" SE RENOVARMOS A NOSSA MENTE EM RELAÇÃO A CRISTO E A SUA PROMESSA À NÓS, NUNCA NOS SENTIREMOS SEM FÉ, POIS DE FATO, ESTAREMOS ANDANDO COM O AUTOR E CONSUMADOR DA NOSSA FÉ. "

13/09/2016 08:32
SÓ OS NASCIDOS DE DEUS VENCEM O MUNDO
                
" Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé.  "  -  1 João 5.4
________________________________________________
De que fé, falou o apostolo João nesta exortação, de qualquer tipo de fé, pois mesmo que muitas desconheçam a vários tipos de fé.
 
Só para exemplificar, há aqueles que tem fé em si mesmos, em seus feitos.
 
Mas, isto não vem ao caso agora.
 
Vamos examinar este versículo por etapas, pois creio que é a melhor maneira de nos conscientizarmos de que fé fala o texto aplicado.
 
A primeira parte do versículo diz: " Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; "
 
Não somos todos, nascidos de Deus, então? 
Em um sentido físico, sim, pois Deus, por meio de Sua Palavra determinou que o homem se multiplicasse na terra. 
 
Porém com a entrada do pecado no mundo, o homem espiritual veio a morrer diante de Deus. Onde todos são criaturas de Deus, mas nem todos são filhos.
Gênesis 2.17
 
Sendo necessário então um novo nascimento, conforme Jesus mesmo ensinou a Nicodemos, um religioso da época que ficou totalmente confuso e transtornado com esta palavra do Mestre Jesus.  João 3. 1 - 15
 
Para que este novo nascimento ocorra, é necessário que recebamos e reconheçamos o Senhorio de Cristo em nossa vida. 
 
Onde assim, nos é dado o poder de se tornar filhos de Deus. João 1.12,  Gálatas 3.26, Judas 1.3
 
Sendo Jesus o Autor e o Consumador da nossa fé, tanto o início desta fé precisa ser iniciada n'Ele, por Ele e com Ele, tal qual também o seu fim, pois somente em Cristo estamos salvos e somos salvos de toda e qualquer condenação de outrora e da que está por vir em um breve e iminente tempo.
 
Hebreus 12.2;  Romanos 8.1;  Colossenses 2.10
Ao analisarmos a segunda parte do versículo, vemos a enfática e concisa afirmação do apostolo ao dizer:  “ e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé. “
 
O fato é que a vitória e a fé são intrínsecas em si mesmas. Pois a vitória está em termos esta fé, e a fé determinará esta vitória.
 
Sabendo-se que a vitória está no sentido contrário da visão humana carnal, natural, pois vencer o mundo, não determinará que, venceremos ou obteremos sucesso no mundo,  aos olhos do homem natural.
 
Pois vemos que Jesus foi tido como derrotado no mundo por aqueles que o ouviam na sua época. Porque o mundo não entende as coisas concernentes a Deus, somente as relativas ao homem carnal, pois, o mundo jaz no maligno. E isto fora confirmado pelo próprio Mestre Jesus.   Mateus 16.23
 
A vitória que esta fé nos proporciona é relacionada a tudo aquilo que não podemos conquistar aqui neste mundo terreno, ainda nesta dimensão terrena, pois ela nos leva a crer que podemos conquistar o invisível, o intangível, o indescritível,  o insondável, afinal, o incrível.
 
Esta sim, é a fé que nos leva a vencer realmente o mundo e as suas táticas ilusórias,  para que venhamos a deformar a nossa fé para conquistar as coisas espirituais, celestiais e eternas, focando-a nas coisas materiais, terrenas e passageiras.
 
A fé original de Cristo, na realidade, nos levará a conquistar em tempo oportuno, determinado por Ele, tudo aquilo que jamais aqui, nesta vida, neste mundo, conquistaremos.
 
“ORA, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem. “  Hebreus 11.1
 
Por isto podemos melhor compreender o que o apostolo Paulo disse:
 
“ Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé. “  2 Timóteo 4.7
 
E sabemos de que forma ele morreu.
Para concluir, esta fé nunca poderá ser fundamentada, fora ou além, ou até mesmo comparada em relação ao que Cristo fez e de Quem Ele de fato É.
 
“Porque ninguém pode pôr outro fundamento além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo.  “ 1 Coríntios 3.11
 
Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. 1 Timóteo 2.5
 
E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos. Atos 4.12
 
E se assim não for, tal fé não é a mesma que um dia, de uma só vez nos foi dada para vencermos ao mundo e obtermos a vitória eterna.
A fé que vende o mundo, é a fé naquele que o mundo já venceu.
 
É a fé no Filho de Deus, o primogênito de muitos outros, que por meio d'Ele se tornam verdadeiramente filhos de Deus, por meio da adoção divina e eterna.
 
Abraços fraternais a todos.
 
Na graça e paz abundantes em Cristo Jesus!
 
Pr. Elio Loiola