" PARA AGRADAR A DEUS E REALIZAR A SUA OBRA NÃO NECESSITAMOS DE ESTRUTURAS IMPONENTES, MAS IMPRESCINDÍVEL É E INDEPENDENTE DO QUÃO SIMPLES SEJA,TER UMA CONSTANTE VIDA COM DEUS " - Parte 17/A
Mantendo vida com Deus – Parte 17/A
A DISCIPLINA NA IGREJA
Este é um tema difícil de tratar por causa dos caprichos, abusos, severidades e medidas injustas que têm sido cometidas muitas vezes, assim como por falta de um conceito robusto e bem definido sobre justiça. Em Hebreus 5.14 o apóstolo nos fala que ter maturidade é saberdiscernir entre o bem e o mal. Na ausência dessa maturidade, muita infantilidade tem provocado um afrouxamento na vida da igreja, que deve ser a expressão exata da santidade e justiça do Senhor.
Uma igreja madura, além de discernir o certo e o errado, sabe como, onde, quando, por quê, com quem e o que fazer com respeito à situações difíceis que ocorrem no meio dos irmãos. Vamos, pois, examinar esse tema sob a luz da Palavra do Senhor.
PRINCÍPIOS BÁSICOS DA DISCIPLINA NA IGREJA
a) A Igreja deve prover os seguintes serviços aos irmãos:
. Ambiente cordial e acolhedor, cheio de amor e de atração. Espírito de família.
. Bom exemplo. Que a Palavra esteja encarnada na vida dos irmãos.
. Ensino verbal completo. Ensino formativo sobre todas as áreas da vida.
. Animo aos que desejam andar no Caminho do Senhor.
. Encorajamento e apreço aos que se mantém firmes.
. Exortação aos fracos. I Tessalonicenses 5:14
. Repreensão aos que desobedecem. I Timóteo 5:20
. Disciplina aos que estão na prática do pecado. II Timóteo 2:25 - “...corrigindo (no original é disciplinando) com mansidão os que resistem, na esperança de que Deus lhes conceda arrependimento para conhecerem plenamente a verdade.”
b) Que direito tem a Igreja para disciplinar?
. Porque seus membros estão comprometidos com Cristo, Sua Palavra e Seu Povo. Os que se arrependem, não tem o direito de viver como bem deseja, violando as normas do Reino de Deus. Cristo Jesus instituiu a disciplina na Igreja, "somos guardas de nossos irmãos".
. A Igreja, ao disciplinar os que violam o seu compromisso, coopera com Deus que também disciplina a todo homem I Co 11.29-32 - “...quando porém somos julgados pelo Senhor, somos corrigidos (disciplinados) para não sermos condenados com o mundo.” Deus disciplinou a Adão, a Caim, a geração de Noé, aos que edificavam a Torre de Babel, aos de Sodoma e Gomorra, a Jacó, aos irmãos de José, a Coré, a Moisés e a toda geração de Israel que saiu do Egito, a Jericó, às Nações Pagãs, a Golias, aos Filisteus, aos Medianitas, aos Sírios, aos Babilônios, aos Reis de Israel, aos profetas e sacerdotes e as cidades que expulsaram a Jesus, a Ananias e Safira, aos Corintios.
Deus disciplina e castiga . No Antigo Testamento Deus delegou Sua autoridade de governar e disciplinar aos pais e as autoridades civis de Israel (Deuteronômio 21.18-21). Primeiro aos pais e depois aos anciãos que julgavam e ditavam os juízos.. A disciplina pelos pais era corretiva, visando corrigir os filhos; a dos anciãos ou autoridades civis era punitiva com a aplicação da sentença merecida. Não disciplinar é violar a natureza e provocar a ira de Deus Na Igreja Não Se Aplica A Disciplina Punitiva
. No Novo Testamento as autoridades civis continuam aplicando a disciplina punitiva - “...os que resistem a autoridade trarão sobre si mesmos a condenação.”(Romanos 13:2), enquanto a Igreja, como também os pais, somente a disciplina corretiva. Isso porque a disciplina não produz a remissão dos delitos.
. Devemos entender que a Igreja foi designada para refletir o caráter de Deus que é de Santidade, Justiça e Amor. A Igreja deve encarnar essas virtudes. A natureza de Deus é o fundamento da disciplina. Pregar a justiça enquanto se tolera a injustiça é hipocrisia. Ser santo implica numa vigilância e guerra constante contra a impureza.
É Fraudulenta A Unidade Que Permite A Mescla Das Trevas Com A Luz
c) A Igreja tem o dever de disciplinar. O que acontece quando não se disciplina?
. Há um declínio no ensino. A seriedade do ensino é rebaixada; uma coisa está sendo
ensinada outra coisa está sendo consentida
. Dá lugar a leviandade e a permissividade. Mais pessoas pecam ao verem que há consentimento para a transgressão.
. O sentido de justiça fica confuso, "aguado", frouxo, etc.
. Estimula-se a debilidade moral.
. Atenta-se contra o temor de Deus.
d) Por que não se pratica mais a disciplina na Igreja?
. Por desconhecimento das Escrituras.
. Por uma má compreensão da graça de Deus: "Graça barata". "Deus é extremamente bondoso e não levará em conta esta falta". "Ele é amor e o amor cobre multidão de pecados".
