" LIDERANÇAS BASEADAS EM PRINCÍPIOS BÍBLICOS É A CERTEZA DE SATISFAÇÃO PLENA PARA TODOS " Parte 1

17/10/2011 10:01

 Os Princípios de Liderança com Base em Neemias

 

A) - Lideres tem senso de Missão ( Ne 1.5 )

 

Quase que por definição os lideres têm um objetivo ao qual estão vinculados, e esse sendo de missões ajuda a guiar suas decisões e a determinar suas estratégias. A missão de Neemias nasceu a partir de seu conhecimento da lei e de sua conscientização de que a destruição de Jerusalém havia acontecido por causa do juízo de Deus sobre os pecados do povo ( Ne 1.5-8 ).

Ao mesmo tempo ele sabia que o Altíssimo estava disposto a perdoar os seus pecados e a restabelecer os israelitas na terra ( Ne 1.9 ).

Então Neemias decidiu encarregar-se da reconstrução da cidade de acordo  com as promessas divinas e começar a desenvolver uma estratégia com esse objetivo (Ne 1.10,11).

Neemias não criou um senso de missões do nada ou firmado em seus próprios interesses. Ele respondeu as notícias sobre a situação de Jerusalém com lágrimas, orações, jejum e humildade, buscando a vontade do Senhor ( Ne 1.4 ).

Ao preparar-se para estar diante do Rei, ele, provavelmente, não sabia ao certo o que deveria dizer ou fazer, apenas sabia que precisava ir a Jerusalém. Ele também não poderia ter noção de tudo que encontraria quando chegasse á cidade arruinada. Apesar disso, convencido de que o todo-poderoso queria que a Cidade Santa fosse restaurada, Neemias deu um passo de fé á frente como agente de transformação e sua liderança provou ser estratégica.

 

B) - Lideres usam a influência de sua posição ( Ne 2.5 )

 

Gerenciar tem sido definido como ter a habilidade de conseguir que algo seja feito por outras pessoas. No entanto, isso só pode acontecer se os envolvidos estiverem em uma posição de obter esses resultados. Dessa forma os lideres devem usar sua influência para fazer com os que têm os recursos necessários participe de seus esforços. Neemias seguiu esse principio em seu plano para reconstrução de Jerusalém. Ele ocupava um posto-chave como copeiro de Artaxerxes ( Ne 2.1 ). Então como tinha a atenção do Rei usou a influência de sua proximidade com o poder para benefício de seu povo. Ele fez seu pedido a Artaxerxes e ganhou uma licença ( Ne 2.5,6 ), cartas de referências ( Ne 2.7 ) e uma doação governamental de material de construção ( Ne 2.8 ).  Hoje, a habilidade de influenciar o meio a partir da posição que se ocupa é requisito indispensável principalmente para aqueles que trabalham em desenvolvimento comunitário e ministério Urbano. Por exemplo, existe uma grande quantidade de recursos para ajudar os pobres, mas é preciso ter lideres sábios e disciplinados para se associarem aos poderosos em beneficio dos fracos. Serviços como escrituras, desenvolvimento de recursos e distribuição de bens requerem uma cuidadosa manutenção dos relacionamentos com a rede de poder.

Esta mesma prática equivale também no âmbito de caráter espiritual onde os dons e ministérios entregues por Deus a cada um de nós devem servir para também influenciar aos outros como uma força motivadora e jamais repressora e dominante.

 

C) - Lideres realizam pesquisas ( Ne 2.12 )

 

Um míssel sem sistema de comando é algo perigoso, pois tem todo o poder, mas nenhuma direção. Do mesmo modo lideres que não sabem aonde estão indo podem causar destruição. Por isso, os que ocupam posições de liderança precisam obter o tipo certo de informação para que possam fazer escolhas sábias acerca de qual atitude tomar.

Neemias, antes de dar inicio ao seu plano de reconstrução dos muros de Jerusalém. Fez uma pesquisa minuciosa sobre a responsabilidade que estava em suas mãos.

Ele percorreu cuidadosamente a cidade á noite sem alarde, avaliando a extensão do problema e talvez, formulando algumas estratégias experimentais ( Ne 2.11-15 ). Sua discrição foi especialmente apropriada, já que ele era um novo membro da comunidade. Como representante do rei, poderia ter chego com o soar de trombetas e declarado sua expectativa. Em vez disso, guardou suas idéias para si mesmo e evitou atrair a atenção até que tivesse formulado um plano.