" DESVENDANDO AS OBRAS SATÂNICAS ESTAREMOS MAIS APTOS PARA A OBRA DO SENHOR "

13/10/2011 16:40

 

O ESPÍRITO HUMANO

 

 Este é um conceito muito importante que todos os cristãos deveriam entender. É este o poder que

muitos satanistas desenvolveram e usaram e provavelmente ainda utilizam.

Veja um dos versículos que fala sobre isso.

“O mesmo Deus da paz vos santifique em tudo; e o vosso ‘espírito’, alma e corpo sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.” (1 Tessalonicenses 5.23).

Paulo ensina, nesse versículo, que somos constituídos de três partes. Isto é, temos partes distintas: o corpo, a alma (o intelecto consciente, a vontade e emoções) e o espírito. Ele. plenamente, afirma que as três devem estar limpas e totalmente comprometidas ao Senhor Jesus para que possam estar irrepreensíveis até que ele volte. Gênesis 2.7 diz:

“Então formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem passou a ser alma vivente.”

E assim foi, Adão vivo, teve consciência de si mesmo. Na essência, somos nossa alma que manifesta em nossa mente a nossa vontade e nossas emoções.

“...Se há corpo natural, há também corpo espiritual.” (I Coríntios 15.44).

Este é um versículo que passa desapercebido. A verdade é que o nosso espírito possui um molde ou forma. Isto é, um corpo que corresponde ao nosso corpo físico. Pouquíssimos são os que têm consciência disso, a não ser os satanistas ou os envolvidos em projeção astral. 

“Conheço um homem em Cristo que, há catorze anos foi arrebatado até ao terceiro céu, se no corpo ou fora do corpo, não sei, Deus o sabe. E sei que o tal homem, se no corpo ou fora do corpo, não sei, Deus o sabe, foi arrebatado ao paraíso e ouviu palavras inefáveis, as quais não é lícito ao homem referir.” (II Coríntios 12.2-4).

“Depois destas cousas olhei, e eis não somente uma porta aberta no céu, como também a primeira voz que ouvi, como de trombeta ao falar comigo, dizendo: Sobe para aqui, e te mostrarei o que deve acontecer depois destas cousas. Imediatamente eu me achei em espírito, e eis armado no céu um trono, e no trono alguém sentado.” (Apocalipse 4.1-2).

Estes versículos, como tantos outros, mostram experiências que foram percebidas pelo espírito da pessoa, e que o corpo espiritual estava separado do corpo físico. Note que, quando João afirma que estava em espírito, ele usa um “e” minúsculo fazendo entender que estava em próprio espírito. O mesmo não acontece quando se fala de Espírito Santo. Usa-se o “E” maiúsculo como pode-se verificar em Apocalipse 1.10

“Achei-me em ‘Espírito’, no dia do Senhor, e ouvi por detrás de mim, grande voz como de trombeta.” (Apocalipse 1.10).

“Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito,...” (Hebreus 4.12).

Você já se perguntou porque é necessário a divisão entre a nossa alma e o espírito? De acordo com Hebreus 4.12 pode ser feita uma separação da alma e espírito.

O primeiro homem, Adão, antes de queda, podia se relacionar e ver o mundo espiritual do mesmo modo que o físico. Como? Pelo uso do corpo espiritual. Podemos verificar isso, pela facilidade com que ele podia andar e conversar com Deus no jardim do Éden. Ele tinha a consciência, tanto de seu corpo espiritual como do seu corpo físico. A sua alma (o intelecto consciente e a vontade) controlavam ambos os corpos físico e espiritual. Entretanto, com a queda, veio a morte espiritual. Isto é, Adão e seus descendentes, não mais tiveram consciência de seus corpos espirituais e, assim, não puderam mais se comunicar com o Senhor. 

No novo nascimento (quando aceitamos a Jesus como o nosso Senhor e Salvador), o nosso corpo espiritual renasce ou é rejuvenescido. Assim, podemos ter comunhão e adorar a Deus como Adão fazia antes da queda. O fato, é que é através do nosso espírito humano, que comunicamos com Deus (com a ajuda do Espírito Santo), e isto é claramente demonstrado no versículo abaixo:

“Mas vem a hora, e já chegou, quando os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em ‘espírito’ e em verdade;porque são estes que o Pai procura para seus adoradores. Deus é Espírito; e importa que os seus adoradores o adorem em ‘espírito’ e em verdade.” (João 4.23-24).

