "aderiram alguns homens a ele, e creram, entre os quais estava Dionisio, o areopagita, e uma mulher pôr nome Damaris, e com ele outros"(vs.23). Poderíamos também analisar a passagem do eunuco em (atos 8 : 34,35), a mulher samaritana em Jo: 4). E muitos outros exemplos do Senhor Jesus que mesmo tendo conhecimento de que pela lei conhecemos o pecado, cumpriu a lei e não pecou e a cravou na cruz para agora vivermos em novidade de espirito (Rom. 7; 1 a 8; 8: 1 a 4). Analisemos a Palavra de Deus para nossas vidas (hebreus 4: 12,13)(Romanos 15: 1 a 19) e com certeza O Espírito Santo nos iluminará e tudo o que fizermos será para a glória de Deus. ( Ef. 5: 17; Col. 3: 11 a 17)( 1 Cor. 9: 15 a 27).
 
 
Evitando os extremos
 
Antes de tudo, é preciso esclarecer o seguinte:
 
O Natal não é um artigo de fé, não faz parte do corpo doutrinário da igreja; é questão de ordem pessoal. É preciso que haja espirito de tolerância para os que não pensam como nós em aspectos secundários de nossa fé. ( Rom. 14, Ef 4: 2).
Os extremos devem ser evitados. Não se deve dizer a respeito de quem comemora o Natal, "Está em pecado; enganado pôr satanás". ( Col. 2: 16 a 23) Pôr outro lado, quem não celebra o 25 de dezembro não deve ser crucificado pôr causa disso.( 1 Cor. 14; 33; 1 Cor. 4: 1 a 5).
Creio, porém, que quem se fecha para esta data, perde uma grande oportunidade de "pregar a palavra inste a tempo e fora de tempo" ( 2 Tim. 4 : 1 a 5). Pois nesse dia devido a comoção geral, na maioria hipócrita ( 1 Cor. 3: 19), grande parte da humanidade está sensível para ouvir e receber algo sobre Jesus, que muitos conhecem de ouvir falar, mas não de vê-lo com os próprios olhos.( Jó 42: 5,6)
Ensinar-lhes pelas escrituras o verdadeiro significado do Natal, que Jesus é o Pai da Eternidade e não papai noel.
 
CONCLUSÃO
 
Independente do tipo de comemoração que se realizem pelas nações sabemos que fomos chamados para sermos filhos de Deus e que em tudo o nome de Jesus está sendo pregado e nós não temos mais uma natureza pecaminosa, mas sim uma natureza divina que temos que declarar dentre as nações e tendo a certeza de que toda criatura é boa e pela oração e pela Palavra de Deus são santificadas e que Deus sonda os nossos corações.E  que sejamos conscientes de que no final de tudo, quem permanecerá é Deus e a Sua Palavra e diante DEle só aqueles que o adoraram mesmo diante dos outros deuses de todas as naçóes. ( Salmos 138 : 1 e 2)
( Filip. 1 : 18; 1 Pedro 1 : 4, 1 Pedro 2: 9). ( 1 Tim. 4: 4,5)( 1 Samuel 16: 7)( Mateus 6: 21).
 
A mim particularmente, cada ser humano  tem uma data do seu natal a ser comemorado, que é : Quando ele reconhece de que é um pecador condenado a perdição eterna e de que precisa de salvação eterna, reconhecendo que isto só é possível obter através da  pessoa de Jesus Cristo que conquistou este benefício para ele ( pecador ) pagando o preço de sangue, pelo sacrifício de morte e morte de cruz;  e aceitando-o como Senhor e Salvador de sua vida permitindo então que Cristo nasça em sua vida, sendo feito assim um filho de Deus, não nascido da vontade do sangue, nem da carne e  do varão, mas nascido do Espírito, da vontade de Deus, ou seja, nascendo uma nova criatura que viverá em novidade de vida!       Vida de Cristo !!!   ( João 1 : 11, 12 e 13; 2 Corintios 5 : 17 e 18 e 19; Galatas 2 : 20 ).                                                                                                                                                                               
 
 
UM FELIZ  NASCIMENTO E PERMANÊNCIA DE CRISTO EM SUA VIDA       ( NATAL ) !!!!!!!
 
 
 
Pôr: Elio Loiola - Evangelista e Apologista Cristão