" A VERDADEIRA COMPAIXÃO NOS LEVARÁ A AGIR A FAVOR DAQUELES PELA QUAL SENTIMOS, LEVANDO-NOS A NOS ESFORÇAR PARA MELHORAR O SEU BEM ESTAR. " - Terça Feira
10/01/2017 12:15
CRISTÃOS COM EMPATIA EM COMPAIXÃO
" Alegrai-vos com os que se alegram; e chorai com os que choram; " Romanos 12.15
_____________________________________________________________________
Este versículo se encontra inserido em um contexto onde o apóstolo Paulo descreve as características, as marcas necessárias no verdadeiro cristão.
Estas marcas precisam ser por nós, os cristãos, identificadas nos próprios professos cristãos, pois assim, poderemos identificar os verdadeiros, separando-os dos falsos, que hoje como expressa enfaticamente a Bíblia são muitos em nosso meio.
porque muitos há, dos quais repetidas vezes vos disse, e agora vos digo até chorando, que são inimigos da cruz de Cristo; Filipenses 3:18
Tais marcas são os frutos pelos quais O Senhor Jesus comentou a respeito, declarando que conhecemos uma árvore pelos seus frutos.
Guardai-vos dos falsos profetas, que vêm a vós disfarçados em ovelhas, mas interiormente são lobos devoradores.
Pelos seus frutos os conhecereis. Colhem-se, porventura, uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos?
Assim, toda árvore boa produz bons frutos; porém a árvore má produz frutos maus.
Uma árvore boa não pode dar maus frutos; nem uma árvore má dar frutos bons.
Toda árvore que não produz bom fruto é cortada e lançada no fogo.
Portanto, pelos seus frutos os conhecereis.
Mateus 7:15-20
Onde este citado, é um dos quais mais podemos identificar a veracidade de uma genuína conversão, pois, como exortou o apóstolo Tiago, irmão de Jesus Cristo, o motivo maior pelas pelejas entre os cristãos é a inveja que impera em nosso meio.
Donde vêm as guerras e contendas entre vós? Porventura não vêm disto, dos vossos deleites, que nos vossos membros guerreiam?
Cobiçais e nada tendes; logo matais. Invejais, e não podeis alcançar; logo combateis e fazeis guerras. Nada tendes, porque não pedis.
Tiago 4:1,2
E isto causa divisão no Corpo de Cristo, pois muitos ao invés de se alegrarem com o ministério, com os dons espirituais que a cada um de nós foi dado pelo Espírito Santo, nossa natureza caída ainda impera e não nos alegramos com este fato, onde é gerado um sentimento de inferioridade, julgando assim, de que Deus não foi justo conosco.
Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, distribuindo particularmente a cada um como quer. 1 Coríntios 12:11
Tal qual ocorreu com o irmão do filho pródigo, parábola utilizada por Cristo para vários ensinos espirituais, dentre eles esta questão a ser examinada e extinta em nosso meio.
Respondeu-lhe este: Chegou teu irmão; e teu pai matou o bezerro cevado, porque o recebeu são e salvo. Lucas 15:27
Replicou-lhe o pai: Filho, tu sempre estás comigo, e tudo o que é meu é teu;
era justo, porém, regozijarmo-nos e alegramo-nos, porque este teu irmão estava morto, e reviveu; tinha-se perdido, e foi achado.
Lucas 15:31,32
Este versículo fala de empatia, fala do processo em que aprendemos e exercitamos a prática de nos colocarmos no lugar do nosso próximo, para sentirmos o que ele está sentindo naquele momento, naquela circunstância, sejam estes momentos de alegria ou de tristeza, pois como um só corpo, unido pelo mesmo Espírito, é isto que deve ocorrer, para de forma alguma, sermos constrangidos ou constranger, devido nossa atitude para com estes, nestas situações reveladas.
Como um só corpo devemos nos alegrar mutuamente, assim como nos entristecer também.
esta é a unidade que Jesus requer dos seus discípulos, dos seus genuínos discípulos.
Não deixemos que sentimentos contrários a estes estabelecidos por Cristo a nós, nos desvie do alvo que intentamos em tempo oportuno atingir certeiramente.
Referências para Leitura Bíblica - Romanos 12: 9 - 21
Na graça e paz abundantes de Jesus Cristo, O Senhor!
Pr. Élio Loiola
Comunidade Só em Cristo Há Vida

