" AO ENTENDERMOS O REAL SIGNIFICADO DA PÁSCOA PARA A HUMANIDADE, PASSAMOS DE FATO A PARTICIPAR DELA, PASSAMOS DE FATO DA MORTE PARA A VIDA ETERNA, PASSAMOS DAS DENSAS TREVAS PARA O REINO DE LUZ ETERNAMENTE. " - Domingo

01/04/2018 09:49
CRISTO - A VERDADEIRA E ÚNICA PÁSCOA A SE PRATICAR 
 
" Venham, voltemos para o Senhor. Ele nos despedaçou, mas nos trará cura; ele nos feriu, mas sarará nossas feridas."   Oseias 6:1 
 
A Páscoa, ao contrário do que a grande maioria pensa e prática a respeito, não é mais um evento comercial, propício para vender e lucrar financeiramente com ele.
 
A Páscoa para muitos, inclusive para aqueles que se denominam cristãos, se tornou algo banal, perdendo a sua real razão e sua eficaz intervenção em nossas vidas.
 
Pois hoje, celebra-se este evento, colocando em evidência um coelhinho, que traz seus ovos de chocolate, " ovos de Páscoa ", e isto tirado de fábulas e lendas pagãs, tais quais os seus deuses mitológicos.
 
É necessário lembrar que os hebreus, também praticaram heresia semelhante, quando profanaram o dia de Descanso, que Deus estabelecera a eles, fazendo deste descanso, um dia apropriado para se ganhar dinheiro com suas vendas, coisas que lhes eram proibidas para aquele dia.  ( Neemias 13: 15 - 22 )
 
" Naqueles dias vi que em Judá alguns pisavam uvas nos tanques de prensá-las no sábado e ajuntavam trigo e o carregavam em jumentos, junto com vinho, uvas, figos e todo tipo de carga. Tudo isso era trazido para Jerusalém em pleno sábado. Então os adverti que não vendessem alimento nesse dia. "  ( Neemias 13:15 )
 
Analisando por este mesmo princípio estabelecido por Deus em relação a reverência devida à sua palavra eterna, hoje o que vemos acontecer não é diferente, cabendo é claro, a mesma recompensa citada por Neemias àquele povo, naquela época.
Pois estamos a fazer o que no livro aos hebreus somos exortados a não fazer, para que não sejamos condenados, por tais práticas.
 
" Quão mais severo castigo, julgam vocês, merece aquele que pisou aos pés o Filho de Deus, que profanou o sangue da aliança pelo qual ele foi santificado, e insultou o Espírito da graça? "  ( Hebreus 10:29 )
 
A Páscoa dos cristãos contemporâneos não é também celebrada como para com o judeus, e também, não é a Ceia do Senhor. O termo usado aqui por Paulo é referente a totalidade da vida do cristão.
 
Paulo ao falar do Cordeiro pascal, fala de Cristo, quando fala do fermento, não fala literalmente do ingrediente usado na massa do pão, mas esta aludindo ao pecado, que degenera a vida cristã.
 
Os pães asmos aqui é uma alusão à sinceridade e honestidade requerida por Deus àqueles que o seguem e que o servem.  ( 1 Cor. 5:8 )
 
Por este motivo, precisamos despertar para a verdadeira finalidade da Páscoa, o verdadeiro significado e objetivo de Deus para com este evento, onde pelo sacrifício de Cristo Jesus, somos abençoados, deixando der malditos diante de Deus, para sermos benditos diante d'Ele e com Ele.
 
Pois em Cristo Jesus, todas as famílias, de todas as nações se tornam benditas.
 
Promessa esta feita por Deus ainda a Abrão, que em seguida passou a se chamar Abraão, Cristo é a posteridade pela qual Deus falou com Ele e que realizaria o seu plano redentor para com toda a humanidade, ou seja, para os que cressem em sua Palavra, em sua obra realizada por meio de Jesus Cristo.
 
A Páscoa é para todos os que creem e guardam sua Palavra a passagem aberta por Cristo, para atravessarmos o abismo que nos separa de Deus eternamente, devido o pecado contra Ele cometido.
 
A Páscoa é a passagem da maldição para a benção eterna da salvação, das trevas eternas para a luz eterna, da morte eterna para a vida eterna com Deus em seu Reino eterno.
 
Por isto Jesus é a nossa Páscoa, a nossa passagem, a porta aberta para este fim glorioso, na Presença do glorioso e eterno Deus.
 
Jesus morreu por nós, pagando os nossos pecados, porém, a morte não pode reter em suas garras, em seus aguilhões, o Dono da Vida, O Autor da Vida.
Ele venceu a morte, ressuscitou e hoje vive para sempre!
 
" Onde está, ó morte, a sua vitória? Onde está, ó morte, o seu aguilhão? "  1 Coríntios 15:55
 
E aqueles que n'Ele confiam entregando totalmente a Ele as suas vidas, jamais morrerão, pois vivem com Ele, n'Ele e para Ele eternamente.
Veja o que o próprio Cristo diz:
 
Disse-lhe Jesus: "Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá; e quem vive e crê em mim, não morrerá eternamente. Você crê nisso? " João 11:25,26
 
Então, deixemos de dar enfase a coelhos e passemos a dar crédito à pregação do evangelho que centraliza o Cordeiro de Deus que tirou os pecados do mundo, por meio de seu sacrifício de morte, por cada um de nós, que creu, crê ou venha em tempo a crer. 
 
" No dia seguinte João viu Jesus aproximando-se e disse: "Vejam! É o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo! "  João 1:29
 
Cristo Jesus é a nossa Páscoa, o Cordeiro Pascal que nos livra da morte, que é o salário do pecado.
Livrem-se do fermento velho, para que sejam massa nova e sem fermento, como realmente são.
 
Pois Cristo, nosso Cordeiro pascal, foi sacrificado. Por isso, celebremos a festa, não com o fermento velho, nem com o fermento da maldade e da perversidade, mas com os pães sem fermento da sinceridade e da verdade. 1 Coríntios 5:7,8
 
Hoje creio que a metáfora é válida, não celebremos a Páscoa com ovos de páscoa, mas focados e crentes no evento da Páscoa que nos dá liberdade eterna, vida eterna.
 
É claro que não estamos aqui fazendo apologia contra os ovos de chocolate, pois, não há problema em comermos ovos de chocolate, porém, devemos de fato, saber e compreender o verdadeiro sentido desta data comemorada por muitos, que ainda ignoram ou confundem o seu real objetivo e propósito eterno.
 
Na graça e paz abundantes de Cristo Jesus, a nossa Páscoa!
 
Pr. Élio Loiola