" NOSSA SALVAÇÃO MÃO É RECONHECIDA ATRAVÉS DA NOSSA APARÊNCIA EXTERNA MAS SIM EM SER UMA NOVA CRIATURA EM CRISTO JESUS "

14/02/2012 14:32

 

Comentário Teológico Sobre O Uso Do Véu Em 1 Cor. 11:5
 
 
APRESENTAÇÃO
 
Neste comentário, procuramos refutar, algumas falácias concernentes ao uso do véu e o corte de cabelo, no contexto de Corinto.
 
Paulo enfatiza algumas determinações alusivas ao assunto, como princípios morais e eternos ou como princípios circunstanciais? 
 
Teríamos algum respaldo, à luz da Hermenêutica Bíblica, para determinar o uso do véu para os dias atuais? 
 
Seria uma falta de decência, das mulheres cristãs a não utilização do véu?
 
Porque as mulheres judaicas usavam o véu? 
 
E as Helênicas não usavam? E porque era proibido as mulheres contemporâneas do Apóstolo Paulo de terem os cabelos rapados?
 
TRADUÇÃO LITERAL
 
“Toda mulher orando ou profetizando descoberta com a cabeça desonra a cabeça dela;”
 
EXEGESE TEOLÓGICA
 
Neste trecho o vocábulo mais discutido é sobre a questão do uso do véu; o que o apóstolo Paulo quis nos ensinar? 
 
Seria este um ensino de valores eternos ou circunstanciais? 
E qual a utilização do uso do véu hoje?
 
Primeiro: À luz do contexto. O escritor fala sobre uma hierarquia na criação I Co 11:3, ordem na criação I Co 11:7-9.
 
Segundo: Discorrendo no contexto cultural, observamos que, a cidade de Corinto era estrategicamente estabelecida; foi uma autêntica metrópole, abrigando judeus, gregos e romanos. 
Portanto, havia uma miscigenação de raças e de culturas.
 
A cidade fornecia mais divertimento e opções culturais que outros portos menos importantes. Lá ficava o único anfiteatro (uma construção romana) da Grécia com capacidade para mais de 20.000 espectadores. 
 
O grande templo de Afrodite, sendo a deusa identificada com a lascívia e com a prostituição cultural, seu templo abrigava mais de 1.000 prostitutas.
 
A cultura de Corinto não era judaica, mas grega e fortemente influenciada pelos viajantes romanos que lá passavam. Portanto eles se vestiam, comiam e se portavam diferentes dos judeus.
 
Terceiro: O uso do véu.
 
Para os judeus era um costume antigo, que representava a decência das mulheres – Submissão das mulheres.
 
Quarto: No caso de Corinto, temos um costume das prostitutas                    ( sacerdotisas do templo de Afrodite ) terem as cabeças raspadas, e também as mulheres gregas que não se prostituíam tinham o cabelo comprido, porém não usavam o véu. Então concluímos; numa cultura a não utilização do véu poderia ser motivo para o divórcio, também poderia ser uma forma de lamento, ter a cabeça raspada ou indicar uma mulher culpada de adultério.
 
As sacerdotisas do templo de Afrodite raspavam a cabeça e conforme um costume local, elas teriam que se entregar a algum desconhecido sexualmente, uma vez por ano ( havia em Corinto mil prostitutas – sacerdotisas de Afrodite ).
 
Quinto: Enfatizamos, que Paulo não ensinava nesta passagem bíblica, princípios morais eternos, e sim circunstanciais, ou seja, cultural. 
 
O ensino era que, por uma questão de coerência, aqueles que quisessem manter a tradição do uso do véu hebraico deveriam também preservar o uso dos cabelos compridos presentes na cultura helênica.
 
Segundo o escritor Ricardo Gondim “Isto porque, da mesma forma que uma mulher sem o véu era considerada prostituta pelos judeus, uma mulher com a cabeça raspada era tida como meretriz pelos gregos”.
 
A decência nesta questão não seria o comprimento do cabelo, nem tão pouco o uso do véu. E sim a decência com que a mulher se apresentava na igreja e na sociedade.
 
É possível, encontrar ainda hoje, em pleno século XXI, seguimentos religiosos diversos que respaldando-se na sua cultura,cosmovisão religiosa ou na interpretação de trechos bíblicos sem considerar o seu contexto, criam normas,regulamentos para legitimar nos seus seguidores mecânismos de controle.
 
Doravante,é preciso pois,respeitar os costumes de cada seguimento religioso,ou seja, aqueles que proibem por exemplo: o corte de cabelo para as mulheres, ou o uso de calças compridas, sem contudo condicionar ou até mesmo atrelar a salvação de uma alma a observância irrestrita aos mesmos. 
 
Pois, conforme o conceito paulino “não vem das obras para que ninguém se glorie”.
 
Segundo a Hermenêutica Bíblica, devemos interpretar o texto dentro dos contextos: Histórico, geográfico, sintático, gramátical, lexicológico, teológico e doutrinal. Portanto,a lei geral diz: “Que um texto fora do seu contexto, serve de pretexto”.
 
Não há qualquer restrição bíblica, hoje, quanto ao corte de cabelo ou a proibição do uso de calças comprindas para mulheres. 
 
Deve-se respeitar o contexto religioso e cultural que o seguidor(a) estão inseridos. 
 
Entretando, salientando sobretudo que, nenhuma tradição, norma cultural está acima das Escrituras sagradas.