" O PADRÃO DE DEUS PARA A FAMÍLIA QUE CRÊ QUE A BÍBLIA É A SUA PALAVRA "

07/08/2012 14:20

 

O Padrão Divino Para 0 Culto Doméstico - Parte 41
 
CONTRIBUINDO NA CASA DE DEUS. II Co 8.1-15
 
A Bíblia não fala somente de dízimos, fala de ofertas voluntárias, alça­das, e outros tipos de contribuição que devem ser trazidos à casa de Deus para serem aplicadas na manutenção de Sua obra, Seus obreiros e Seus filhos, como podemos analisar no texto biblico supracitado e em outros textos da Bíblia.
0 dízimo é do Senhor, é sagrado, é intocável, não pode ser sonegado nem desviado para outro fim ( Exs : enriquecimento ilícito e precoce, marketing pessoal ou denominacional e ostentação de estrutura física gerando assim competição por causa de inveja como diz o apostolo Paulo. Quem não é fiel no dízimo está debaixo de condenação (Ml 3.8,9), da mesma maneira que quem é fiel nos dízimos está debaixo de poderosas bênçãos (MI 3.10-12). Desviar o dízimo, usando-o para fim próprio é cometer sacrilégio, é sinal de avareza que é idolatria. 
 
É assim que a Bíblia ensina, como ensina também que o templo do Senhor hoje é o nosso corpo, a nossa vida, então desta forma podemos e devemos constatar que as pessoas, e o amenizar ou até findar suas necessidades  são prioridades, pois amar a Deus  em primeiro lugar e amar ao próximo como a si mesmo, foi considerado iguais, na mesma proporção de intensidade por Jesus Cristo, por João ( o apostolo do amor, aquele que jesus amava, aquele que mantinha junto com Pedro e Tiago uma maior intimidade com Cristo ).
 
Abro um espaço aqui para um pensamento pessoal: " Hoje vemos investimentos vultuosos para construção de templos ( que um dia não sobrará pedra sobre pedra ), para programas  em telefusão e radiofusão e até mesmo para cruzadas evangelísticas ( não que isso seja errado pois temos que pregar o evangelho de todas as maneiras possíveis, a questão está na intensão desse investimento, qual o verdadeiro alvo e o principal problema é que em nuitas denominações os seus membros passam necessidades e não são socorridos por seus próprios lideres, pois muitos preferem levantar novos templos, ou novas paredes para estruturar e reformar o templo antigo,do que levantar e estruturar famílias que estão caídas em todos os sentidos. E a Bíblia também nos ensina que se não cuidarmos dos que são nossos e principalmente dos da nossa família, negaremos a fé e nos tornaremos piores do que os infiéis  ( 1 Tim. 5 : 8 ), - então me questiono, será que já não está acontecendo este fato ? 
Creio que devemos ter o discernimento de como e onde dizimar, para não sermos participantes de obras infrutuosas e das trevas, pois Deus perdoa o tempo da ignorância, porém toda obra das treva a qual participamos com conhecimento pagaremos o preço. Pois tudo que semearmos, com certeza colheremos". 
 
As ofertas voluntárias estavam sujeitas ao desejo de cada um trazer na casa de Deus aquilo que estava ao seu alcance, oferta da ceifa, do gado, de manjares, ouro, prata, bronze, incenso, mirra, além das ofertas queimadas, e da oferta pacífica (Ex. 22.9; Lv. 1.2; Mt 2.11; Ex 25.3 e ref.) e muitas outras. A oferta alçada era aquela determinada pelas autoridades eclesiásticas, em mo­mentos especiais, tais como a construção do tabernáculo, do templo, a ajuda aos flagelados, e tantas outras ocasiões que exigia a participação ativa de todo o povo.
 
Num certo  sentido, todas as ofertas eram alçadas, partindo do princípio de que Deus havia exigido os diferentes tipos de ofertas para Israel.
 
É bíblico o pastor estabelecer métodos de contribuição para a igreja, vi­sando determinado fim: construção, missões, ajuda comunitária, auxílio para os irmãos em tempo de flagelos ou crises econômicas. Foi o que fizeram as igrejas da Macedônia, conforme o texto supra citado. Nesse esforço conjunto de contribuição, a família precisa estar engajada. Toda a família deve ser di­zimista, deve cooperar nos esforços conjuntos de sustentação do ministério, da evangelização, das missões além fronteiras, das construções de templos, es­colas, orfanatos, asilos e todas as  necessidades que seus membros possua.
Para uma mão que se abre em contribuir, Deus estende a sua mão, e faz prosperar, enchendo-a de bens materiais e dádivas espirituais. 
Por isso a Bíblia diz: "Daí, e dar-se-vos-á dado; boa medida, recalcada, sacudida e trans­bordando deitarão no vosso regaço . . . " (Lc 6.38). 
 
Deus ajude as famílias.