" AO NOS MANTERMOS A MEIA DISTÂNCIA DO MAL, DEMONSTRANDO UM DIA QUERER E PODER VOLTAR, DEMONSTRA FALTA DE FÉ À QUEM ESCOLHEMOS SEGUIR, NOS TORNANDO MORNOS EM RELAÇÃO À SUA PALAVRA, E SEREMOS COM CERTEZA VOMITADOS DE SUA PRESENÇA ETERNA. " - Terça Feira

13/10/2015 08:25
VÁ, MAS NÃO VÁ LONGE!
“Então, disse Faraó: Deixar-vos-ei ir, para que ofereçais sacrifícios.. somente … não vades muito longe...” 
Ex 8.28
 
O texto acima fala da segunda proposta de Faraó a Moisés com o propósito de manter o povo de Israel no Egito. Faraó propôs o povo ir, mas não ir tão longe. Faraó, que até então castigava o povo com duros golpes e com trabalhos forçados, agora se transforma em agente de relações públicas. Quer relacionamento. Abre as portas de seu império para o povo voltar sempre que sentir saudade. Quer manter os vínculos. Anseia por aprofundar o relacionamento. Não quer cortar as raízes.
A ideia de Faraó é esta: vá, mas fique. Vá, mas não vá tão longe. Vá, mas volte. Vá, mas mantenha a porta aberta para voltar. Vá, mas não vá definitivamente. Hoje, ainda, essa é uma proposta perigosa. O diabo além de acusador é também um sedutor. Depois de afligir seus súditos, tenta atrai-los, mostrando as vantagens do mundo. Oferece-lhes prazeres. Abre-lhes a porta da liberdade. Convida-os a vir e desfrutar do melhor do Egito.
A tese de Faraó aqui é que você pode desfrutar do melhor dos dois mundos. Você pode servir a Deus e também satisfazer-se no Egito. Você pode levantar altares a Deus e também voltar para o Egito para usufruir suas vantagens. Você pode viver com o coração dividido. Moisés, porém, rechaça com veemência essa sedutora proposta de Faraó. Quem foi liberto da escravidão não deve mais retroceder. 
A vida com Deus exige consagração plena!
Referência para leitura: Êxodo 8.28-32