" SUJEITAI-VOS A DEUS RESISTI AO DIABO E ELE FUGIRÁ DE VÓS - COMPREENDA MELHOR A QUESTÃO DA SUBMISSÃO "
14/12/2011 13:43
O CONCEITO DE SUBMISSÃO
Que tipo de submissão Paulo está defendendo nesta carta? Alguns estudiosos afirmam que, em Efésios 5.21 a 6.4, Paulo está falando de submissão mútua. Eles apontam a expressão sujeitando-vos uns aos outros no temor de Deus ( Ef 5,21) como o tema geral dos versículos seguintes (Ef 5.21 a 6.4). De acordo com essa visão, todos — marido e esposa, pais e filhos, senhor e servo — sujeitam-se uns aos outros de maneiras diferentes.
Essa passagem, sem dúvida, ensina a resposta que os cristãos devem dar uns aos outros, conforme a visão da sujeição mútua. Está claro que Paulo desenvolve duas ideias em paralelo: a sujeição e a resposta apropriada daquele a quem a sujeição é dada.
Contudo, a visão sobre a sujeição mútua não reflete adequadamente o significado de sujeição no grego. 0 termo grego usado para sujeição tem origens militares, enfatizando a posição de quem está sob a autoridade de outro. Na Bíblia, essa palavra não implica uma sujeição forçada; pelo contrário, é uma sujeição voluntária a uma autoridade apropriada.
Portanto, parece que Paulo está dizendo que a esposa deve colocar-se voluntariamente sob a autoridade do marido.
A mesma palavra é usada para descrever a sujeição voluntária de cristãos às autoridades governamentais (1 Pe 2.13) e a sujeição de pessoas mais novas à sabedoria dos anciãos que presidem sobre elas (1 Pe 5.5).
Nesta passagem, Paulo ilustra a sujeição da Igreja a Cristo. Depois de encorajar a esposa a sujeitar-se ao marido, ele afirma que os filhos devem obedecer aos pais, e os servos aos seus senhores. 0 apóstolo descreve a sujeição deles sob o aspecto da obediência devida.
Contudo, a ênfase maior de Paulo nesta passagem não está na sujeição do subordinado, mas no dever daqueles que exercem autoridade [de submeterem-se a Cristo, para exercer essa autoridade em amor].
Assim, o marido deve imitar o amor de Cristo. Os pais não devem provocar a ira nos filhos.
Os senhores não devem ameaçar e maltratar seus servos.
0 apóstolo afirma que servir é mais importante do que dominar sobre outros e, também nesse sentido, Cristo deve ser nosso exemplo. Embora, como Filho de Deus, Ele pudesse exigir a obediência de todos, serviu à humanidade [para dar o exemplo e ganhar nossa obediência voluntária]. Ele chegou a lavar os pés de Seus discípulos [para ensinar-lhes que, mesmo tendo sido constituídos por Ele como líderes do rebanho, deviam ser humildes e servos de todos, como seu Mestre (Jo 13.12-16)].
Tendo em vista esses aspectos da submissão em Cristo:
0 marido deve amar a esposa e exercer uma autoridade temente a Deus; deve ser líder e servo ao mesmo tempo. Seu papel é estar sobre e junto a ela, presidindo, mas também levando-a em consideração; usando sua posição para dar-lhe a maior oportunidade de ter êxito.

