" APRENDENDO A ANDAR COM DEUS EM ESPÍRITO E EM VERDADE EM QUALQUER SITUAÇÃO DE NOSSAS VIDAS " Parte 9

20/04/2012 21:06

 

O Caminho Verdadeiro Através Dos Conselhos De Deus - Parte 9
 
 
A FAMÍLIA
 
Sabendo que esse assunto é de extrema importância temos um estudo que trata apenas desse assunto. Por ora passaremos um resumo das verdades importantes sobre esse assunto, mas aconselhamos a não parar por aqui. 
 
1. O PROPÓSITO DE DEUS PARA A FAMÍLIA.
 
 DEUS É O AUTOR DA FAMÍLIA (Gênesis 1.26-28; 2.23-24).
 
 A FALTA DE PROPÓSITO NA VIDA FAMILIAR.  
     
Hoje os homens se casam sem objetivo, ou com objetivos errados (satisfação própria, ou porque "sempre se fez assim", ou porque querem sair de casa, etc..)
 
QUAL É O PROPÓSITO DE DEUS COM A FAMÍLIA?
 
Cooperar com o seu propósito de ter uma família eterna.
Amparar, formar e desenvolver o ser humano em um  ambiente propício para o seu amadurecimento físico, mental, emocional e espiritual.
Dar base sólida a sociedade.
 
A PRIMEIRA CONSEQÜÊNCIA DO EVANGELHO  DEVE  SER RESTAURAÇÃO DA  VIDA FAMILIAR.
 
Eis que eu vos enviarei o profeta Elias, antes que venha   o grande e terrível dia do Senhor; ele converterá o coração dos  pais aos filhos, e o coração dos filhos a seus pais.  Malaquias 4.5-6
 
VIVENDO A VIDA FAMILIAR COM PROPÓSITO. 
 
Devemos orientar a nossa vida em família pela palavra de Deus, buscando ajuda e orientação dos irmãos, colocando alvos e metas e confiando no Espírito  Santo.
 
2. PAPÉIS DOS CÔNJUGES:  A MULHER.
 
Disse mais o Senhor Deus: não é bom que o homem esteja só;   far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea  Gênesis 2.18
 
PAPEL DO HOMEM  = CABEÇA
PAPEL DA MULHER = AUXILIADORA
 
A DIGNIDADE DA MULHER.  
 
A mulher não é uma ferramenta de trabalho ou um objeto, mas é um ser criado por Deus, com a mesma capacidade do homem, para ajudá-lo a levar adiante o propósito do Senhor.
 
O POSICIONAMENTO DA MULHER.
 
 A mulher deve desenvolver o seu papel sem deslocar o marido; ela dá a sua cooperação, mas a decisão final é do homem. As mulheres que não fazem assim estão nervosas, frustradas, insatisfeitas e infelizes.
 
ATITUDES BÁSICAS:
 
Submissão
 
As mulheres sejam submissas a seus próprios maridos, como ao Senhor;  porque o marido é o cabeça da mulher, como Cristo é o cabeça da igreja... Como porém, a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam submissas a seus maridos. Efésios 5.22-24
 
Mulheres, sede vós, igualmente, submissas a vossos próprios maridos, para que, se alguns deles ainda não obedecem à palavra, sejam ganhos sem palavra alguma, por meio do procedimento de suas esposas, ao observarem o vosso honesto comportamento cheio de temor. I Pedro 3.1-2
 
Espírito manso e tranqüilo
 
Não seja o adorno das esposas o que é exterior, como frisado de cabelos, adereços de ouro, aparato de vestuário; seja porém, o homem interior do coração, unido ao incorruptível traje de um espírito manso e tranqüilo, que é de grande valor diante de Deus.   I Pedro 3.3-4.
 
A mulher que não se submete não tem um pecado, mas tem "O" pecado, a independência, a rebelião; como Satanás que não guardou o seu lugar.
Algumas mulheres não se sujeitam ao marido, e sua casa é um inferno, sua vida é confusa e cheia de temores;  outras anulam seu marido e há uma paz aparente, mas o Senhor não está reinando na casa.. Que feio que é uma mulher exigente, faladeira, sargentona!!
Submissão não é inferioridade. Somos iguais diante de Deus, mas temos funções e papéis diferentes.
 
Pedro (I Pedro 3.3-4), não está proibindo que a mulher se arrume, mas está dizendo que a verdadeira beleza da mulher é um espírito manso e tranqüilo.. Para isso a mulher tem o Espírito Santo.
Mas o fruto do Espírito é:  amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio.
 
 
OUTRAS QUALIDADES E PROCEDIMENTOS
 
Ser amiga e companheira (participar da vida dele)
Saber animar, reconhecer, apoiar, estimular.
Cuidar de sua aparência.
Ter boas relações sexuais.
Cuidar da casa.
Ser amiga dos parentes do marido.