' O VERDADEIRO CRISTÃO SE CONHECE PELOS FRUTOS E NÃO PELOS DONS "

07/12/2011 08:32

 

SUCESSO DURADOURO NÃO É FEITO SÓ DE TALENTO
E CARISMA, CARÁTER É IMPRESCINDÍVEL   
                  
          "A ética do caráter ensina que existem princípios básicos para uma vida proveitosa, e que as pessoas só podem conquistar o verdadeiro sucesso e a felicidade duradoura quando aprendem a integrar estes princípios a seu caráter básico".
 
                             Stephen R. Covey
 
  Você já leu que, até mesmo depois de morto, ainda continuamos a influenciar, positiva ou negativamente? Veja o que a Bíblia diz: "Pela fé Abel ofereceu a Deus maior sacrifício do que Caim, pelo qual alcançou testemunho de que era justo (caráter), dando Deus testemunho dos seus dons, e por ela, depois de morto, ainda fala (influência)".1
Aprendemos com José, que não é o ambiente que faz a pessoa, mas é a pessoa, cuja vida tem propósito bem definido, por causa da sua profundidade de caráter e de seu compromisso com Deus, é que faz o ambiente. José estava longe dos pais, dos irmãos, dos parentes, da sua casa, da sua cultura, enfim,  da sua terra,  porém não negociou o que é inegociável - princípios - e isso tem a ver com caráter. O grande desafio hoje, para aqueles que muitas vezes são obrigados a deixar a sua casa, para estudar ou trabalhar em outra cidade, estado ou até mesmo em um outro país,  buscando o melhor para a sua vida, é influenciar, e não ser influenciado, é alterar, e não ser alterado, é mudar e não ser mudado.
É impressionante como José exercia grande influência em uma terra tão distante, em um ambiente tão hostil, em um lugar onde as circunstâncias eram favoráveis para uma vida descompromissada  de  princípios. A pergunta é: Onde estava o segredo desse escravo-vencedor?
 
A força de José estava na profundidade e na nobreza do seu caráter.
 
Se o caráter é um feixe de hábitos, lembro-me do que disse Jim Peterson:  "Bons hábitos não são criados em datas de aniversários, nem um caráter cristão é formado no primeiro dia de um novo ano. A 'oficina' do caráter encontra-se no dia-a-dia da vida. É aqui que as batalhas são ganhas ou perdidas."  Sucesso aprovado por Deus não se faz apenas com talento e carisma, é preciso ter caráter. Foi no exercício do seu trabalho como escravo livre, que o patrão se surpreendeu: "Vendo Potifar que o Senhor era com Ele (José)..." 2  A grandeza e a profundidade do caráter desse campeão no Egito se manifestavam através das suas atitudes, do seu comportamento e da sua conduta. Ao fazer esta constatação, logo Potifar colocou tudo o que possuía nas mãos de José.
 
"...deixou tudo o que tinha na mão de José, de maneira que nada sabia do que estava com ele, a não ser do pão que comia".3
 
Caráter - confiança... Deus não avalia você da mesma forma que os homens o avaliam. Para estes, você vale pelo que você "tem",  para Deus você vale pelo que você "é".  Sua atitude determina sua altitude.  O conteúdo de vida desse cidadão de alma nobre (José) revela um caráter que tinha a consistência de uma rocha. Como escravo,  talvez  ele não fosse  relevante aos olhos de muitos, quem sabe, nem era contabilizado, no senso, com os cidadãos livres do Egito, porém, diante de Deus, ele era como "a menina dos olhos", um tesouro precioso, um vaso de honra, um instrumento afinado... O que você prefere, ser relevante aos olhos dos homens e não existir diante Deus, ou ser relevante aos olhos de Deus e muitas vezes imperceptível aos olhos dos homens? Os que fazem a opção de ser relevante diante de Deus, não negociando - princípios - não vendendo a alma a fim de alterar e não ser alterado pelo ambiente quase sempre contaminado e corrompido, serão por Ele (Deus)  exaltados. Veja o que aconteceu com Daniel, que também fez a opção de não se contaminar, não se vender, quando foi levado para servir na Babilônia.4  "Ora, a esses quatro jovens Deus deu o conhecimento e a inteligência em todas as letras e sabedoria; mas a Daniel deu entendimento em toda visão e sonhos." 5 Deus continua à procura de gente que tenha as marcas que foram manifestadas no caráter de José, no Egito, e de Daniel, na Babilônia, "para que sejais irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis, no meio de uma geração corrompida e perversa, entre a qual resplandeceis como astros no mundo;" 6 
"Vendo Potifar que o Senhor era com ele - José..." Sem dúvida, José era extremamente carismático, o que fazia com que ele sempre caísse  na graça das pessoas. Quando falo em carisma, estou falando em sedução, mágica, originalidade, atração, charme, dinamismo, presença, magnetismo, personalidade, confiança, vitalidade, força, persuasão,  desinibição, comunicação e senso  de humor. Se José tivesse todas estas virtudes carismáticas, mas não tivesse integridade de caráter, com certeza ele não estaria na galeria dos santos heróis da fé.
Fazendo uma auto-avaliação, pergunte para você mesmo: - No trabalho, na escola, na igreja, na vizinhança, na família, as pessoas, quando olham para mim, conseguem perceber Deus no meu estilo de vida? Sua postura, seu comportamento, suas atitudes, o conteúdo das suas conversas, sua maneira de lidar com seus negócios, a forma de tratar o sexo oposto, a maneira como você lida com as críticas e a oposição e a maneira como você se veste manifestam a presença de Deus com e em você? Era possível enxergar Deus em e com José, por causa da qualidade do seu caráter, que era fruto do seu comprometimento com os princípios que devem nortear a vida de quem é servo de Deus.  
José viveu como alguém que tinha consciência de que Deus esperava muito dele. Não é diferente com você e comigo, pois Deus espera muito de nós, isto porque Ele nos deu um grande potencial que não pode ser negligenciado. Por estar longe de casa, José poderia sentir-se livre para viver levianamente, porém ele fez a opção de viver para o louvor e a glória do nome do Senhor. Ele estava disposto a alterar o ambiente e não ser alterado pelo ambiente. Aqui está uma grande lição para todos aqueles que estão vivendo sob pressão no trabalho, na escola ou na própria família, é possível influenciar e não ser influenciado.  Uma vez perguntaram a um pobre cego: "Por que você leva consigo uma lâmpada quando sai de noite, já que não pode ver a sua luz?" "Levo-a", respondeu, "para que os outros me vejam e não tropecem em mim". Ande, pois, de tal maneira que as pessoas recebam de você apenas bênçãos; lute para nunca ser motivo de escândalo, e o testemunho que darão a seu respeito, quando chegarem na casa do Pai Celeste, será: "Tu fostes sempre um motivo de bênção para mim". Não é esta uma santa ambição, digna de todo sacrifício? Você não foi chamado para ser "mundo do mundo" e "terra da terra", e sim para ser  "luz do mundo e  sal da terra"; chamado para fazer a diferença "no Egito = que é o mundo hoje". Deus espera muito de você, porque lhe deu um grande potencial, não O decepcione!
________________
1)     Hebreus 12:4
2)     Gênesis 39:3
3)     Gênesis 39:6
4)     Daniel 1:8
5)     Daniel 1:7
6)     Filipenses 2:15c