" A OBEDIÊNCIA É PRINCÍPIO INERENTE A TODOS QUANTOS DECLARAM AMAR E TER FÉ EM DEUS, EM CRISTO, NO SEU ESPÍRITO, MEDIANTE À PRÁTICA REGULAR DA SUA PALAVRA. "

07/02/2018 10:59
AMOR DEMONSTRADO LITERALMENTE PELA OBEDIÊNCIA ÀQUELE QUE SE DIZ AMAR 
 
" Se me amais, guardai os meus mandamentos. " - João 14.15
 
Creio que na expressão desta palavra de Jesus Cristo aos seus discípulos, é impossível não compreende-la, para que se coloque em prática ao que os exorta, ao que lhes pede pede.
 
Em toda frase, onde encontramos a preposição " Se ", declara-se uma condição para que algo seja plenamente comprovado, manifestado, caracterizado e realizado. Isaías 1:19
 
Tudo vai depender do contexto ao qual venha a ser aplicado. 
 
A conjunção condicional preposição " SE " indica uma escolha a ser feita por quem a recebeu e uma disposição e determinação a realizar ou não, por quem a anunciou, tudo dependendo exclusivamente da decisão do ouvinte. Tiago 1: 19 - 27
 
Neste contexto em questão não é diferente, pois Jesus está ensinando aos seus discípulos a respeito do amor deles declarado a Ele.
 
Condicionando a manifestação real e verdadeira desta declaração, onde o amor a Ele declarado não seria reconhecido, somente pela palavra em si saída de seus lábios, mas pela atitude por eles tomada em relação àquela declaração, ao se colocarem em total obediência aos mandamentos, aos ensinos que Ele lhes havia transmitido e que viria ainda a transmitir, como o fe, mesmo em meio à sua ascensão aos céus e em outros momentos relatados na Bíblia. Atos 1: 1 - 11; Apocalipse 1.
 
E desde aquela época até aqui em nossa geração, nada mudou, nada se inovou, pelo contrário, O Espírito Santo renova a Palavra de Deus nos mesmos moldes por Ele estabelecido a cada nova geração que surge, que desponta na historia da humanidade, e sempre o fará até o desfecho final desta historia.
 
Onde Ele, O Espírito confirma e nos testifica deste fato a cada dia em nossas vidas, nos convencendo desta mesma necessidade em guardarmos os mandamentos de Cristo, para que Ele venha então, a cumprir em nós e a nós os seus propósitos, as suas promessas relacionadas à vida eterna e tudo mais que a envolve e pela qual somos envolvidos.
 
Guardar os seus mandamentos, não se resume em decorá-los e guardá-los em nosso intelecto, assim como fazemos para prestar um exame, uma prova em um concurso ou algo similar.
 
Onde passado o ensejo, se questionados futuramente, já não lembramos mais, pois sua memorização só era importante e necessária naquele breve momento.
 
Não amados, assim como Deus é eterno, a sua Palavra também é, e precisamos nos conscientizar de que obedecê-la é algo necessário até o fim de nossas vidas, ou então, até à sua iminente volta para arrebatar a sua Igreja, o seu povo escolhido e adquirido pelo derramar de seu sangue na cruz, pagando assim o preço por nossas almas. Salmo 119:11
 
A Palavra de Deus deverá permanecer em nós, em nosso espírito, falando á nossa consciência constante e permanentemente, nos guiando na verdade, pela verdade, em verdade e finalmente, para A Verdade que é Jesus Cristo.
 
Nos esforcemos amados em todo o tempo, para que não sejamos enganados, pois sua Palavra é viva, sendo vivificada pelo seu Espírito Santo que a nós foi derramado demonstrando literalmente em sua prática para assim andarmos e assim permanecermos em Cristo, com Cristo e para Cristo, e então, estaremos seguros por toda a eternidade, debaixo das potentes mãos do Senhor Onipotente e fiel no cumprimento de seus propósitos. Romanos 1: 1 - 11
 
Pensemos nisto, e sejamos diligentes e pragmáticos em todo o tempo que se chama Hoje.
 
Bom dia, na graça e paz abundantes de Cristo Jesus.
 
Pr. Elio Loiola.