" ANDANDO E FAZENDO O MESMO QUE O MESTRE FEZ ? "

17/03/2017 08:40
Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço, e as fará maiores do que estas,  porque eu vou para meu Pai.       João 14:12
 
A Bíblia, ou seja, Deus nos diz que basta ao discípulo ser tal como o seu mestre é, pois nem o mestre é maior que o discípulo, assim como o discípulo não é também maior que o seu mestre.  
 
" O discípulo não é superior a seu mestre, mas todo o que for perfeito será como o seu mestre. "  Lucas 6:40
 
Não é interessante  e ao mesmo tempo intrigante esta afirmação, assim como no versículo do qual estamos a comentar.
 
Pois Jesus nos coloca num patamar de igualdade para com Ele,  em relação às obras que Ele realizou enquanto por aqui andou. 
 
Declarando que poderíamos fazer as mesmas obras que Ele fez, e ainda, ressaltando, que faríamos ainda obras maiores do que as que Ele mesmo fez.
 
Afirmação esta, que complica ainda mais o nosso entendimento a respeito deste assunto, devido ao nosso limitado intelecto e forma de  raciocínio que temos.
 
Onde esta indagação de Cristo nos remete a diligentemente pensar a respeito, e assim discernir esta intrigante revelação em nosso espírito.
 
E claro que com a ajuda do Espírito Santo, que para isto nos foi enviado, para nos ensinar todas as coisas.
 
" Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito. "    João 14:26
 
Se analisarmos os contextos a respeito do atos dos apóstolos e de todos os discípulos de Cristo também, assim como nós somos.
 
Vemos que muitos milagres foram realizados por eles, igualmente aos que O Senhor fez, porém, o que nós constatamos, que o que eles fizeram maiores que o Senhor, por meio de suas vidas, e claro que, no poder do Espírito Santo, foram as conversões a Deus, foram as almas que por meio do testemunho e ensino deles se arrependeram e se converteram a Deus por meio da Pessoa de Cristo. 
 
Vemos em várias passagens bíblicas estes milagres ocorrendo constantemente.
 
De sorte que foram batizados os que de bom grado receberam a sua palavra; e naquele dia agregaram-se quase três mil almas,   Atos 2:41
 
 Muitos, porém, dos que ouviram a palavra creram, e chegou o número desses homens a quase cinco mil.  Atos 4:4
 
Também muitos dos que seguiam artes mágicas trouxeram os seus livros, e os queimaram na presença de todos e, feita a conta do seu preço, acharam que montava a cinqüenta mil peças de prata. Assim a palavra do Senhor crescia poderosamente e prevalecia.  Atos 19:19,20
 
E em toda a alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos.  Atos 2:43
 
 
Onde constatamos também, algo que hoje, em nossos dias, muitos não estão mais se importando como deveria como Igreja se importar.
 
Que seria com as almas a se converterem.
 
Pois não há maior milagres, do que uma alma, verdadeiramente se arrepender e se entregar para Cristo, se reconciliando com Deus.
 
Mas está explícito em nossos dias, constatar que estamos a buscar mais os milagres temporários, as curas, a prosperidade material, o status social, profissional e até mesmo ministerial para viver mais confortável neste mundo, do que as coisas espirituais, celestiais para uma vida eterna com Deus nos céus, tanto para os que ainda necessitam conhecer a salvação, como também aqueles que declaram já conhecer. 
 
Onde porém, com tais atitudes negam de fato este conhecimento, pois continuam a buscar as mesmas coisas como se não a conhecessem.
 
Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos?  Porque todas estas coisas os gentios procuram. Decerto vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas; Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.   Mateus 6:31-33
 
Uma das características que deve estar intrínseca no crente cristão, que genuinamente se interessa em fazer as mesmas obras que o seu Senhor fez, e ainda maiores, será a de não esperar que o seu próximo lhe peça ajuda, pelo contrário, ele irá de encontro a eles, constatando as suas reais necessidades, para que em Cristo, ele possa sana-las ou quando não, ao menos, ameniza-las e através desta atitude, abrir-lhes a porta da salvação de suas almas. Onde estes demonstram então ser sábios para com Deus.  
 
" O fruto do justo é árvore de vida, e o que ganha almas é sábio. " Provérbios 11:30
 
Jesus nos comparou a Ele, em relação as feituras das mesmas obras, por saber que O Espírito Santo, que viria após Ele, nos capacitaria e nos ensinaria, pois Ele também, tudo fez neste mundo no poder e pelo poder do Espírito Santo. 
 
As Escrituras confirmam que Ele mesmo sendo Deus, não usurpou desta condição.
 
" E Jesus, cheio do Espírito Santo, voltou do Jordão e foi levado pelo Espírito ao deserto; '  Lucas 4:1
 
" Até ao dia em que foi recebido em cima, depois de ter dado mandamentos, pelo Espírito Santo, aos apóstolos que escolhera;  " Atos 1:2
 
De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz.Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome; Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai.  Filipenses 2:5-11
 
O apostolo João também nos ensina a andar como Ele, cristo andou.
 
" Mas qualquer que guarda a sua palavra, o amor de Deus está nele verdadeiramente aperfeiçoado; nisto conhecemos que estamos nele.
Aquele que diz que está nele, também deve andar como ele andou. "        1 João 2:5,6
 
Examinemos pois então, as Escrituras, pois é nelas que encontramos o único e verdadeiro caminho para a nossa eterna salvação, não deixemos algo tão valioso como a nossa vida, que é um dom imensurável de Deus a nós, se perder na eternidade, devido a nossa preguiça e negligência espiritual.
 
Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça; para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra.  2 Timóteo 3:16,17
 
Leia a Bíblia, colocando em prática os seus ensinos e seja realmente salvo!
 
Na graça e paz abundantes de Jesus Cristo, O Senhor!
 
Pr. Élio Loiola
 
Comunidade Só em Cristo Há Vida