" SE QUISERMOS SER UM BOM EXEMPLO PARA NOSSOS FAMILIARES PRECISAMOS NOS ESPELHAR EM QUEM FOI O EXEMPLO - CRISTO - E PROCURAR COM DILIGÊNCIA ANDAR COMO ELE ANDOU "

05/09/2012 11:55

 

NOVO VELHO HOMEM

 

Figura emblemática na família e na sociedade,o homem tem, ao longo dos séculos experimentado diversas transformações ao exercer novos papéis e assumir outras tantas responsabilidades. Da caverna rústica ao lar aconchegante, da tarefa de buscar a caça à obrigação de prover o sustento da família, ele percorreu um longo caminho até se tornar o que é hoje.

E, se definir neste homem era relativamente simples há algumas décadas, hoje se tornou algo mais complexo e nebuloso em função das várias mudanças que tem afetado a vida moderna. Por causa disso, muitos homens parecem perdidos e não sabem que modelo seguir:

o antigo típico ”machão” pouco participativo e nada afetuoso, mas decidido, constante e seguro; ou o novo o ”gentleman” sensível e companheiro, mas instável.

Hesitante e indeciso.

Essa polarização contribuiu, entre outras coisas, para o surgimento de um fenômeno que especialistas chamam de ”adolescência precoce” e ”adolescência tardia”. O primeiro fala de jovens com comportamentos antecipados, que são estimulados pela mídia e mesmo

pela família, como o consumo de bebidas alcoólicas e cigarros, namoros com envolvimento sexual, liberdade sem limites etc. O segundo diz respeito a homens que adiam suas atribuições adultas com a manutenção dos comportamentos imaturos próprios da adolescência.

Enquanto alguns homens tornam-se pais muito antes do tempo adequado, outros que já deveriam estar cuidando do seu futuro, ainda preferem passar o tempo em baladas

ou com colegas e seus videogames.

Com certeza, há um caminho intermediário que equilibra essas vertentes opostas e permite ao homem ser mais afetuoso e cordial sem perder sua masculinidade e hombridade. Mas este caminho não está claro ainda para a maioria dos homens. E por isso há que se buscar essa nova identidade. E que não é outra senão o ”velho” modelo que a Bíblia apresenta já há tanto tempo:

”Então Jacó trabalhou sete anos por Raquel, mas lhe pareceram poucos dias, pelo tanto que a amava.” (Gênesis 29.20)

”As mãos preguiçosas empobrecem o homem, porém as mãos diligentes lhe trazem riqueza” (Provérbios 10.4)

”(Trate) as mulheres idosas, como a mães; e as moças, como a irmãs, com toda a pureza” (1 Timóteo 5.2)

”Do mesmo modo vocês, maridos, sejam sábios no convívio com suas mulheres e tratem-nas com honra, como parte mais frágil e co-herdeiras do dom da graça da vida...” (1 Pedro 3.7)

Além destes exemplos e princípios bíblicos, Cristo é o maior e melhor modelo para todo e qualquer homem que deseja desempenhar bem seu papel nesta vida.

Jesus foi um homem sábio e preparado.

Ele cuidou de sua família e trabalhou com seu pai. Sabia servir e liderar.

Não compactuava com as injustiças e se importava com os menos favorecidos. Pagava seus impostos e respeitava as leis vigentes em sua época. Era manso quando necessário e firme quando a ocasião exigia. Tratou as mulheres com deferência e respeito. Preparou e mentoreou continuadores para o seu ministério, ensinando-os e instruindo-os. E, principalmente, cultivou uma profunda vida espiritual e estava em constante comunhão com o Pai.

Conhecer o projeto eterno de Deus para o homem, viver um cristianismo autêntico, prático e saudável, e se inteirar das mudanças pelas quais a sociedade passa, é fundamental para a construção de uma identidade  masculina clara e definida, que proporcione ao homem plena satisfação pessoal e condições para cumprir seu chamado.