" SAIBAMOS QUE HÁ RICOS QUE TENDO TUDO NÃO POSSUEM NADA, ENQUANTO HÁ POBRES QUE NÃO TENDO NADA POSSUEM TUDO, POIS SOMENTE O SENHOR É O SEU GALARDÃO, A SUA PORÇÃO E O SEU GRANDE TESOURO " - Sábado

03/11/2012 09:11

 

RICO, PORÉM POBRE 

Josué 7:1, 19-26; Lucas 19:1-9

Às vezes, as pessoas se tornam ricas simplesmente porque estavam no lugar certo e na hora certa. Mas as pessoas nem sempre se tornam ricas da maneira certa.

A Bíblia conta a história de dois sujeitos que ganharam um bom dinheiro de maneira desonesta. Acã, um deles, pensou que tivesse um bom motivo para encher seus bolsos com os tesouros da cidade. Ele desobedeceu as ordens que Deus deu através de Josué. De maneira parecida, Zaqueu encheu seus bolsos tramando e tirando vantagem dos outros como cobrador de impostos. Ele podia cobrar o valor que quisesse e guardar uma parte para si. Ladrões! Não há meio-termo.

Ambos tentaram se esconder. Um escondeu os objetos roubados em sua tenda; o outro não revelava sobre seu dinheiro extra. Mas quando tiveram que enfrentar a Palavra de Deus, ambos foram descobertos. Como sinal de verdadeiro arrependimento, Zaqueu prometeu devolver quatro vezes mais o que havia roubado.

Ser rico não é um erro em si. Mas se buscamos a riqueza de maneira contrária à Palavra de Deus, devemos rapidamente nos arrepender — não apenas com palavras, mas com ações concretas. Só então ouviremos o Senhor Jesus dizer: “Hoje houve salvação nesta casa!”

 

ORE

Senhor, “não me dês nem pobreza nem riqueza; dá-me apenas o alimento necessário. Se não, tendo demais, eu te negaria e te deixaria, e diria: ‘Quem é o SENHOR?’ Se eu ficasse pobre, poderia vir a roubar, desonrando o teu nome.”

PENSE

“O SENHOR mata e preserva a vida; faz descer à sepultura e dela resgata. Ele é quem dá pobreza e riqueza.”