" A IDOLATRIA NOS AFASTA DE DEUS, POIS TIRAMOS DELE O PRIMEIRO LUGAR DE NOSSAS VIDAS E EM NOSSAS VIDAS, GERANDO EM NÓS MORTE AO INVÉS DE VIDA. " - Quarta Feira

28/01/2015 11:39
O PERIGO DA IDOLATRIA
“Eu, o Senhor, sou Deus zeloso...” Ex 20.5
 
Deus escolheu para si um povo peculiar e fez com ele uma aliança eterna. Ele é o nosso Deus e nós somos o seu povo. O nosso Deus é zeloso e anseia por nós com ciúmes. Ele não nos divide com ninguém. O contexto em que este texto aparece deve nos levar a uma profunda reflexão. Ao destacar o zelo de Deus, o Espírito Santo está nos mostrando que, em virtude do amor incomparável e redentor de Deus pelo seu povo, ele não admite em hipótese alguma a presença de ídolos, ícones e imagens de escultura no contexto da adoração que lhe prestamos.
 
Na continuação do versículo, vemos que a idolatria é um mal terrível. Esse mal se estende e se alastra como fogo em rastilho de pólvora, passando de geração a geração. Esse fato pode ser constatado ao vermos que, no Brasil e no mundo inteiro, milhões de pessoas ainda se prostram diante de imagens para venerá-las. É importante ressaltar que essa prática não ficará sem o juízo divino, mesmo que seja na terceira e quarta geração (Ex 20.5).
 
A idolatria é uma abominação diante de Deus, pois provoca o zelo de Deus e desemboca na ira de Deus. Jamais uma imagem visível pode representar o Deus invisível. Jamais uma imagem tangível pode representar a Deus, que é espírito. Deus busca adoradores que o adorem em espírito e em verdade.
ORE
 
Pai amado, que por meio do Seu Espírito Santo, nós aprendamos a ser zelosos para com a sua palavra, sua santidade, adorando-o em espírito e verdade.
 
Em Nome de Jesus.
 
Amém.
Referência para leitura: Tiago 4.1-10