" IMITEMOS ÀQUELES QUE VERDADEIRAMENTE IMITARAM A CRISTO PARA QUE TENHAMOS O FINAL QUE ELES TIVERAM, DO QUAL TANTO QUEREMOS TER " - Parte 12

19/03/2014 11:02

                                                      Modelo de Discipulado Apostólico - Parte 12

                                                            

Lição 12

MANIFESTANDO O FRUTO DO ESPÍRITO

Após a libertação dos envolvimentos passados, passamos a viver uma nova vida com Deus e como resultado, passamos a manifestar o FRUTO DO ESPÍRITO – Gálatas 5.22-23. Isso acontece porque o nosso corpo passa a ser TEMPLO DO ESPÍRITO (I Coríntios 3.16)

PRIMEIRO devemos produzir fruto, pois é a manifestação do Espírito em nós numa demonstração de que realmente fomos transformados, somos novas criaturas.

1. O QUE É O “FRUTO DO ESPÍRITO” ?

• São as nove características do Espírito Santo e as virtudes espirituais que vem através da nossa comunhão com Jesus Cristo na nova vida do Evangelho (Gálatas 5.22-23).

Devemos não somente conhecer, mas viver e manifestar estas características.

• É interessante notar que a lista começa com AMOR, por quê? Porque se tivermos amor, o resto será uma conseqüência.

2. DE QUE MANEIRA PODEMOS APRESENTAR O “FRUTO DO ESPÍRITO” ?

a) SENDO CHEIO OU BATIZADO COM O ESPÍRITO SANTO – Não importa o que alguns pensam sobre o assunto, a verdade é que isto é uma experiência pessoal e especial para cada crente que deseja viver em novidade de vida. Ser batizado com o Espírito Santo significa esta experiência de uma participação efetiva: do poder, da operação, do fruto, dos dons e do ministério do Espírito Santo. Significa ser um homem ou mulher espiritual (I Coríntios 2.14, 15). 

VEREMOS ESTE ASSUNTO EM DETALHES EM OUTRA LIÇÃO.

b) COMO SER CHEIO OU BATIZADO COM O ESPÍRITO SANTO? – Humilhando-se, crendo, obedecendo a Palavra de Deus, examinando-a, desejando de todo o coração e recebendo pela fé em Jesus Cristo. Ele é o que batiza com o Espírito Santo (João 1.33)

c) SEGUINDO O QUE DIZ A PALAVRA DE DEUS – Andando e vivendo no Espírito, e isto é plenamente possível (Gálatas 5.16, 25). Mesmo nos dias atuais é possível não somente andar mas ser guiados pelo Espírito Santo (Gálatas 5.18)

d) PROTEGENDO O NOSSO ESPÍRITO: proteger o nosso espírito é afastá-lo de qualquer impureza que possa vir contaminá-lo ou perturbar sua plena função (I Pedro 2.11).

> Há muitas coisas que podem contaminar nosso espírito: revistas profanas, programas de rádio e/ou televisão, más conversações, maus pensamentos, etc.

> Satanás procura sobrecarregar o espírito dos crentes com impressões diversas para lançá-los uns contra os outros. O espírito é o canal da liberação espiritual, por isto deve estar desobstruído de quaisquer impedimentos ou bloqueios (Salmo 133;

Romanos 12.9-10; Mateus 5.23-24; Provérbios 6.16-19)

> Há três áreas que requerem especial consideração, que são: os pensamentos, a prática do perdão e a confissão. Vejamos:

1 PENSAMENTOS: “Não posso impedir um passarinho de pousar na minha cabeça, mas posso impedi-lo de fazer um ninho” Não é pecado ser tentado, pecado é cair na tentação. É bom seguir a recomendação de Paulo em Filipenses 4.8-9 e Efésios 6.6-10

2 PERDÃO E CONFISSÃO: Devemos aliviar nosso espírito, confessando a Deus, através da nossa oração, as nossas falhas e pecados. Precisamos confessar nossos pecados a Deus e pedir perdão, confessando, logo em seguida, a vitória em Jesus (I João 1.9). É de vital importância que também perdoemos o nosso semelhante, como Cristo nos ensinou na “oração do Pai nosso” (Mateus 6.9-15).

3 OBEDIÊNCIA: Precisamos obedecer sem reservas, seguindo o exemplo do nosso Mestre Jesus, pois a Bíblia diz que > Ele obedeceu até a morte de Cruz (Filipenses 2.5-12)

> Obediência também na Igreja (aos líderes), no trabalho, na freqüência aos cultos, no amor aos irmãos, nas contribuições finaceiras (Hebreus 13.17, I Tessalonicenses 5.12-13, Colossenses 3.22-25, Atos 23.1, I Timóteo 1.18-19, Hebreus 10.25, Romanos 12.9-10, 2 Coríntios 9:7 ).

Lembremos que o caos em que o mundo se encontra foi pela DESOBEDIÊNCIA no Éden!

(Oremos ao Senhor pedindo que nos ajude a Manifestar o Fruto do Espírito Santo!)