" AO CONHECERMOS E PRATICARMOS A PALAVRA DE DEUS EM NOSSAS VIDAS, NOSSO CORAÇÃO VAI SENDO PURIFICADO, AO MESMO TEMPO NOSSOS OLHOS VÃO SENDO LIMPOS TAMBÉM, PARA QUE POSSAMOS ASSIM VER A DEUS, HOJE PELA FÉ, NO BREVE PORVIR PESSOALMENTE. " - Terça Feira

04/10/2016 07:54
CORAÇÃO LIMPO, OLHOS QUE VERÃO A DEUS.                           
 
" Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus;   "   Mateus 5.8
_________________________________________________________________
As bem aventuranças que foram declaradas por Cristo no sermão em questão, indica e caracteriza aqueles que de fato pertencem ao reino dos céus.
 
Tendo em vista que este sermão diz respeito as bençãos espirituais, a não terrenas.
 
Pois ao analisarmos as mesmas, percebemos que elas contrariam totalmente o padrão estabelecido por este mundo terreno e sua filosofia praticada e ensinada à aqueles que por ele vivem e andam.
 
Há pelo menos quatro considerações que devemos ter a respeito das bem aventuranças.
 
1 - São um código ético para aqueles que seguem a Cristo, e um padrão de conduta para os mesmos.
 
2 - Contrastam completamente o valor do Reino celestial, que são eternos, com os valores do terreno, que são temporários.
 
3 - contrastam a fé superficial dos fariseus, com a fé real exigida por Cristo.
 
4 - Demonstram que as expectativas do Velho testamento, se cumprem no novo Reino.
 
As bem aventuranças não nos permitem escolhermos as que nos agradam, desprezando as que não venham a nos agradar.
 
Temos que considerá-las como um todo, pois relacionam o que nós enfrentamos e como devemos agir como seguidores de Cristo.
 
No versículo em questão, quem são os limpos de coração, que verão a Deus?
 
Bem, esta expressão, verão a Deus, pode ser entendida de várias formas.
 
Em primeiro lugar os limpos de coração veem Deus agora, por meio da comunhão com a Sua Palavra e com O Seu Espírito.
 
Em segundo podem ter, as vezes, uma visão ou aparição do seu Senhor.
 
Em terceiro, verão a Deus na Pessoa de Jesus, quando Ele vier novamente.
 
Em quarto lugar, eles verão a Deus na eternidade.
 
Os limpos de coração são todos aqueles que seguem a Cristo por motivos puros, com intensão sincera e honesta para com Deus e também seu próximo.
 
Com pensamentos santos e uma consciência livre e limpa. tendo em vista tão somente viver para a glória de Deus e para o bem estar de seu próximo, levando a estes a palavra da Salvação pela graça e de graça.
 
Tendo o vosso viver honesto entre os gentios; para que, naquilo em que falam mal de vós, como de malfeitores, glorifiquem a Deus no dia da visitação, pelas boas obras que em vós observem. 1 Pedro 2.12
 
Pois zelamos do que é honesto, não só diante do Senhor, mas também diante dos homens. 2 Coríntios 8.21
 
Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai. Filipenses 4.8
 
Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado. João 15.3
 
Imitando ao seu Senhor em tudo e para com todos.
 
Aquele que diz que está nele, também deve andar como ele andou. 1 João 2.6
 
Gastando e se deixando gastar em todos os sentidos para que venha a ser um servo mais do que útil ao seu Senhor, e ao Reino deste Senhor.
 
Eu de muito boa vontade gastarei, e me deixarei gastar pelas vossas almas, ainda que, amando-vos cada vez mais, seja menos amado. 2 Coríntios 12.15
 
Os limpos de coração, renovam a sua mente constantemente, por meio dos pensamentos de Deus, sendo diariamente limpos e purificados pela Palavra de Deus, que os santifica verdadeiramente e eternamente.
 
Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade. João 17.17
 
E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.Romanos 12.2
 
E vos renoveis no espírito da vossa mente; Efésios 4.23
 
O mundo já não encontra abertura em suas mentes, em seus corações, pois estão totalmente preenchidos pela Presença eterna do Seu Senhor.
 
E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito; Efésios 5.18
 
Sendo assim, quem tem ouvidos ouça, quem tem entendimento entenda!
 
E agarre-se a esta certeza  lançada a nós, a Palavra de Deus , e  tão somente por  amor a nós, do Deus que é Amor e também justiça !
 
Graça e paz abundantes, hoje e sempre em Cristo Jesus.
 
Pr. Élio Loiola