" TEMOS QUE SER DILIGENTES PARA NÃO NOS TORNARMOS SOBERBOS E NÃO NOS DESVIARMOS NEM PARA A DIREITA E NEM PARA A ESQUERDA " Parte 2

12/12/2011 07:36

 

10   Pontos divergentes  Entre a Congregação Cristã no Brasil  e a Bíblia  - Parte 2
 
 
6. A Congregação Cristã no Brasil ensina que a oração deve ser feita somente de joelhos.
 
O que a Bíblia diz?
 
A Bíblia nos diz que devemos orar sem cessar e, não nos dá uma ordem acerca da posição do corpo para tal (I Tessalonicenses 5: 17).
Jesus Cristo orou na cruz. Observe: "Jesus, porém, dizia: Pai, perdoa-lhes;  porque não sabem o que fazem. Então  repartiram as vestes dele, deitando  sortes sobre elas (Mateus 23: 34) ".
 
O profeta Jonas orou dentro do ventre de um grande peixe (Jonas 2).
O publicano orou em pé e a sua oração foi válida: "Mas o publicano,  estando em pé de longe, nem ainda queria levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, se propício a mim, o pecador! 
Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele; porque todo o que a si mesmo se exaltar será  humilhado; mas o que a si mesmo se humilhar será exaltado (Lucas 18: 13 -14)". 
O cego Bartimeu orou sentado e a sua oração foi ouvida por Cristo: "Depois chegaram a Jerico. J. E
rico E, ao sair ele de Jerico  com seus discípulos e uma grande  multidão estava sentado junto do  caminho um mendigo cego, Bartimeu  filho de Time u. 
Este, quando ouviu que era Jesus, o  Nazareno, começou a clamar, dizendo:  Jesus, Filho de Davi, tem compaixão de  mim! (Marcos 10: 46 - 47)". 
 
7. A Congregação Cristã no Brasil prega que só o seu batismo é o correto.
 
O que a Bíblia diz?
 
Jesus Cristo nos ensinou a fórmula batismal. Confira: "Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai
~ e do Filh o, e do Espírito Santo; (Mateus 28: 19). 
A fórmula batismal é, em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo, todavia a Congregação Cristã apresenta uma fórmula estranha as Escrituras, ou seja, em nome de Jesus eu te batizo em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo. Uma fórmula não coerente com o que Cristo ensinou, pois, Jesus e o Filho, querem dizer a mesma coisa, portanto, não há necessidade de alteração na fórmula batismal, como faz a Congregação Cristã no Brasil.
Outro ponto interessante é o fato de a Congregação Cristã pregar que o batismo purifica a pessoa de seus pecados, tornando-a apta a receber a salvação. No entanto, a Palavra de Deus nos diz que o sangue do Senhor Jesus nos purifica de todo pecado. Veja: "mas,  se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus seu Filho nos purifica de todo pecado (I João 1: 7) ". 
Veja o que O Senhor Jesus disse ao ladrão arrependido que estava sendo crucificado ao seu lado: "Respondeu-lhe Jesus: "Em verdade te digo que hoje  estarás comigo no paraíso (Lucas 23:  43)". Este ladrão, como sabemos, não foi batizado, mas, mesmo assim foi salvo.
O batismo não tem o poder de perdoar pecados ou salvar. O Batismo é para todos os que aceitaram o Senhor Jesus, tiveram seus pecados perdoados e receberam a salvação. "Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado (Marcos 16: 16) 
 
8. A Congregação Cristã no Brasil é contra a mulher falar na Igreja.
 
O que a Bíblia diz?
 
