“ AO ENXERGARMOS OS RELACIONAMENTOS QUE VIVEMOS, EM QUALQUER ESFERA DE NOSSAS VIDAS, DA FORMA COMO DEUS AS CRIOU, COMO DEUS AS VÊ, ENTÃO TUDO SE HARMONIZARÁ. “ – Parte 3

28/03/2016 08:13
Relacionamentos: vida sentimental, namoro e casamento na visão de Deus – Parte 3
Se você entendeu que Jesus deve ser o seu Senhor, toda a sua vida será para fazer a vontade Dele. Portanto, você não poderá escolher alguém que não tenha esse mesmo desejo de servir ao Senhor. Em Amós 3:3, o Senhor nos ensina que não podem andar duas pessoas juntas se não estiverem de acordo, isto é, se não tiverem o mesmo objetivo.
Amós 3:3
 
"Andarão dois juntos, se não estiverem de acordo?" 
 
Esta é uma lição muito importante: você deve escolher uma pessoa que tenha o mesmo objetivo de servir ao Senhor. Não estamos falando de escolhas profissionais, mas sim de uma escolha muito mais importante que direciona toda a sua vida: servir ou não servir a Jesus.
 
Um relacionamento só estará de acordo com a vontade de Deus se ambos conhecerem o perfeito amor Dele revelado em Jesus Cristo.
 
O perfeito amor de Deus é descrito em 1 Coríntios 13:4-7.
1 Coríntios 13:4-7
"4-O amor é paciente, é benigno; o amor não arde em ciúmes, não se ufana, não se ensoberbece, 
5- não se conduz inconvenientemente, não procura os seus interesses, não se exaspera, não se ressente do mal; 
6-não se alegra com a injustiça, mas regozija-se com a verdade; 
7-tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta."
 
Identificar a intensidade e a veracidade do amor de uma pessoa por você é uma tarefa fundamental, pois você deve conhecer vários casais que falam "Eu te amo", porém já deve ter conhecido também casais que, mesmo declarando seu amor, separaram-se. A separação não é uma atitude coerente para um casal que se ama, pois o verdadeiro amor "tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta", como lemos em 1 Coríntios 13:7.
 
Quando você for escolher seu(sua) companheiro(a), observe se cada atitude dele(a) reflete as palavras que ele(a) diz. Não espere que essa pessoa mude totalmente de atitudes quando se casar se ela não aceita ter suas atitudes e comportamentos transformados pelo Senhor Jesus desde já. 
 
Por exemplo: se seu companheiro não gosta de trabalhar ou de estudar, não espere que ele se torne um grande trabalhador ou mestre após o casamento. Da mesma forma, se sua companheira não gosta de cuidar dos afazeres domésticos ou arrumar-se, não espere que ela se torne a melhor dona-de-casa ou uma grande "modelo" após o casamento. Lembre-se de que não estamos falando sobre vaidade excessiva, pois este é um grande perigo.
 
Para escolher uma pessoa, não queira experimentar seu beijo ou tocá-la, pois, se isso acontecer, a decisão se baseará fortemente na atração pelo sexo oposto, o que gerará um grande erro.
 
3) Tornar-se o(a) melhor amigo(a) da sua(seu) companheira(o)
 
Quando você escolher sua(seu) companheira(o), torne-se o(a) melhor amigo(a) dela(e), para conhecê-la(o) como realmente é, pois as pessoas se revelam aos amigos como realmente são.
 
Além disso, tornar-se o melhor amigo é a forma pela qual o relacionamento poderá experimentar o perfeito amor de Deus. Um mau hábito dos jovens nos dias atuais é conhecer uma pessoa pelo beijo e pelo toque, ou seja, pelo vulgo "ficar". 
 
Essa forma de conhecer é totalmente contrária à vontade de Deus por alguns motivos que iremos citar.
Um desses motivos é que os jovens acham que o relacionamento é feito apenas de beijos e abraços, julgando que passarão dias inteiros se beijando e abraçando, porém esquecem de que deverão trabalhar e estudar, e esquecem também de que virão momentos difíceis que somente a amizade os fará suportar.
 
Não deixe de ler isto: o principal objetivo de um relacionamento entre um homem e uma mulher é transformá-los para que sejam como o Senhor Jesus. Por que Deus escolheu o casamento também para isso? 
Porque não é possível o marido se esconder da mulher e a mulher se esconder o marido. No casamento, tudo é transparente e isso gera a transformação quando os dois crêem que Jesus é o Senhor da vida deles.
 
Outro motivo pelo qual o "ficar" é totalmente contrário à vontade de Deus é que, quando você reconhece Jesus como Senhor da sua vida, seu corpo não é mais seu, mas sim do Senhor Jesus. Você pode perguntar: "Como assim?". Leia então os versículos abaixo de 1 Coríntios 6:12-20.
 
1 Coríntios 6:12-20
"12-Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas. 
13-Os alimentos são para o estômago, e o estômago, para os alimentos; mas Deus destruirá tanto estes como aquele. Porém o corpo não é para a impureza, mas, para o Senhor, e o Senhor, para o corpo. 
14-Deus ressuscitou o Senhor e também nos ressuscitará a nós pelo seu poder. 
15-Não sabeis que os vossos corpos são membros de Cristo? E eu, porventura, tomaria os membros de Cristo e os faria membros de meretriz? Absolutamente, não. 16-Ou não sabeis que o homem que se une à prostituta forma um só corpo com ela? Porque, como se diz, serão os dois uma só carne. 
17-Mas aquele que se une ao Senhor é um espírito com ele. 
18-Fugi da impureza. Qualquer outro pecado que uma pessoa cometer é fora do corpo; mas aquele que pratica a imoralidade peca contra o próprio corpo.           19-Acaso, não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos? 
20-Porque fostes comprados por preço. Agora, pois, glorificai a Deus no vosso corpo."