Note, que nesses dois versos quando se refere a Deus como “Espírito”, a palavra tem sua inicial “E”, maiúscula. Mas o espírito humano, pelo contrário, é citado com inicial minúscula. Assim, apenas um espírito pode relacionar (comunicar com) com o mundo espiritual e, neste caso, adorar a Deus, o Pai, que é um Espírito 

A Bíblia, também descreve os anjos, como sendo espíritos no Salmo 104.4:

“Fazes (referindo-se à Deus) a teus anjos espíritos;”

(Este mesmo verso é citado por Paulo em Hebreus 1.7).

Um outro versículo é a fala de Paulo em Hebreus 1.13-14:

“Ora, a qual dos anjos jamais disse: Assenta-te à minha direita, até que eu ponha os teus inimigos por estrado de teus pés? Não são todos eles espíritos ministradores, enviados para serviço, a favor dos que hão de herdar a salvação?”

Satanás e seus demônios são também espíritos e, antes de se rebelarem, eles eram anjos no serviço de Deus. Jesus se refere a eles como anjos e espíritos:

“Então, o Rei dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos.” (Mateus 25.41).

Então, podemos comprovar através desses versículos e muitos outros que não é só Deus que é Espírito, mas, há outros seres espirituais (chamados anjos) tanto a serviço de Deus como a serviço de Satanás.

Nossos corpos espirituais são elos entre nós e o mundo espiritual porque este não pode ser visto ou medido através de recursos físicos.

Pelo Espírito Santo, somos capazes de comunicar e adorar a Deus, mas a Bíblia em Hebreus 4.12 mostra que não é a vontade d’Ele que recuperemos controle consciente de nossos corpos espirituais, enquanto estivermos na terra sob a condição de pecadores. É por esse motivo que a espada do Espírito separa o espírito da alma. Tendo já sido efetuado o rompimento, a alma (mente, intelecto e vontade) não poderá mais controlar o corpo espiritual. É, também, por isso que o Senhor é tão inflexível quando diz em I Tessalonicenses 523 que o nosso espírito deve estar sob o total senhorio de Jesus Cristo assim como, nossa alma e corpo físico.

Há uma passagem intrigante em Apocalipse 18.11-13, referindo-se à queda da Babilônia.

“E, sobre ela, choram e pranteiam os mercadores da terra, porque já ninguém compra a sua mercadoria, mercadoria de ouro, de prata, de pedras preciosas, de pérolas, de linho finíssimo, de púrpura, de seda, de escarlata, e toda espécie de madeira odorífera, todo o gênero de objeto de marfim, toda qualidade de móvel de madeira preciosíssima, de bronze, de ferro e de mármore, e canela de cheiro, especiarias, incenso, ungüento, bálsamo, vinho, azeite, flor de farinha, trigo, gado, ovelhas, e de cavalos, de carros, de escravos, e até almas humanas.”

Que diferença é feita entre os corpos e as almas dos homens? Há uma inteligência e um poder fenomenal nos corpos espirituais humanos, especialmente quando estão sob o controle da alma. Satã trabalha desde a queda de Adão, para ganhar o uso destes corpos espirituais para seus próprios propósitos malignos. Os corpos dos homens são fracos e servem muito pouco a Satanás. O mesmo não se pode dizer dos corpos espirituais sob o controle consciente de suas almas.

O objetivo de Satanás é ensinar às pessoas a recuperar o controle consciente de seus corpos espirituais. Muitos o fazem, e quando conseguem, passam a perceber o mundo espiritual do mesmo modo que o físico. Assim, conversam livremente com os demônios, conseguem sair de seus corpos físicos usando os corpos espirituais. Vão a lugares e conseguem fazer certas coisas que para a média das pessoas é encarado como poder sobrenatural. É com seus corpos espirituais que as bruxas e bruxos atiraram pessoas contra  paredes  sem estarem presentes fisicamente. E as pessoas ficam incapazes de vê-los porque os olhos físicos não podem ver o espiritual.

