" O CASAMENTO É O COMPLEMENTO DE UM SER PARA COM O OUTRO - QUANDO ESTA INSTITUIÇÃO É DIRIGIDA TOTALMENTE POR DEUS - O SEU CRIADOR " Parte 17
14/03/2012 11:49
O Padrão Divino Para Os Filhos - Parte 17
OBJETIVO: Deus tem um padrão estabelecido aos filhos para que eles possam ser felizes: Obedecer e honrar seus pais. A obediência, o amor, o respeito,aliados a fidelidade são o caminho para a prosperidade na vida dos filhos.
MEMORIZAR: "Agora, pois, filhos, dai-me ouvidos, e não vos desvieis das palavras da minha boca" Prov. 5: 7
Texto do Estudo: Prov. 5: 1-1 b'
Como já dissemos, não existe lar se não houver família, cuja constituição é pai, mãe e filhos. E da mesma maneira que Deus estabeleceu padrões para os pais, estabeleceu também para os filhos.
A Bíblia afirma que os filhos são herança do Senhor na vida dos casais (S1 127.3). e que os filhos são ornamento para a cabeça dos pais, e que a glória dos filhos são seus pais (Prov: 17.6). É portanto um privilégio ser filho. Todavia, aos filhos é imposta grande responsabilidade, que, se não observada, tirará dos mesmos o brilho que possuem como pedras preciosas na coroa que ornamenta a cabeça dos pais.
0 padrão divino para os filhos está inserido no contexto das leis morais e espirituais que Deus deu para os homens. É um padrão divino e eterno, inviolável e imutável porque tem suas raízes no coração de Deus e está resumido no seguinte mandamento: " Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá. " (Ex 20.12)
De todos os mandamentos, este é o primeiro mandamento com promessa: "Para que te vá bem, e tenhas vida longa sobre a terra" (Ef 6.3). Vemos aí um enorme privilégio para a criatura humana: prosperidade e longevidade. Este privilégio é seguido de responsabilidade.
A não observância desse preceito sagrado é suficiente para acarretar na vida de qualquer filho ou filha, maldição e sofrimento com terríveis conseqüências. Honrar é respeitar, reverenciar, reconhecer a autoridade paterna e obedecer àqueles que lhe trouxeram à vida.
Desonrar é não respeitar, reverenciar e desobedecer. E acrescido a todas estas coisas, está o perigo de um filho se insurgir contra os pais, maltratando-os e ferindo-os.
Para esse tipo de comportamento a palavra de Deus é severa ao afirmar: "Aquele que a seu pai ou a sua mãe maldisser, sua lâmpada se apagará e sua alma ficará em trevas densas." (Pv 20.20)
Lâmpada neste texto é sinônimo de vida física e espiritual. Aquele que não observa o princípio da obediência aos pais e do respeito que lhes é devido, está destruindo a própria vida e transformando-se num filho da perdição.
Os filhos, não importa de quem, todos estão debaixo dessa exigência divina: "Vós, filhos obedecei em tudo a vossos pais; porque isto é agradável ao Senhor. " (Cl 3.20).
Observe a expressão "porque isto é agradavel ao Senhor", indica que o obedecer e amar aos pais, não é agradar somente àqueles que lhe fizeram vir ao mundo, mas especialmente é agradar a Deus.
E quem agrada a Deus é feliz.

