" O NOME QUE ESTÁ ACIMA DE TODO O NOME, E QUE QUANDO INVOCADO COM REVERÊNCIA E FÉ GENUÍNA FAZ A DIFERENÇA, POIS MANIFESTA À NÓS A PRÓPRIA PRESENÇA DO DEUS ETERNO. " - Sexta Feira

30/01/2015 09:47
NOME MUI PRECIOSO
“Não tomarás o nome do Senhor, teu Deus, em vão...”  Ex 20.7
 
É muito comum presenciarmos em rodinhas de conversas, até mesmo de cristãos confessos, o uso indevido do nome de Deus. Contam-se piadas e anedotas com duplo sentido, incluindo em seu enredo elementos e objetos de cunho sagrado como, por exemplo, as Escrituras, os personagens bíblicos, a Trindade Santa etc. Não podemos nos esquecer da afirmação do salmista quando diz que Deus exaltou e magnificou duas coisas acima de todas as outras: “O seu nome e a sua palavra” (Sl 138.2).
 
Portanto, não tomar o nome de Deus em vão é ter consciência da grandeza, santidade e magnitude deste nome. Devemos ter o máximo de reverência, temor e tremor quando estamos diante deste nome bendito e santo, o qual é majestoso e honrado, acima de todas as coisas, em todo o vasto universo. 
 
Este mandamento é soleníssimo e nos desafia a termos bastante cuidado ao fazermos uso do nome de Deus.
 
O judeu possuía um profundo temor até mesmo de pronunciar verbalmente o nome do Deus da Aliança. Embora no contexto da nova aliança, através dos méritos de Cristo, possamos dizer com confiança: Aba Pai (“Paizinho”), mostrando com isso, uma profunda intimidade com Deus, não nos 
esqueçamos jamais: não seremos tidos por inocentes, se usarmos o seu santo e maravilhoso nome em vão.
ORE
 
Senhor amado, Pai celestial, que O Seu Espírito Santo nunca  deixe de nos ensinar a honrar e reverenciar o Seu Santo e Poderoso nome, usando-O em vão.
 
Em Nome de Jesus.
 
Amém.
Referência para leitura: Deuteronômio 5.11