" A VERDADEIRA IGREJA DE CRISTO É RECONHECIDA POR ELE OU NÃO, AO CONSTATAR O SEU COMPORTAMENTO EM RELAÇÃO AOS NECESSITADOS TANTO NO ÂMBITO ESPIRITUAL COMO NO MATERIAL " - Segunda - Feira

12/11/2012 11:16

 

NÓS, OS POBRES E DEUS

Provérbios 
14:30-35


 

Quem, ao ver um sujeito passando necessidades ou em estado de miséria, nunca pensou: “Se ele trabalhasse tão duro quanto eu, não estaria numa situação tão precária!”. Quem nunca excluiu alguém pela maneira como se veste? Esse tipo de atitude e de palavra não demonstra nosso temor a Deus. Se Deus se importa com os pobres, não devemos abandoná-los. Devemos ter compaixão deles.

Jesus disse que foi ungido “para pregar boas novas aos pobres” (Lucas 4:18). Sua preocupação com os pobres não é uma surpresa. Através da Bíblia, vemos que Deus se importa com os pobres de maneira especial. Ele não apenas os ouve, mas também está ao lado deles. Pode ser difícil para muitos de nós aceitarmos, mas, se oprimirmos os pobres, insultaremos não apenas a eles mas também a Deus, que os criou. Toda mãe que tenta manter a família unida, toda criança com a barriga inchada pela fome carrega a imagem do Deus todo-poderoso.

Diz um provérbio da Bíblia: “Os justos levam em conta os direitos dos pobres, mas os ímpios nem se importam com isso.” (Provérbios 29:7) Parte desta justiça significa falar a verdade. Isaías diz que não devemos “destruir com mentiras o pobre” (Isaías 32:7). São palavras duras, mas esta é a verdade do evangelho.

 

ORE

Senhor nosso Deus, tu nos chamaste para defender os direitos dos pobres e dos necessitados. Que possamos ouvir e obedecer a tua palavra. Dá-nos sabedoria para falar e viver pela tua verdade.

Amém.

 

PENSE

Se oprimirmos os pobres, insultaremos não apenas 
a eles, mas também a Deus, que os criou.