Nas Sagradas Letras encontramos diversas citações de mulheres que exerceram grandes ministérios, dentre elas, destacamos algumas: Quatro mulheres, filhas de Filipe eram profetizas na Igreja: "Partindo no dia seguinte,  fomos a Cesaréia; e entrando em casa  de Felipe, o evangelista, que era um dos sete, ficamos com ele. 
Tinha este quatro filhas virgens que profetizavam (Atos 21: 8 - 9) ". 
O apóstolo Paulo tinha entre seus cooperadores, uma mulher chamada Priscila: "Saudai a Priscila e a Áqüila,  meus cooperadores em Cristo Jesus,  (Romanos 16: 3)". 
Priscila que, com grande precisão ensinava a Palavra de Deus. Veja: "Ora,  chegou a Éfeso certo judeu chamado Apolo, natural de Alexandria, homem eloqüente e poderoso nas Escrituras. 
Era ele instruído no caminho do Senhor e, sendo fervoroso de espírito,  falava e ensinava com precisão as coisas concernentes a Jesus, conhecendo entretanto somente o batismo de João. 
Ele começou a falar ousadamente na  sinagoga: mas quando Priscila e Áqüila o  ouviram, levaram-no consigo e lhe  expuseram com mais precisão o caminho  de Deus (Atos 18: 24 - 26)". 
Deus não faz acepção de pessoas, todos são um em Cristo. Confira: "Não  há judeu nem grego; não há escravo  nem livre; não há homem nem mulher;  porque todos vós sois um em Cristo  Jesus (Gálatas 3: 28) ". 
 
9. A Congregação Cristã no Brasil indica o uso do véu e cabelo comprido para as mulheres.
 
O que a Bíblia diz?
 
A Congregação Cristã no Brasil se baseia no texto de I Coríntios 11: 1 - 16, para defender a doutrina do uso do véu e cabelo comprido para as mulheres.
Mas, analisando as Sagradas Escrituras, fica claro que o uso do véu era algo peculiar da igreja dos Coríntios, para que, fosse solucionado um problema local. Não se trata de doutrina bíblica universal, mesmo porque, o apóstolo Paulo, escritor das cartas aos Coríntios, jamais ensinou sobre o uso do cabelo e do véu para outras igrejas.
A Bíblia nos afirma que Deus vê o coração do homem e não o exterior: "Mas o Senhor disse a Samuel: Não  atentes para a sua aparência, nem para  a grandeza da sua estatura, porque eu o  rejeitei; porque o Senhor não vê como vê  o homem, pois o homem olha para o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração (I Samuel 16: 7)".  Jesus afirmou também que de nada adianta nos preocuparmos com o exterior, estando o interior sujo, antes
devemos nos preocupar com o interior (Mateus 23: 25 - 27; Lucas 11: 39).
Jesus considerou a vida do homem mais importante do que qualquer costume ou vestuário, nos. alertando à não andarmos ansiosos por causa das nossas vestimentas (Mateus 6: 25; Lucas 12: 23).
Os homens judeus tinham como costume usar vestidos (Zacarias 8: 23), Jesus e os discípulos eram judeus, nem por isso hoje devemos fazer o mesmo, pois não faz parte da cultura brasileira um homem usar vestidos.
 
10. A Congregação Cristã no Brasil pratica o ósculo (beijo) santo.
 
O que a Bíblia diz?
 
Em algumas Igrejas cristãs primitivas, havia o costume da saudação com o ósculo santo. Romanos 16: 16.
Como verdadeiros cristãos devemos nos afastar de toda a aparência do mal. "Abstende-vos de toda espécie de mal (I Tessalonicenses 5: 22) ". 
Na cultura brasileira, um homem beijando outro homem pode ser motivo de escândalo e o cristão verdadeiro não escandaliza o seu próximo. Observe: "Portanto não nos julguemos mais uns  aos outros; antes o seja o vosso  propósito não pôr tropeço ou escândalo  ao vosso irmão (Mateus 14: 13) " *
Nem sempre o beijo é sinal de amor e cristianismo. Veja: "Jesus, porém, lhe  disse: 3udas, com um beijo trais o Filho do homem (Lucas 22: 48) "?
O ósculo santo, na Igreja primitiva era praticado entre todos, inclusive entre homens e mulheres, o que não acontece na Congregação Cristã no Brasil, pois sabem que pode haver malícia.
 
Que este material seja útil para a tua vida e o teu ministério!
Deus te abençoe!