Deus não quer que seus filhos controlem seus corpos espirituais dessa maneira. Se o fizéssemos não só estaríamos totalmente abertos às tentações do pecado (não seríamos integralmente dependentes de Deus) e também estaríamos constantemente conscientes de Satanás e seu reino. Há uma classe de demônios que intitulam a si mesmos de “demônios do poder.” Ao que parece, são eles que promovem a “cola”, modo de dizer, para estabelecer a ligação entre a alma e o corpo espiritual capacitando à pessoa controlar conscientemente este último. A imaginação é o passo fundamental para desenvolver o elo entre a alma e o espírito. Esta é a razão porque devemos trazer todos os pensamentos cativos a Cristo (II Coríntios 10.3-5). Um bom exemplo disso, pode ser encontrado nos “role playing fantasy games” (jogos RPG) em que a imaginação funciona como o elo com o mundo espiritual. 

Descobrimos, que podemos poupar tempo e esforço no que diz respeito à libertação de quem se envolveu com o ocultismo. Devemos dizer à pessoa que o primeiro demônio a ser expelido deve ser o “power demon” (demônio do poder). Se ela não deseja realmente a libertação ou está tentando enganar-nos ela recuará rapidamente ao constatar que perderá por completo a habilidade de usar o corpo espiritual.

Constatei que esta é uma porta freqüentemente deixada aberta e o resultado é o sofrimento causado por Satanás e seus demônios ao importunar, constantemente, a pessoa. Se a mesma quiser alívio, deverá pedir ao Senhor para remover toda e qualquer habilidade, para perceber o mundo espiritual e, também, que Ele divida a alma do espírito como está em Hebreus 4.12. Depois, ela só poderá perceber o mundo espiritual quando o Senhor escolher dar-lhes essa percepção. O espírito dela, estará totalmente, sob o controle do senhorio de Cristo.

Nós, os cristãos, devemos pedir ao Senhor que controle completamente os nossos espíritos. Muitos caem na armadilha de aprender a controlar seus próprios espíritos. Já ouvi muitos dizerem: “meditei até que tivesse uma experiência espiritual ou até que experimentei Deus.” Os cristãos têm experiências no espírito (visões e revelações), entretanto elas são sempre experimentadas sob o controle de nosso Senhor Jesus Cristo e nunca são do controle ou iniciativa da própria pessoa. Se um cristão for capaz de escolher quando, e como ter essas experiências, devo dizer seriamente, que duvido que as mesmas venham de Deus. Na realidade, são de Satanás.

Muitos cristãos pensam que precisam “esvaziar” suas mentes para que o Espírito possa falar através deles ou “controlá-los”. A Bíblia fala claramente que devemos cooperar ativamente com o Espírito Santo. Todas as vezes em que esvaziarmos nossas mentes o espírito que falar através de nós não será o Espírito Santo. Inúmeros cristãos, são enganados, devido à falta de conhecimento dos princípios divinos, concernentes a seus espíritos. As profecias que são entregues pelos que “esvaziam” suas mentes, pensando que isto dá o controle ao Espírito Santo, são profecias demoníacas. Muitos são os cristãos enganados à esse respeito. Pensam que, pelo fato de um certo profeta falar sobre coisas que “somente Deus sabe” em suas vidas, a profecia deverá ser aceita, entretanto esquecem-se que Satanás também sabe de todos os detalhes de nossas vidas. As únicas coisas que não sabe são os pensamentos e intenções do nosso coração.

Atualmente, na América, está crescendo um ensino, entre os cristãos, que considero prejudicial. É o seguinte: “Nosso homem emocional deveria ser colocado sob a autoridade de nosso homem espiritual que, já sendo habitado pelo Espírito Santo, não tem pecado.” Este conceito está errado por dois motivos. Primeiro, o único modo em que a alma pode ser colocada sob a autoridade do espírito é através do contato consciente entre ambos, e isto não passa de feitiçaria. I Pedro 1.22 diz:

“Tendo purificado as vossas almas, pela vossa obediência à verdade, através do Espírito, tendo em vista o amor fraternal não fingido...” 

