" NÃO SE PREOCUPE COM O QUE OS HOMENS PENSAM E FALAM A TEU RESPEITO MAS SE INTERESSE SEMPRE PELO QUE DEUS PROMETEU E MOSTROU PARA VOCÊ "
23/02/2012 09:08
DEUS TORNA O MAL EM BEM
José era um homem odiado por seus irmãos. Em parte pelo fato de José ser o queridinho de seu pai Jacó, em parte pela sua integridade pessoal, que contrastava com o caráter de seus irmãos, e agora pelos sonhos dados a José.
Estes sonhos eram proféticos, ou seja, eram dados por Deus. O ódio dos irmãos de José fez com que eles o vendessem como escravo para o Egito, longe da sua família e de seu pai, mas não longe do Senhor.
Vendo que José era um homem abençoado por Deus, Potifar o colocou como mordomo de sua casa e sobre tudo o que possuía. Contudo, esta "felicidade" não durou muito (Gn 39.1-6). José é jogado na prisão, injustamente.
O Senhor era com José na prisão assim como foi na casa de Potifar e assim como foi na terra de Canaã, mostrando sua misericórdia e favor.
E se nós estivéssemos no lugar de José?
Expulsos da casa dos pais por causa do ódio de seus irmãos, por causa dos sonhos que o Senhor lhe tinha dado; vendidos como escravos para o Egito, injustamente colocados na prisão, em um país que não escolhemos para viver.
Isto é ser abençoado por Deus?
A semelhança de José, podemos não entender por que nos sobrevêm circunstâncias de dores e dificuldades.
O importante, porém, é que o Senhor está conosco. Como está escrito em Romanos 8.28: Se nós o amamos, todas as coisas cooperam para o nosso bem, mesmo aquelas que parecem não ser boas e não podemos entender suas causas.

