"VEMOS MAS NÃO ENXERGAMOS"

06/06/2011 14:58

 

                     Mundo Virtual

Entrei apressado e com muita fome no restaurante.Escolhi uma mesa bem afastada do movimento, porque queria aproveitar os poucos minutos de que dispunha naquele dia atribulado para comer e consertar algumas programações de um sistema que estava desenvolvendo no meu lap top , além de planejar minha viagem de férias, que há tempos não sei o que são. 

Pedi um filé de salmão com alcaparras na manteiga, uma salada e um suco de laranja, pois afinal de contas fome é fome, mas regime é regime não é? 

Abri o meu notebook e levei um susto com aquela voz baixinha atrás de mim: 

- Tio, dá um trocado?

- Não tenho, menino. 

- Só uma moedinha para comprar um pão, Tio. 

- Está bem, eu compro um pão para você. 

Para variar, a minha caixa de entrada estava lotada de e-mails. 

Fiquei distraído vendo poesias, as formatações lindas, rindo com as piadas malucas. 

Ah! Essa música leva-me até Londres e boas lembranças de tempos idos. 

- Tio, pede para colocar margarina e queijo també?. 

Percebi que o menino tinha ficado ali, plantado do meu lado! 

- Ok. Mas depois me deixe trabalhar, pois estou muito ocupado, tá? 

Chega a minha refeição e com ela o meu constrangimento. 
Faço o pedido do menino, e o garçom me pergunta se quero que mande o menino ir embora. 

Meus resquícios de consciência, me impedem de dizer. Digo que está tudo bem. –

-Deixe-o ficar. Traga o pão e mais uma refeição decente para ele. 
Então o menino se sentou à minha frente e perguntou: 
- Tio, o que está fazendo? 
- Estou a lendo uns e-mails. 
- O que são e-mails? 
- São mensagens eletrônicas mandadas por pessoas via Internet. Sabia que ele não ia entender nada, 
mas, a título de livrar-me de questionamentos disse: 
- É como se fosse uma carta, só que via Internet. 
- Tio você tem Internet? 
- Tenho sim, é essencial no mundo de hoje. 
- O que é Internet, Tio? 
- É um local no computador, onde podemos ver e ouvir muitas coisas, notícias, músicas, conhecer pessoas, ler, escrever, sonhar, trabalhar, aprender. Tem de tudo no mundo virtual. 
- E o que é virtual, Tio? 
Resolvo dar uma explicação simplificada, novamente na certeza que ele pouco vai entender e vai me liberar para comer minha refeição, sem culpas. 
- Virtual é um local que imaginamos, algo que não podemos pegar, tocar. É lá que criamos um monte de coisas que gostaríamos de fazer. Criamos nossas fantasias, transformamos o mundo em quase como queríamos que fosse. 
- Legal isso. Gostei! 
- Mocinho, você entendeu o que é virtual? 
- Sim, Tio, eu também vivo neste mundo virtual. 
- Você tem um computador, Garoto?  
- Não, mas o meu mundo também é desse jeito...Virtual. Minha mãe fica todo dia fora, só chega muito tarde, quase não a vejo. Eu fico cuidando do meu irmão pequeno que vive chorando de fome e eu dou água para ele pensar que é sopa.  Minha irmã mais velha sai todo dia, diz que vai vender o corpo, 
mas não entendo, pois ela volta sempre com o corpo. Meu pai está na cadeia há muito tempo. Mas imagino sempre imagino nossa família toda junta em casa, muita comida, muitos brinquedos de natal, e eu indo ao colégio para virar um médico um  dia. Isto não é virtual, Tio? 
Fechei meu notebook, não antes que as lágrimas caíssem sobre o teclado. 
Esperei que o menino terminasse de literalmente 'devorar' o prato dele, paguei a conta, e dei o troco para o garoto, que me retribuiu com um dos mais belos e sinceros sorrisos que já recebi na vida e com um 'Brigado Tio, você é legal!'. 
Ali, naquele instante, tive a maior prova do virtualismo insensato em que vivemos todos os dias. Que possamos ter olhos para os excluídos da sociedade e não somente para as coisas que são de nosso próprio interesse e que só servem para satisfazer o nosso ego enquanto a realidade cruel nos rodeia de verdade e fazemos de conta que não percebemos!

Que possamos ter olhos para os excluidos da sociedade e não somente para as coisas que são de nosso próprio interesse e que só servem para satisfazer o nosso ego.  
 
 
 
 
 

 

Autor desconhecido

 

 

 
 

   

 

Postado por Elio loiola 
 

Marque sua visita no livro de visitas, comente e se quiser mande temas para postar