" NO DESERTO APRENDEMOS A RECONHECER TOTALMENTE DEUS COMO O NOSSO ÚNICO E SUFICIENTE PROVEDOR; E SUA DURAÇÃO VAI SEMPRE DEPENDER DO TEMPO QUE LEVAREMOS PARA RECONHECER E CEDER AOS SEUS PROPÓSITOS E OBJETIVOS ESTABELECIDOS PARA CADA DESERTO." - Terça Feira

24/06/2014 09:55

A PEDAGOGIA DO DESERTO

“No deserto te sustentou com maná, que teus pais 
não conheciam; para te humilhar, e te provar...”
Dt 8.16

O deserto é uma escola de nível superior. Ele tem uma pedagogia relevante, conteúdo objetivo e prático, métodos eficientes e propósitos elevados. O deserto é uma faculdade, onde o indivíduo salta do bacharelado e mestrado, para o doutorado em amadurecimento cristão. O curso na faculdade do deserto pode ser curto, mas, também pode ser longo. Para Israel teve a duração de quarenta anos. O tempo do curso não depende da pessoa, mas do currículo elaborado por Deus, de acordo com os seus santos e sábios propósitos.

Os filhos de Deus ainda aprendem com as lições do passado, por meio do sofrimento, e sempre alcançam objetivos mais profundos. As experiências do povo de Deus outrora destacam o fato de que ele jamais foi autônomo. Ele depende do Senhor quanto ao cuidado, à provisão, à proteção, e, sobretudo, o perdão. Esquecer tais fatos é uma demonstração de ingratidão e orgulho. Pela pedagogia do deserto, Deus usa o sofrimento para nos ensinar os seus santos e graciosos desígnios.

Não pare de aprender. Ainda existe um longo percurso de aprendizado que devemos e precisamos trilhar. Tire lições do sofrimento. Veja com as lentes da fé os propósitos de Deus em seu favor. O Senhor quer te fazer bem. A providência secreta está trabalhando por você e em sua vida.

ORE

Pai amado e Santo, que a Sua sabedoria nos guie sempre pelo melhor caminho, e que sejamos humildes de forma a trilhá-lo mesmo sem compreender e lhe agradar sempre não questionando nunca, quando tais caminhos sejam estreitos e duros aos nossos olhos e à nossa vontade.

Em Nome de Jesus,

Amém.

Referência para leitura: Deuteronômio 8.1-20