" O CASAMENTO É O COMPLEMENTO DE UM SER PARA COM O OUTRO - QUANDO ESTA INSTITUIÇÃO É DIRIGIDA TOTALMENTE POR DEUS - O SEU CRIADOR " Parte 38

17/07/2012 11:39

 

A Família Participando Na Obra de Deus - 38
 
 
PARTICIPANDO DA EVANGELIZAÇÃO At 18.24-28
 
Em Atos 16:14,15 temos a participação de Lidia, da cidade de Tiatira, a qual, após ouvir, a exposição bíblica feita por Paulo, na crença em Deus, foi batizada, recolhendo na sua casa os missionários.
 
Ela e toda a sua família es­tavam participando da evangelização.
 
Quando Paulo e Silas foram presos e le­vados ao cárcere, o resultado foi a conversão do carcereiro com sua família, e, quando saíram da prisão após a extraordinária experiência sofrida, novamente retornaram à casa de Lidia.
Aquele gesto de acolhimento aos pregoeiros do Evangelho na cidade de Filipos, deu àquela família a honra de haverem parti­cipado da fundação da poderosa igreja que ali se instalou.
 
Se Lidia não os houvesse recolhido em sua casa, certamente teriam ido para outro lugar, e Filipos não teria sido evangelizada.
 
No texto de Atos 18:24-28 em referência, temos outra família, Ãquila e Priscila na cidade de Éfeso. Apolo apesar de ser homem eloqüente nas Escri­turas, conhecia somente o batismo de João.
 
Aquele casal que já conhecia a doutrina de Cristo, especialmente a doutrina do batismo em nome da Trinda­de, ajudou-o a entender melhor as doutrinas do Evangelho, fazendo daquele homem de Deus, um verdadeiro desbravador do Evangelho naquelas regiões da Ásia.
 
Tal procedimento com certeza consta nos anais eternos, porque a Bíblia diz: "Os entendidos, pois, resplandecerão, como o resplendor do firma­mento; e os que a muitos ensinam a justiça, refulgirão como as estrelas sempre e eternamente." (Dn 12.3).
 
Se existe mérito na obra da evangelização, com certeza o mérito não é somente dos que pregam, mas também, daqueles que hospedam e ajudam os pregadores.
Quantas famílias em nossa pátria haverão de receber merecidos galardões por haverem aberto as portas de suas residências para hospedarem missionários, fazendo de suas casas, pontos de pregações e o local da fundação de poderosas igrejas.
 
Foi assim que o evangelho se difundiu no passado e é assim que deve ser feito hoje.
 
A família, pois, tem a grande oportunidade de participar da evangelização.
 
Evangelizar é o dever de todos os salvos.
 
Abra a porta de sua casa, receba os enviados de Deus e transforme seu lar numa porta dos céus.
 
Ajude alguém que está fracassado, ou alguém que ainda precisa ser ajudado no conhecimento das Escrituras.
 
Faça como Lidia, Àquilo e Priscila, faça como milhares têm feito, e seu lar será mais abençoado.