" SAIBAMOS QUE TODOS OS CAMINHOS PARA ANDARMOS PELO CAMINHO QUE NOS LEVARÁ À VIDA ETERNA COM DEUS SÃO ESTREITOS E DIFICULTOSOS, SEMPRE "
Os 4 caminhos que o cristão pode passar
Em João 14:6 é dito: "Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim."
4 caminhos que os cristãos passam:
1. Caminho de Damasco:
É o caminho da salvação, do encontro do homem com Deus. é através da salvação que temos paz com Deus. Um encontro real onde nossas vidas são transformadas. Saulo foi para o caminho de Damasco e teve um encontro com Deus. Quando nos prostramos aos pés do Senhor, todas as nossas feridas, mágoas e dores são curadas.
- Texto: Atos 9: 1-6:
1. Saulo, respirando ainda ameaças e morte contra os discípulos do Senhor, dirigiu-se ao sumo sacerdote
2. e lhe pediu cartas para as sinagogas de Damasco, a fim de que, caso achasse alguns que eram do Caminho, assim homens como mulheres, os levasse presos para Jerusalém.
3. Seguindo ele estrada fora, ao aproximar-se de Damasco, subitamente uma luz do céu brilhou ao seu redor,
4. e, caindo por terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues?
5. Ele perguntou: Quem és tu, Senhor? E a resposta foi: Eu sou Jesus, a quem tu persegues;
6. mas levanta-te e entra na cidade, onde te dirão o que te convém fazer.
2. Caminho de Emaús:
É o caminho do desânimo, indecisão , tristeza, abandono. Dois discípulos presenciaram os milagres e quando viram Jesus morrendo, saíram tristes, sem direção e quiseram voltar para sua cidade natal: Emaús. Perdemos a esperança pois não vemos com clareza o que realmente acontece em nossas vidas e, muitas vezes, Deus trabalha em segredo. O certo era os dois discípulos ficarem felizes pelo sepultamento de Jesus. Quando o mesmo ressuscitou, eles não quiseram aceitar e ver que Jesus estava próximo. Deus preocupa-se com suas frustrações e contabiliza os pontos positivos de suas vidas. Já o diabo, anota seus pontos negativos para tentar te derrubar. Jesus nunca irá te abandonar. Em muitas vezes nós decidimos nos preocupar mais com nossos problemas do que com Deus. Temos que olhar para o alto, onde vem o nosso socorro.
- Texto: Lucas. 24: 13-35:
13. Naquele mesmo dia, dois deles estavam de caminho para uma aldeia chamada Emaús, distante de Jerusalém sessenta estádios.
14. E iam conversando a respeito de todas as coisas sucedidas.
15. Aconteceu que, enquanto conversavam e discutiam, o próprio Jesus se aproximou e ia com eles.
16. Os seus olhos, porém, estavam como que impedidos de o reconhecer.
17. Então, lhes perguntou Jesus: Que é isso que vos preocupa e de que ides tratando à medida que caminhais? E eles pararam entristecidos.
18. Um, porém, chamado Cleopas, respondeu, dizendo: És o único, porventura, que, tendo estado em Jerusalém, ignoras as ocorrências destes últimos dias?
19. Ele lhes perguntou: Quais? E explicaram: O que aconteceu a Jesus, o Nazareno, que era varão profeta, poderoso em obras e palavras, diante de Deus e de todo o povo,
20. e como os principais sacerdotes e as nossas autoridades o entregaram para ser condenado à morte e o crucificaram.
21. Ora, nós esperávamos que fosse ele quem havia de redimir a Israel; mas, depois de tudo isto, é já este o terceiro dia desde que tais coisas sucederam.
22. É verdade também que algumas mulheres, das que conosco estavam, nos surpreenderam, tendo ido de madrugada ao túmulo;
23. e, não achando o corpo de Jesus, voltaram dizendo terem tido uma visão de anjos, os quais afirmam que ele vive.
