" A VERDADE QUE LIBERTA PARA SEMPRE "

11/09/2011 14:36

Bispos de verdade e Bispos de mentirinha

 O titulo soa como que engraçado, e com um ar de ironia. Porém devo ressaltar que o assunto é sério e se trata de uma questão importante para todos nós. O titulo está baseado em uma pergunta que foi enviada  por e-mail ao  Padre Humberto Cabopianco – MSC  - de uma adepta de nome Maria de Oliveira. No qual ela questionava a ele se os bispos de várias igrejas ( Evangélicas – GRIFO NOSSO ) e seitas que aparecem na TV são verdadeiros ou mentirosos (pura enganação)? 

 E me interessei pelo tema e principalmente pela resposta do referido  padre onde ele respondeu que os verdadeiros bispos apostólicos são os do catolicismo romano enquanto que os outros são Bispos de mentirinha e reafirma a postura da Igreja católica romana em considerar que a tradição humana imposta aos seus adeptos está no mesmo nível das Escrituras Sagradas, deixadas por nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo para a edificação da Sua verdadeira IGREJA aqui na terra, ou seja, àqueles que guardariam os seus ensinamentos e os praticariam com toda a diligência. Então julguei importante contestar tais afirmações à luz da Bíblia, que é a única e verdadeira fonte que ilumina o caminho para a libertação através do conhecimento da verdade que é Jesus ( João 14:6). E se analisarmos as Escrituras  com a  hermenêutica exegeticamente  correta, veremos que na época em que Jesus andou por este mundo;  Ele foi confrontado por várias religiões  dissidentes do próprio judaísmo e outras ainda de outros povos. Porém como a princípio Ele veio para os Judeus ( João 1:11), vamos  nos guiar somente por esta religião e avaliar o seus ensinamentos para termos um parâmetro comparativo com o Catolicismo. 

Em primeiro lugar podemos ver que Jesus foi recusado, menosprezado, inferiorizado, discriminado e perseguido por pregar doutrinas que não corroboravam com as que eles praticavam  e sabemos que havia muitas tradições que eram cumpridas por eles, as quais julgavam estar de acordo com Deus porém não estavam. A ponto de o próprio Senhor Jesus lançar isto diante de suas faces, Declarando que pelas suas tradições deixavam de cumprir a palavra de Deus honrando-o com os lábios e com o seu exterior, mas, negando-o com o coração, adorando a Deus em vão, ensinando doutrinas que são preceitos e tradições dos homens ( Mateus 15:1 a 20). 

Só esta verdade escrita na Bíblia,  já se torna preocupante em aceitar que as tradições estabelecidas pela igreja católica romana estaria nivelada ou em certos casos acima da autoridade das Escrituras, pois o próprio Senhor Jesus deixou bem claro que “nem só de pão viverá o homem, mas sim de toda a palavra que sai da boa de Deus”, quando estava enfrentando satanás no deserto. ( Mateus 4:1 a 11) Jesus fez valer a Palavra escrita e não as tradições humanas daquela época e como as Escrituras nos confirmam que Ele é o mesmo, ou seja, não mudou, não muda  e não mudará, nós também como seus discípulos não devemos mudar este princípio. (Hebreus 13:7 – Maláquias  3:6). 

O mais complicado é que todas as tradições estabelecidas pela I-C-A-R confrontam com os ensinamentos da verdadeira igreja de Cristo na qual eles ( a I.C.A.R ) professam ter a exclusividade  e  o domínio da verdade, sendo que ao serem expostos à luz da Bíblia, o que vemos realmente é o contrário, vemos muita hipocrisia e mentiras. Pois como podem os seus adeptos  discordarem  do seu fundador, alterando até mesmo o plano de salvação, santificação e redenção estabelecido pelo  próprio Deus que é Jesus. Mudando até mesmo o alvo da adoração que  é exclusivo de Deus e o atributo de eterno e incriável adotando-lhe uma mãe que segundo eles o teria gerado e para os cristãos que morreram pela  causa do evangelho e posteriormente  foram canonizados pela  I.C.A.R  como  santos aos olhos deles, criando imagens de várias formas para representá-los e dirigindo a estes petições, orações de louvor e agradecimentos, acendendo velas como forma de pagamento de promessas e de pecados ( indulgências)  e resgate de almas de um purgatório que só eles sabem onde fica, faz-se procissão e muitas outras tradições que confrontam claramente as escrituras sagradas e que explicitamente é condenada por Deus, por Jesus e pelos apóstolos. ( 1 Timóteo 2: 5 – Isaías 42: 8; Isaías 44: 1 a 20; Isaías 45: 20 ; Oséias 4: 6, 12 e 13; Jeremias 10; 1 coríntios 8: 1 a 7; 1 Coríntios 10: 14 a 21 ).

