“BUSCAR CONHECER O ESPÍRITO SANTO É UMA NECESSIDADE PRIMÁRIA PARA TODOS AQUELES QUE DILIGENTEMENTE QUEREM SERVIR A CRISTO E A SUA CAUSA, E PRINCIPALMENTE ASSEGURAR SUA SALVAÇÃO PESSOAL” - Parte 6
A Necessidade de termos O Outro Consolador em Nós – A Igreja de Cristo - Parte 6
III – QUAIS OS RESULTADOS DE UMA VIDA CONTROLADA PELO ESPÍRITO SANTO?
Nos leva a produzir o fruto do Espírito (Gl 5:22-23) e manifestá-lo de forma quádrupla:
1. Em relação a Deus – louvor, adoração, e gratidão;
2. Em relação a si mesmo – andar prudentemente, ter paz interior, ter propósito na vida e busca constante da vontade de Deus, conforme revelada em Sua Palavra;
3. Em relação a Igreja – comunhão no Corpo de Cristo. Isto envolve sinceridade uns com os outros (Ef 4:25), ter um coração que cede ao seu próximo por amor (Ef 5:21);
4. Em relação ao mundo – vida exemplar no trabalho (Ef 6:5-9), testemunho vivo de Jesus (Ef 6:19,20), vitória sobre o inimigo a cada dia (Ef 6:10-12).
IV – O HOMEM ESPIRITUAL VENCE AS TENTAÇÕES
Não obstante, a pessoa ser salva por cristo, ela está sujeita às tentações. Aliás, é após a conversão que as tentações se tornam evidentes. O fato é que agora, após a aceitação de Jesus, a pessoa está envolvida numa batalha espiritual. Deus, porém, já nos deu todas as armas para vencermos esta batalha.
Deus não nos quer espírito, mas homens e mulheres espirituais (I Co 2:15). Somente um homem espiritual pode discernir e compreender a vontade de Deus e cumpri-la, vencendo as provações e tentações.
A Bíblia afirma que o cristão não deve viver debaixo do império da morte, do pecado. Por outro lado, afirma também que seremos provados em nossa fé. O que fazer então?
V – A DIFERENÇA ENTRE TENTAÇÃO E PROVAÇÃO
Tentação
- Sua origem é satânica e carnal (Mt 4:1);
- Visa sempre o mal, ou seja, tirar-nos da dependência de Deus (Mt 4:3-11);
- Não é pecado em si. Jesus foi tentado, porém não cedeu a tentação (Hb 4:15);
- Pode ser definida como aquele impulso inicial que a pessoa sente para cometer pecados.
Quando satanás tenta nos seduzir a realizar a vontade da carne ou a sua vontade induzindo-nos a pecar contra Deus.
Provação
- É de origem divina (Gn 22:1-12);
- Visa fortalecer a pessoa e não derrubá-la (Hb 11:8-10). Abraão foi exaltado e adquiriu bom testemunho após ter sido aprovado;
- Como a palavra já diz, significa “pôr alguém à prova, submete-la a um teste” (Dt 8:2);
- A provação vem, muitas vezes, através de sofrimento (I Pe 2:19-21);
- É motivo de alegria (Tg 1:2-4). A provação da fé produz perseverança, integridade e caráter. Através da provação somos aperfeiçoados, se formos aprovados.
- Os aprovados receberão galardão (Tg 1:12).
Às vezes, um mesmo fato pode servir de tentação e provação. Deus permite certas coisas em nossa vida para provar a nossa fidelidade e nos fortalecer ainda mais (guando o ouro passa pelo fogo, ele é depurado). Contudo o diabo tira proveito da mesma circunstância para nos derrubar.
Um exemplo disso vemos no livro de Jó (Tg 5:10,11- I Pe 1:6,7).