Verifique, que neste versículo, a palavra “Espírito” inicia-se com letra maiúscula, referindo-se ao Espírito Santo. As nossas almas são “purificadas” pela sujeição e obediência ao Espírito Santo e não aos nossos próprios espíritos.

O segundo motivo, é que I Tessalonicenses 5.23 mostra nitidamente que nossos espíritos estão vulneráveis ao pecado porque Jesus deve mantê-los irrepreensíveis até a sua volta. Este manter é contínuo. Verifique novamente o versículo:

“O mesmo Deus de paz, vos santifique em tudo; e o vosso espírito, alma e corpo sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.”

Também, I João 1.8-9 não está de acordo com esse ensinamento:

“Se dissermos que não temos pecado nenhum, a nós mesmos nos enganamos, e a verdade não está em nós. Se confessarmos os nosso pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.”

Neste versículo, Deus não isenta os nossos espíritos da vulnerabilidade de cair no pecado. O propósito da separação de nosso espírito da nossa alma é guardá-lo da influência dos desejos naturais do nosso “eu” que reside em nossa alma. Se um cristão caminha em submissão a Deus ele não fará de si mesmo coisa alguma. Ao contrário, ele esperará, sossegadamente, que a voz do Espírito Santo seja ouvida em seu espírito e só depois agirá em concordância com as direções dadas pelo espírito Santo.

Já o cristão que está em contato consciente com o seu próprio espírito não esperará, em submissão, que o Espírito Santo fale com ele. Assim, ele tomará a iniciativa e a voz que ouvir não será do Espírito Santo.

Existe uma outra área, concernente a nosso espírito, mas que não é ensinada nas igrejas e que causa tremendo impacto sobre as pessoas. É o fato de que Satanás, sempre que tiver uma chance, usará o corpo espiritual de uma pessoa sem o conhecimento consciente da mesma.

“Todo aquele que odeia a seu irmão é assassino...” (I João 315).

Antes de entender sobre o corpo espiritual, eu ficava intrigada acerca deste versículo. Como poderia alguém ser assassino através de uma emoção (no caso, o ódio), se ele não pudesse, fisicamente, trazer a morte para aquele que odeia?

O ódio, é um pecado consciente, e, dá a Satã o terreno legal em nossas vidas, quando permitimos que o pecado habite em nossos corações. Se você odeia a alguém, Satanás pode vir e usar o seu corpo espiritual para atacar a pessoa que você odeia. Tais ataques podem provocar diversos tipos de doenças, acidentes, problemas emocionais e inclusive a morte física. Entretanto, a pessoa que você odeia, quase sempre não sabe que Satanás está usando seu corpo espiritual, e nem mesmo a pessoa que é odiada sabe, ou tem qualquer idéia, de onde estão sendo originados os seus problemas. É por isso, que devemos ser extremamente cuidadosos em pedir a Jesus que limpe e mantenha puros todas essas três partes: corpo, alma e espírito. Pelo mesmo motivo, é que o Senhor Jesus, inúmeras vezes, ordenou-nos a perdoar uns aos outros. O perdão estabelece um ponto final para o ódio. Resumindo, nós, os cristãos, devemos pedir ao Senhor, regularmente, que limpe os nossos corações de todos os pecados.

“Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova dentro em mim um espírito inabalável.” (Salmos 51.10).

Novamente, observe a letra “e” minúscula da palavra espírito neste versículo. É óbvio que o pecado no coração de Davi afetava também o seu espírito.

Uma excelente descrição de experiências pessoais de alguns cristãos que foram terrivelmente afetados pelo ódio de outros cristãos, pode ser encontrada no livro “The Latente Power of the Soul” (O Poder Latente da Alma) de Watchman Nee.



[i] Nota: A citação da palavra Espírito, pode ser comprovada na Bíblia escrita no inglês. Na Bíblia em português houve a omissão da palavra.

Fonte: Ele veio para libertar os cativos - Rebeca Brown