Infelizmente, também é com tristeza que relatamos os fatos que ocorreram no passado, onde através das suas tradições se cumpriu uma das profecias de Cristo, que declarou que eles matariam os servos de Deus, pensando estarem fazendo um serviço a Deus ( João 16:1 a 4). 

Ressaltando essa gravidade de se seguir as tradições dos homens através da palavra falada somente, fazemos menção à inquisição  - (Perseguição sistematizada a todos os que não rezavam pela cartilha do catolicismo: se não se submetessem à autoridade papal; tentassem ministrar ou interpretar as doutrinas bíblicas. A Inquisição operava através de emissários dos papas e instalou Tribunais Inquisitórios em várias partes do mundo. Aos "hereges" não era concedido o direito de defesa. Vários métodos de tortura foram inventados nessa época. Regra geral, os protestantes eram queimados vivos, alguns em fogo brando para aumentar o suplício. Foram vários os massacres. As vítimas mais notáveis, condenadas à fogueira, foram os santos John Wycliffe, John Huss, Jerônimo de Praga e Joana d'Arc. O destemido Martinho Lutero, o fundador da doutrina protestante, livrou-se da fogueira), 

Será que há algum ponto de coerência com o que podemos examinar nas Escrituras textuais deixadas pelos   profetas e pelos  apóstolos por intermédio  da inspiração que deve vir só do Espírito Santo em relação a que foi transmitida oralmente? 

Jesus ao ser confrontado pelo que ensinava aos seus discípulos: Ensinou  Ele  a matar aos seus opositores, ou como verdadeiramente ocorreu, a entregar-se a morte  por amor a Deus e Sua Palavra e aos seus próprios inimigos ( Lucas 54, 55, 56 )?  

 E mais profundo ainda é o fato de o próprio Senhor Jesus ter morrido  antes, servindo de exemplo. Sendo assim o que podemos analisar é  que   tal tradição conforme nos mostra  a historia da igreja, não se assemelha com as atitudes da Igreja, mas sim do Império que reinava sobre os povos naquela época, inclusive os judeus.

E este império era o de Roma. Onde seus imperadores exigiam adoração julgando-se deuses romanos  construindo sua própria imagem de escultura e colocando-as no templo judeu exigindo que fosse adorada  por todos que ali entrassem para adorar ao seu Deus. Hoje não se nota muita diferença, pois o mesmo formato deste reino é  facilmente   identificado onde seu reino se estabeleceu em Roma, no estado do vaticano e seus Reis  (papas) se declaram vicários de Deus. Sendo que conforme as Escrituras declaram: que o único substituto de Cristo, é o Espírito Santo  O Outro    Consolador, e Ele nos dirige por toda a verdade nos dando vida e não morte . ( João 14:26; 16:13,14,  João 16:7 ).

Conclusão :   Ao ser confirmada péla ICAR que as suas tradições são canônicas tanto quanto as Escrituras  Sagradas temos que analisar então um fato real para toda a humanidade. Pois, se tais tradições  visivelmente   se  contrastam com as doutrinas de Cristo ( Escrituras Sagradas ),  então surge uma questão primordial : Quem está mentindo? - Deus, ou o  catolicismo romano? Porém como as Escrituras declaram   que : “Seja Deus verdadeiro e todo homem mentiroso” e que “ Deus não é homem para que minta e nem filho do homem para que se arrependa” e que nada deveria ser retirada de Sua Palavra e também nada deveria ser acrescentada a Ela ( Números 23: 19; Tito 1: 2; Hebreus 6: 18; Romanos 3: 4; Deuteronômio 4: 2, Gálatas 3: 15, Apocalipse 22: 18 ). 

Não temos dúvidas de que mentiroso é quem se estriba em tradições humanas sem nenhum respaldo bíblico, 

que querem construir um edifício colocando um outro fundamento que não é Cristo ( 1 Corintios 3:10 e 11 ).

 

 

 

 P.S. >  SE ANALISARMOS A FUNDO OUTROS TEXTOS FICAREMOS MAIS PERPLEXOS AINDA.

 

 

 

Notas:

 - Fonte para refutação – Jornal do Amigo – ano 9 – num. 20 – Agosto 2011 – Jornal da Família Kerigma – FM 87,9 – Pirassununga – SP

- História da Igreja – José Ferraz

 - Heróis da Fé – Orlando Boyler 

 - A Historia dos Hebreus – Flávio Josefo – de Abraão a queda de Jerusalém – Obra completa

 - Bíblia Almeida Revista e Corrigida – Edição - 1995

 

  Autor : Elio A. Loiola  -  Apologista