. Por sentimentalismo e humanismo. "Esse irmão tem sido tão bonzinho, mas hoje cometeu um pecado. Não vamos discipliná-lo para que não se desanime".
. Por temer a perda de membros ou criar problemas.
. Por falta de autoridade diante do problema específico, ou por falta de apoio da congregação. Isto se chama covardia.
. Por não saber como disciplinar.
Só Os Valentes Podem Ser Justos
e) Bases Bíblicas para a disciplina. Qual é o seu propósito?
. Acima de qualquer outra razão, a disciplina visa restaurar e salvar o transgressor - “Seja
entregue a satanás para destruição da carne, afim de que o espírito seja salvo no dia do Senhor .” I Coríntios 5.5; ver também I Timóteo 1.19-20; II Tessalonicenses 3.14-15.
. Produzir temor nos demais irmãos - “Aos que vivem no pecado repreende-os na presença de todos, para que também os outros tenham temor.” I Timóteo 5.20.
. Para preservar a congregação da contaminação. - “Não sabeis que um pouco de fermento leveda a massa toda? Expurgai o fermento velho para que sejais massa nova!” I Coríntios 5:6,7a
A Disciplina Aos Transgressores É Um Meio De Santificação
f) Por quais motivos se deve disciplinar?
. Por Vida Pecaminosa Quando houver pecados grosseiros (adultério, mentira, roubo, maledicência, etc..) ou uma prática repetida de pecados não-grosseiros, tais como: lascívia, glutonaria, ira, cólera etc.. “Geralmente se ouve que há entre vós imoralidade tal que nem se vê entre os gentios, a ponto de haver quem vive com a mulher de seu próprio pai...seja entregue a satanás para destruição da carne...”I Coríntios 5.1,5; ver também I Timóteo 5:20
. Por Vida Desordenada Quando a conduta de algum irmão for irresponsável ou escandalosa - “Mandamo-vos irmãos que vos aparteis de todo irmão que anda desornedamente e não segundo a tradição que de nós recebemos.” II Tessaloniocenses 3.6 . Não é suficiente abandonar a prática de pecados. É preciso viver segundo o padrão do Reino de Deus.
. Por Heresias e Facções (Gálatas 5.12) Quando alguém estiver ensinando doutrinas falsas
que causem divisões entre os irmãos; “Rogo-vos irmãos que noteis os que promovem facções (no original é heresias) e escândalos contra a doutrina que aprendeste; desviai-vos deles.” Romanos 16.17; ver também II João 9,11).
g) Formas de disciplina que encontramos nas Escrituras
Repreensão Particular - “Ora, se teu irmão pecar, vai e repreende-o entre ti ele só, se te
ouvir terás ganho teu irmão.” Mateus 18.15 Repreensão Pública - Neste aspecto da disciplina destacamos que existem vários níveis de aplicação. Poderá ser diante de um pequeno grupo - “Ora, se não te ouvir, leva ainda contigo um ou dois, para que pela boca de duas ou três testemunhas toda palavra seja confirmada.
”Mateus 18.16, diante de todos os irmãos, agravado por meio de um afastamento dos irmãos.
Expulsão da Igreja - “...se também recusar ouvir a igreja considera-o como gentio e publicano.” Mateus 18.17; ver também I Coríntios 5.1-13; I Timóteo 1.19-20
h) Quais são os resultados da disciplina no transgressor?
. Faz-lhe ver a gravidade de seu pecado. O primeiro efeito de todo pecado é a cegueira espiritual. O transgressor, muitas vezes, não se dá conta da gravidade de seu pecado
. Obriga-lhe a definir-se: ou vive no pecado para a morte ou vive na justiça para a vida
. Conduz-lhe ao arrependimento - I Coríntios 7:8-10 (v9) “agora folgo, não porque fostes
contristados, mas porque o fostes para o arrependimento.”
. Produz nele frutos pacíficos de justiça e um verdadeiro arrependimento. Hebreus 12.11.
A Disciplina Não Mata, o Pecado Sim!
i) Com que atitude deve-se disciplinar?
. Com uma atitude paternal, em amor, sem ira, sem revanchismo e sem demora (Eclesiastes 8.11). A disciplina injusta divide a Igreja, assim como a tolerância pode produzir uma unidade impura.
. Não fazer acepção de pessoas, nem atuar com preconceitos (Provérbios 24.23-26; I Timóteo 5.2-21).
j) Qual deve ser a atitude daquele que é disciplinado?
. Deve aceitar a palavra, o juízo que os irmãos decretaram (Deuteronômio 17.8-13). Não compete ao transgressor julgar se a disciplina aplicada é ou não justa. "De acordo com o juízo que te disserem, farás".
. Não menosprezar o conselho determinado (Hebreus 12.5). A disciplina é uma expressão de amor e deverá ser suportada. Deve-se crer que ela produzirá santidade e bons frutos.
k) Cuidados que deve-se ter com o irmão em disciplina
. Não se deve abandonar o disciplinado durante o tempo durar a disciplina. Alguém deverá acompanhá-lo e ministrar-lhe até a sua completa restauração.
. Sua restauração, uma vez terminada, deverá ser comunicada aos demais irmãos. Temos Que Ensinar Aos Irmãos Sobre Disciplina. Isto os Ajudará a Não Pecar

