" SOMOS SIMPLES VASOS DE BARRO, QUE QUANDO DA ACEITAÇÃO DE CRISTO, NOS TORNAMOS MAIS PRECIOSOS DO QUE O OURO REFINADO, NÃO POR VALOR PRÓPRIO, MAS PELO VALOR D'AQUELE QUE HABITA EM NÓS " - Domingo

24/03/2013 10:45

 

A ARCA DA ALIANÇA


“A qual [a igreja] é o seu corpo, a plenitude daquele que a tudo enche em todas as coisas.” 
Ef 1.23

A arca da aliança era uma caixa de madeira de acácia coberta de ouro, que ficava no santo dos santos, no tabernáculo. Se o tabernáculo é um símbolo da igreja, a arca da aliança é um símbolo de Cristo. A igreja é a habitação de Deus e Cristo habita na igreja. A arca foi feita de acácia, porque o Verbo se fez carne. Assim como a acácia é uma madeira dura e cheia de nós, Cristo assumiu não apenas nossa humanidade, mas tomou sobre si os nossos pecados.

Dentro da arca ficavam três objetos: as tábuas da lei, o vaso com maná e a vara de Arão que floresceu. Esses três objetos apontam para Cristo. Jesus é a verdadeira Palavra de Deus, o Verbo encarnado, a revelação máxima de Deus. Jesus é o verdadeiro Pão que desceu do céu e alimenta todo homem. Jesus é a vara seca que floresceu, pois embora tenha sido crucificado, morto e sepultado, ressurgiu dentre os mortos e está vivo pelos séculos dos séculos.

Vale destacar que Jesus está na igreja. A igreja é o seu corpo. A arca era um símbolo da presença de Deus no meio do seu povo. Jesus está em nós, frágeis vasos de barro. Bendito mistério!

ORE

Deus soberano, tu vieste habitar em mim na pessoa do teu Espírito Santo! Apesar do que eu sou, um frágil e pobre pecador, tu estás sempre comigo.

Em nome de Jesus.

Amém.