" LIDERANÇAS BASEADAS EM PRINCÍPIOS BÍBLICOS É A CERTEZA DE SATISFAÇÃO PLENA PARA TODOS " Parte FINAL

21/10/2011 13:05

Os Princípios de Liderança com Base em Neemias - Parte final    

 

 

g)  Lideres servem ao povo ( Ne 7.1 )

 

Algumas pessoas respeitam a liderança principalmente como uma arte de obter  resultados. Grandes lideres, dizem, são aqueles que conseguem o trabalho pronto,  independente de como agem, contanto que atinjam os seus objetivos. Porém, quando observamos os grandes lideres das escrituras, descobrimos que eles não só realizaram muitos feitos, como também serviram aos outros no processo.

Neemias ilustra muito bem essa situação. Seu projeto de reconstrução do muro de Jerusalém nunca teve um fim em si mesmo. O objetivo principal era revitalizar o povo de Israel e fazê-lo voltar ao concerto com Deus. Com esse propósito, depois que a obra foi concluída Neemias entregou a administração da cidade aos líderes do governo local ( Ne 7.1,2 ). Ele não criou dependência em suas próprias habilidades, tampouco usou o projeto para obter riquezas ou fama para si mesmo ( Ne 5.18 ). Em vez disso, desde o inicio começou o processo de entregar a administração de Jerusalém a outras pessoas.

Neemias também ajudou o povo a investigar suas raízes ao rever o censo feito 25 anos antes na época de Esdras ( Ne 7.5 ),  o que estabeleceu o cenário para o repovoamento da cidade ( Ne 11.1,2 ) e deu prosseguimento à iniciativa de revitalização urbana.

 

h)   Lideres celebram freqüentemente ( Ne 8.1 )

 

Verdadeiros líderes apreciam o valor de celebrar os grandes feitos de Deus em suas organizações e por meio delas. Quando a tarefa é terminada, os resultados são alcançados e o povo é servido, então, é apropriado separar um tempo para celebrar essas bênçãos.

Foi isso que Neemias fez quando o povo terminou a reconstrução do muro ( Ne 8.1,10 ). Primeiro,  ele fez Esdras ler a lei - a motivação da missão de Neemias,  em primeiro lugar. As palavras despertaram não só tristeza ( Ne 9.1-3 ), como também alegria genuína ( Ne 8.10-12 ). Então, com louvor sincero, comida e, até mesmo, um coro dizendo amém ( Ne 8.6 ), a  comunidade alegrou-se no Senhor pelo trabalho realizado.

Mais uma informação interessante para a celebração foi à instrução de Neemias:

“Enviai porções aos que não tem nada preparado para si ( Ne 8.10 )”. Em outras palavras: “Tragam os pobres á festa; compartilhem a riqueza”. Ninguém deveria ser privado de tamanha alegria.

 

i) Lideres buscam continuamente intimidade com Deus ( Ne 1.4-10; 2.4 )

 

Somente através de uma intima comunhão com Deus, é que líderes poderão realizar as obras digna e fielmente ao verdadeiro propósito para que foram chamados, sem se desviarem pelo caminho, sem se corromperem, seja por subornos ou orgulho e presunção, nessa jornada, que sabemos, é longa e complicada, com muitas ciladas do inimigo.

Pois sem o discernimento que provém do Senhor estamos arriscando fazer coisas que pensamos estar agradando a Deus, porém não, pois passamos a ignorar que Deus não vê as coisas pela aparência como nós homens vemos ( 1 Samuel 16:7 ), Temos que estar conscientes de que nem sempre um sucesso aparente caracteriza aprovação de Deus.

Deus somente aprovará as obras de nossas mãos se elas estiverem  sendo realizadas totalmente estribadas e alicerçadas em Sua Palavra, da qual não se pode mudar uma vírgula se quer, pois Ele prefere a obediência diligente  à Sua Palavra, à qualquer tipo de sacrifício mesmo que tenha aparência de sabedoria, verdadeira devoção voluntária, humildade, discíplina do corpo e  santidade, porém não passando da realização e satisfação de um desejo carnal ( Colossenses 2:23 ).