" O CASAMENTO É O COMPLEMENTO DE UM SER PARA COM O OUTRO - QUANDO ESTA INSTITUIÇÃO É DIRIGIDA TOTALMENTE POR DEUS - O SEU CRIADOR " Parte 1

05/02/2012 11:00

 

O Padrão Divino Para O Casal - Parte 1
 
OBJETIVO: O matrimônio envolve a participação inicial de duas pessoas: ma­rido e mulher. Assim sendo cada qual tem responsabilidade específicas e cum­prir para que o casamento tenha sucesso. Neste estudo abordaremos os deveres e responsabilidades do esposo e da esposa para manter a harmonia conjugal.
 
MEMORIZAR: "Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor" I João 4:8
 
Texto Aureo: Tito 2: 1-10
 
Uma das áreas do casamento que exige ajustamento perfeito, está rela­cionada com a harmonia de pensamento. Pensar juntos, dentro de um mesmo sentimento, movidos por um mesmo ideal, deve ser uma constante entre o casal. Isso é indispensável, uma vez que agora não pode haver individualismo.
 
Quando unia pessoa vive só, se acostuma a pensar sozinha, e em si mesma. 
Depois de casado, porém, o individualismo, por ínfimo que seja, torna-se egoísmo, e com consequências terríveis para a vida a dois. 
E necessário que ambos entendam que não podem prevalecer as opiniões pessoais e/ou algo co­mo:
 
"Isto é o que eu quero", mas sim. " Isto é que é bom para nós".
 
"Isto é o que eu quero", mas sim , " Isto é que é bom para nós". 
 
Quando o ca­sal não observa esse quesito importante, imediatamente começam, a surgir    pro­blemas. 
0 individualismo arrogante mata o amor, corrói o vínculo maior da felicidade conjugal.          
 
É importante observar filipenses 2:4.5. 
 
O belo exemplo dessa atitude encontramos em Adão logo após receber sua companheira. Ele disse: "Esta agora é osso de meus ossos e carne da minha carne: será chamada varoa, porque do varão foi tornada" Genesis 2:23.
 
Tal expressão afirmava que não haveria individualismo no casamento, mas que ambos comporiam uma só massa, formando uma só pessoa, ainda que separados no aspecto físico, todavia unidos no sentimento, deveriam vi­ver sob uma aspiração.
Ao dizer: Esta é . . ., e não, Eu sou ..., fica claro que Adão reconhecia ali o valor da mulher que recebera das mãos do Criador, não como uma escrava, objeto de seus caprichos, alguém que lhe satisfaria sexual­mente, mas, alguém semelhante a ele, com sentimentos, anseios, desejos e ne­cessidades que deviam ser partilhados mutuamente sem individualismo. Em tudo deviam viver, agir, pensar mutuamente.
 
0 machismo arrogante, prepotente e pernicioso, tanto quanto o feminismo rebelde, desobediente e descarado que se propõe impor em nossos dias, é diabólico, tem suas raízes no inferno e desfigura os valores éticos e morais do casamento, transformando-o numa coisa vil, indesejável, como se Deus houvesse errado em havê-lo instituido. 
 
Desenvolver um lar feliz, que se ajuste aos padrões bíblicos, é o que todos os casais precisam fazer.
 
Isso requer um perfeito ajustamento entre marido e mulher, para que os reflexos benéficos dessa ação influam sobre os filhos, e consequentemente sobre a própria sociedade.               ( Filip. 2:3,4).
 
Harmonizar os pensamentos, delinear os propósitos por um único prisma à luz da Palavra de Deus, faz parte da felicidade conjugal.