“ AO ENXERGARMOS OS RELACIONAMENTOS QUE VIVEMOS, EM QUALQUER ESFERA DE NOSSAS VIDAS, DA FORMA COMO DEUS AS CRIOU, COMO DEUS AS VÊ, ENTÃO TUDO SE HARMONIZARÁ. “ – Parte 1

14/03/2016 10:44
Relacionamentos: vida sentimental, namoro e casamento na visão de Deus – Parte 1
Neste estudo, o Senhor nos dá a oportunidade de falarmos sobre RELACIONAMENTOS. 
 
Diante de tantas filosofias e ideias que os homens inventam em nossos dias influenciando principalmente os jovens sobre "vida a dois", é necessário que conheçamos como devemos iniciar e viver em um relacionamento amoroso segundo a vontade de Deus. 
Para isso, poderemos entender por meio da Bíblia como o Senhor nos orienta quanto a assuntos como namoro e casamento, por exemplo. 
Ainda neste estudo, aprenderemos com a Palavra do Senhor quais são as características que devemos buscar naquela pessoa com a qual pretendemos nos relacionar.
 
Ore agora
 
Ore neste momento pedindo que Deus traga toda a clareza e revelação pelo Espírito Santo sobre a sua vida, para que tudo o que você irá ler possa ser semeado por Ele e jamais ser roubado por Satanás.  
Deus abençoe a sua vida abundantemente com todo o infinito amor Dele. 
Amém!
 
Em nossos dias, um dos maiores problemas que os homens enfrentam refere-se a relacionamentos. 
O número de divórcios aumenta, muitos pré-adolescentes, adolescentes e adultos não querem se relacionar com responsabilidade e compromisso e querem apenas um(a) parceiro(a) para terem relações sexuais. 
 
Além disso, vários países, inclusive o Brasil, têm " aprimorado " suas leis relacionadas ao divórcio para tornar o processo menos burocrático. 
Caso você não tenha percebido, o homem nunca conseguirá solucionar seus problemas de relacionamento sem conhecer a vontade Daquele que criou tanto os homens e mulheres quanto os relacionamentos entre eles, Deus, é o Criador de todas as coisas.
 
A criação
 
Quando Deus criou o homem, Ele o fez com um propósito e não simplesmente por fazer. 
 
Parte do propósito de Deus para o homem refere-se a relacionamentos e está escrita em Gênesis 2:24-25.
 
"Portanto, deixará o varão o seu pai e a sua mãe e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne. E ambos estavam nus, o homem e a sua mulher; e não se envergonhavam."    
                        
Nesses dois versículos, Deus nos ensina sobre casamento. O casamento é a forma pela qual Deus deseja que um homem e uma mulher tenham um relacionamento amoroso.
 
Para isso, Deus ordena ao homem deixar seu pai e sua mãe. Você deve até ter se assustado, pois Deus ordena que honremos pai e mãe, como então devemos deixá-los? 
 
No versículo 24, o verbo "deixar", no texto original em hebraico, significa "deixar a influência", e não "abandonar". Para que seu relacionamento com uma pessoa prospere (seja você homem ou mulher), é necessário deixar a influência dos pais, pois é necessário crescer aprendendo com Deus.
 
Observe ainda que Deus criou o homem para se unir a uma mulher e não a outro homem e, da mesma forma, a mulher foi criada para se unir a um homem. Isto é, o homossexualismo não faz parte da vontade de Deus. 
 
Ele ama igualmente todas as pessoas, e por isso ama também os homossexuais, porém Ele não ama o homossexualismo. Deus deseja que todos os homossexuais compreendam a criação e o propósito Dele para um relacionamento amoroso: o homem unindo-se a uma mulher e a mulher unindo-se a um homem.
 
 
É essencial que você entenda que um relacionamento amoroso deve ter sempre como objetivo o casamento.
 
Por esse motivo, começamos este estudo pelos versículos de Gênesis 2:24-25. 
 
Quando Deus falou a Adão que um homem deveria deixar a sua parentela e se juntar a uma mulher assim se tornando um (Gênesis 2:24), ele estava descrevendo o casamento.
 
Se você procurar na Bíblia, não encontrará nenhuma passagem que relate um namoro, pois esse não era um costume do povo de Israel.
 
Na sociedade israelita, o pai era a figura de autoridade na casa. Sua esposa e seus filhos eram considerados sua posse, quase como suas terras e gados (Deuteronômio 5:21). 
 
Ele tinha o direito de vender suas filhas (Êxodo 21:7), e até tinha o poder de decisão de vida ou morte sobre a vida de seus filhos. 
 
A facilidade com a qual o marido podia acabar com seu casamento divorciando sua esposa mostra a medida de sua autoridade na família  (Deuteronômio 24:1-4; Deuteronômio 22:13-21).
 
 
Em geral, a noiva deixava seus pais quando se casava e ia morar com o clã de seu marido. Na verdade, a frase " se casar com uma esposa " vem da raiz da palavra que significa " se tornar mestre" (Deuteronômio 21:13). 
 
A esposa tratava o seu marido e se referia a ele como seu mestre.