" RETORNEMOS AO PRIMEIRO AMOR, AO EXEMPLO DOS PRIMEIROS CRISTÃOS, É POSSÍVEL SE DEIXARMOS CRISTO VIVER EM NÓS VERDADEIRAMENTE "
Atos dos Apóstolos
Capítulo 2
1 - SETE SEMANAS já se haviam passado desde a morte e a ressurreição de Jesus, e com isto chegou o Dia de Pentecoste. Quando os crentes se reuniram naquele dia,
2 - de repente apareceu um som semelhante ao rugido de um poderoso vendaval no céu por cima deles, e aquilo encheu a casa onde estavam reunidos. 3 - Então, viu-se algo parecido com labaredas ou línguas de fogo que pousaram sobre as cabeças deles.
4 – Todos os presentes ficaram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar em línguas que não conheciam, porque o Espírito Santo deu a eles e capacidade.
5 - Muitos judeus piedosos que tinham vindo de todas as nações estavam em Jerusalém naquele dia para as comemorações religiosas.
6 - E quando se ouviu o rugido no céu por cima da casa, multidões vieram correndo para ver do que se tratava, e ficaram espantadas ao ouvir seus próprios idiomas falados pelos discípulos.
7 - "Como pode ser isto?" exclamavam eles. "Pois estes homens são da Galiléia.
8 – E apesar disso nós ouvimos todos eles falando as línguas das terras onde nascemos!
9 - Aqui estamos: partos, medos, elamitas, homens da Mesopotâmia, da Judéia, da Capadócia, do Ponto e Ásia,
10 - da Frígia, da Panfília, do Egito, das regiões da Líbia ao redor de Cirene, visitantes de Roma - tanto judeus como convertidos ao Judaísmo –
11 - cretenses e arábios. E todos nós ouvimos estes homens falando em nossas próprias línguas respeito dos magníficos milagres de Deus!"
12 - E ali estavam eles, maravilhados e confusos. "Que quer dizer isto?" perguntavam uns aos outros.
13 - Porém outros da multidão caçoavam. "Eles estão bêbados, isso sim!" diziam.
14 - Nisso, Pedro deu um passo à frente com os onze apóstolos e gritou à multidão: "Ouçam, todos vocês, visitantes e igualmente moradores de Jerusalém! Fiquem sabendo isso:
15 - Alguns de vocês estão dizendo que estes homens estão bêbados! Não é verdade! É muito cedo para isto! Ninguém fica embriagado às 9 horas da manhã!
16 - Nunca! O que vocês estão vendo nesta manhã foi profetizado há séculos pelo profeta Joel –
17 'Nos últimos dias', disse Deus, 'Eu derramarei o Meu Espírito Santo sobre toda a humanidade; os filhos e as filhas de vocês profetizarão, os jovens terão visões, e os velhos terão sonhos.
18 - Sim, o Espírito Santo virá sobre todos os meus servos, homens e mulheres, e eles profetizarão.
19 - E Eu provocarei extraordinárias demonstrações nos céus e na terra - sangue, fogo, e nuvens de fumaça;
20 - o sol ficará negro, e a lua ficará vermelha como sangue, antes de chegar aquele pavoroso Dia do Senhor.
21 - Porém todo aquele que pedir pelo nome do Senhor, será salvo'.
22 - Homens de Israel, ouçam! Deus apoiou publicamente Jesus de Nazaré ao fazer espantosos milagres por meio dEle, como vocês bem sabem.
23 - Porém, seguindo seu plano já estabelecido, o mesmo Deus permitiu a vocês utilizarem o governo romano para pregar na cruz e depois assassinar Jesus.
24 - Então Deus livrou seu filho dos horrores da morte e O trouxe de volta à vida, pois a morte não podia segurar aquele Homem nas suas garras.
25 - O rei Davi citou Jesus, dizendo: 'Eu sei que o Senhor está sempre comigo. Ele está me ajudando. A poderosa força de Deus me sustenta.
26 - Não é de admirar que o meu coração esteja cheio de alegria e a minha língua grite os seus louvores! Pois Eu sei que tudo andará bem com meu corpo na morte.
27 - 0 Senhor não deixará a minha alma no inferno, nem permitirá que o corpo do seu Santo Filho entre em decomposição.
28 - O Senhor restituirá a minha vida, e me dará maravilhosa alegria na sua presença'.
29 - Queridos irmãos, meditem nisto! Davi não estava se referindo a si mesmo quando falou estas palavras que eu citei, pois ele morreu e foi sepultado, e o seu túmulo ainda está aqui entre nós!
30 - Porém ele era profeta, e sabia que Deus havia prometido com juramento infalível que um dos próprios descendentes de Davi seria o Messias e Se sentaria no trono dele.
31 - Davi estava olhando para o futuro distante e predizendo a ressurreição do Messias, declarando que a alma do Messias não seria deixada no inferno e o corpo dEle não entraria em decomposição.
32 - Davi estava falando de Jesus, e todos nós somos testemunhas de que Ele se levantou dentre os mortos.
33 - E agora está sentado no trono da mais alta honra no céu, junto a Deus. E tal como prometeu, o Pai enviou o Espírito Santo - com as conseqüências que vocês estão vendo e ouvindo hoje.
34 - Não, Davi não estava falando de si mesmo nestas palavras dele que eu citei, pois ele nunca subiu aos céus. Além disso, ele declarou mais adiante: Deus falou ao meu Senhor, o Messias, e disse: ‘sente-Se aqui num lugar de honra ao meu lado’.
35 – ‘Até que Eu ponha os seus inimigos em completa submissão’.
36 - Portanto, eu garanto a todo mundo em Israel que, deste Jesus que vocês crucificaram, Deus fez o Senhor, o Messias!"
37 - Estas palavras de Pedro comoveram a todos profundamente, que disseram aos apóstolos: "Irmãos, que devemos fazer?"
38 - Pedro respondeu: "Cada um de vocês deve abandonar o pecado, voltar-se para Deus e ser batizado no nome de Jesus Cristo para o perdão dos seus pecados: então vocês também receberão o Espírito Santo, que será dado a vocês.
39 - Porque Cristo prometeu esse dom para cada um de vocês que tenha sido chamado pelo Senhor nosso Deus, para os filhos de vocês, e até para os que estão nas terras distantes!"
40 - Então Pedro pregou um longo sermão, falando a respeito de Jesus, procurando convencer todos os seus ouvintes a que se salvassem da maldade da sua nação.
41 - E aqueles que acreditaram na pregação de Pedro foram batizados - ao todo uns 3.000!
42 - E uniram-se aos outros crentes na freqüência regular às reuniões de ensino dos apóstolos, de Comunhão, e nas reuniões de oração.
43 - Em todos eles havia um profundo respeito, e os apóstolos faziam muitos milagres.
44 - Todos os crentes se reuniam constantemente e repartiam tudo uns com os outros,
45 - vendendo suas propriedades e dividindo com os que tinham necessidade.
46 - Regularmente eles adoravam juntos no templo todos os dias, reuniam-se em grupos pequenos nas casas para a Comunhão, e participavam das suas refeições com grande alegria e gratidão,
47 - louvando a Deus. A cidade inteira tinha simpatia por eles, e cada dia o próprio Senhor acrescentava à igreja todos os que estavam sendo salvos.