" LEMBRE-SE QUE QUANDO ALGO TRÁGICO OCORRE CONOSCO OU COM UM ENTE QUERIDO DEIXAMOS DE FAZER TUDO AQUILO QUE DIARIAMENTE JULGAMOS SER IMPRESCINDÍVEL EM NOSSAS VIDAS E ENTÃO CONSTATAMOS QUE ISSO É UM ENGANO " Quarta-Feira

21/02/2012 11:31

 

RETIRO E ORAÇÃO
 
 
Tendo despedido a multidão, subiu sozinho a um monte para orar.
Mateus 14:23
 
Jesus se retirava como forma de disciplina espiritual. No início do seu ministério, ele se retirou e jejuou por quarenta dias (Mateus 4). Agora, Ele subia ao monte, combinando retiro e oração. Isso nos mostra que as disciplinas espirituais com freqüência ganham força quando são reunidas: uma disciplina torna a outra possível ou a complementa. 
 
Por que Jesus se retirou duas vezes no mesmo dia? A trágica notícia da morte de João Batista o levou à primeira retirada. Depois disso, Jesus trabalhou duro o dia todo, curando doentes e alimentando cinco mil pessoas. Ele estava esgotado. Por isso, retirou-se novamente e “subiu sozinho a um monte para orar.”
 
É bom imitar Jesus, começando e terminando cada dia com uma curta retirada, como esta que ele fez ao monte. 
 
A propósito, é interessante observar que, no Evangelho de Mateus, alguns fatos centrais aconteceram quando Jesus estava na montanha, em busca de privacidade com Deus e com seus discípulos: além de orar, ele também foi transfigurado em situação semelhante, e ainda transmitiu suas últimas palavras aos seus seguidores mais próximos. Em cada instância, Jesus se retirava e orava. Nós também podemos fazer o mesmo. 
 
ORE
 
Senhor Deus da comunhão, agradecemos porque sempre podemos te encontrar. Ensina-nos a encontrar momentos solitários de oração em meio ao burburinho do mundo. Mantém-nos perto de ti. Em nome de Jesus. Amém.
 
PENSE
 
Ninguém é tão ocupado que não possa separar alguns minutos do dia para reflexão, descanso e oração.