24. De fato, alguns dos nossos foram ao sepulcro e verificaram a exatidão do que disseram as mulheres; mas não o viram.
25. Então, lhes disse Jesus: Ó néscios e tardos de coração para crer tudo o que os profetas disseram!
26. Porventura, não convinha que o Cristo padecesse e entrasse na sua glória?
27. E, começando por Moisés, discorrendo por todos os Profetas, expunha-lhes o que a seu respeito constava em todas as Escrituras.
28. Quando se aproximavam da aldeia para onde iam, fez ele menção de passar adiante.
29. Mas eles o constrangeram, dizendo: Fica conosco, porque é tarde, e o dia já declina. E entrou para ficar com eles.
30. E aconteceu que, quando estavam à mesa, tomando ele o pão, abençoou-o e, tendo-o partido, lhes deu;
31. então, se lhes abriram os olhos, e o reconheceram; mas ele desapareceu da presença deles.
32. E disseram um ao outro: Porventura, não nos ardia o coração, quando ele, pelo caminho, nos falava, quando nos expunha as Escrituras?
33. E, na mesma hora, levantando-se, voltaram para Jerusalém, onde acharam reunidos os onze e outros com eles,
34. os quais diziam: O Senhor ressuscitou e já apareceu a Simão!
35. Então, os dois contaram o que lhes acontecera no caminho e como fora por eles reconhecido no partir do pão.
3. Caminho de Jericó:
Caminho do amor ao próximo, ganhar almas ao Rei. Em que se prega o evangélio para as outras pessoas. Quem caminha por essa caminho ás vezes sofre decepções. Nessa passagem de Lucas, o sacerdote e um levita, homens com certos privilégios, ignoraram aquele homem semimorto. Podemos nos decepcionar com muitas coisas e/ou pessoas, mas nunca nos decepcionaremos com Jesus. É um caminho bom pois temos oportunidades para mostrar a palavra de Deus para as pessoas, darmos o nosso amor ao próximo, mesmo sendo o seu inimigo. Ser humilde e ajudar as pessoas. "Amarás a teu próximo como a ti mesmo" (Marcos 12:31). É o caminho onde o inimigo coloca obstáculos quando trilhamos o caminho de Jericó para fazer a obra de Deus. O fraco, sem fé e sem determinação fica em Emaús. Trilhe o caminho de Jericó.
-Texto: Lucas 10: 30-37:
30. Jesus prosseguiu, dizendo: Certo homem descia de Jerusalém para Jericó e veio a cair em mãos de salteadores, os quais, depois de tudo lhe roubarem e lhe causarem muitos ferimentos, retiraram-se, deixando-o semimorto.
31. Casualmente, descia um sacerdote por aquele mesmo caminho e, vendo-o, passou de largo.
32. Semelhantemente, um levita descia por aquele lugar e, vendo-o, também passou de largo.
33. Certo samaritano, que seguia o seu caminho, passou-lhe perto e, vendo-o, compadeceu-se dele.
34. E, chegando-se, pensou-lhe os ferimentos, aplicando-lhes óleo e vinho; e, colocando-o sobre o seu próprio animal, levou-o para uma hospedaria e tratou dele.
35. No dia seguinte, tirou dois denários e os entregou ao hospedeiro, dizendo: Cuida deste homem, e, se alguma coisa gastares a mais, eu to indenizarei quando voltar.
36. Qual destes três te parece ter sido o próximo do homem que caiu nas mãos dos salteadores?
37. Respondeu-lhe o intérprete da Lei: O que usou de misericórdia para com ele. Então, lhe disse: Vai e procede tu de igual modo.
4. Caminho de Jerusalém:
Caminho da perseverança, compromisso e aliança com Deus. Fazer o que Jesus fala e deixar de lado a comodidade. é um lugar santo onde temos que estar em santidade. Tem de rejeitar seu passado pois somos nova criatura . Quem vive de passado não entra na terra prometida. Quando nos colocamos numa posição diante de Deus, ele faz milagres em nossas vidas. Depois que entregamos as nossas vidas nas mãos de Deus, nossos pecados são lançados no mar do esquecimento e o diabo vive para buscar essas más lembranças e basta apenas dizer NÃO para ele. Devemos trilhar o caminho de Deus, a porta estreita, que leva à salvação.