" APESAR DE TODAS AS IMPOSSIBILIDADES E DEFORMIDADES HUMANAS DEMONSTRADAS COTIDIANAMENTE, EM CRISTO E COM CRISTO TUDO SE TORNA POSSÍVEL E TRANSFORMADO. "

20/12/2016 10:34
INDEPENDENTE DE TUDO, NADA SEM DEUS                               
 
" Não que sejamos capazes, por nós, de pensar alguma coisa, como de nós mesmos; mas a nossa capacidade vem de Deus,  "      2 Coríntios 3.5    
__________________________________________________________________________________________________   creio que esta afirmação do Apostolo Paulo é bem clara em relação a tudo em nossa vida cristã, e esta afirmação é totalmente estribada na Palavra que O próprio Senhor Jesus Cristo declarou aos seus discípulos, e que é veiculado a nós também, os cristãos crentes de hoje, dessa geração.
 
Entretanto, acredito ter duas questões a ser analisadas por nós neste versículo, onde uma está explicita e outra implícita nele.
 
A primeira que está explicita aos leitores é o que se confirma na Bíblia, e esta escrito em João 15:5b.
 
Eu sou a videira; vós sois as varas. Aquele que permanece em mim, e no qual eu permaneço, dá muito fruto, pois sem mim nada podeis fazer. João 15:5
 
Sendo assim e crendo nesta afirmação bíblica, do que poderemos então nos gloriar em relação a tudo o que somos, temos ou fazemos neste mundo, no decorrer desta vida, mesmo estando nós ligados à Videira verdadeira que è  O Cristo Jesus.
 
Ao nos conscientizarmos deste fato, precisamos dar continuidade à nossa missão, porém com uma motivação agora correta, ou seja, a de nós diminuirmos para que somente Ele cresça e apareça em nossas vidas, para que outras vidas o vejam e se acheguem a Ele para que também passem a ter vida abundante n'Ele.
 
O ladrão não vem senão para furtar, matar e destruir; eu vim para que elas tenham vida e a tenham em abundância.
João 10:10
 
A segunda questão que nos leva a refletir, e que não está explicita no versículo comentado, é por quem pensam aqueles que não se conectam a Cristo, os que não nascem de novo em Cristo, se tornando novas criaturas, que não tem assim, a direção do Espírito Santo, que os daria novas diretrizes a seguir, novos pensamentos a planejar e executar.
 
Na parte a do versículo acima, João 10:10, vemos que o ladrão, que na Bíblia é o diabo, vem senão a roubar, matar e destruir, precisamos saber o que, ou quem ele quer de fato roubar matar e destruir.
 
Se examinar por meio das escrituras veremos que o diabo tenta desde a criação do homem, fazer com que ele perca a comunhão com Deus, O seu Criador.
 
Tudo quanto ele faz, planeja, articula está neste intuito único.
 
Que é o de manipular o homem à se afastar de Deus, a partir de seus pensamentos, pois quando deixamos de pensar em Deus e das coisas concernentes a Deus, estamos assim, nos afastando de Deus.
 
Foi por este meio, que ele tentou o homem para que pecasse em desobediência contra a Palavra de Deus, inserindo na mente do homem, pensamentos contrários ao que Deus nos ensina a pensar, se analisarmos a Bíblia em todo o seu contexto veremos este fato claramente, um só exemplo para nos orientar está em que Deus nos ensina a mar o nosso próximo, seja este amigo ou não, enquanto que o diabo procura fazer com que o homem faça o contrário. Deus nos ensina que somos dependentes d'Ele e que precisamos d'Ele para termos vida, o diabo tenta ensinar o contrário, e assim o fez no Jardim do Éden.
 
Outras passagens bíblicas revelam com maior clareza este princípio diabólico e nos levam a pensar desta forma, ou seja, aqueles que não são guiados por Deus, são infelizmente, mesmo que pensem o contrário, guiados pelo diabo.
 
Onde de uma forma ou outra, faz com que eles se distanciem de Deus em seus pensamentos e suas práticas, que são contrárias a Deus e à Sua perfeita Vontade, revelada na Bíblia, que é a Sua Palavra eterna e imutável.
 
Mesmo eles pensando estarem de fato agradando a Deus e se aproximando d'Ele por meio de seus pensamentos e praticas diárias.
 
nos quais o deus deste mundo cegou as mentes dos incrédulos, para que não lhes raiasse a luz do Evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus. 2 Coríntios 4:4
 
Não é de admirar; pois o próprio Sanatás se transforma em anjo de luz.
Portanto não é grande coisa se também os seus ministros se transformam como em ministros de justiça; e o fim deles será conforme as suas obras. 2 Coríntios 11:14,15
 
Mas o Espírito diz expressamente que nos últimos tempos alguns apostatarão da fé, atendendo a espíritos enganadores e a doutrinas de demônios, 1 Timóteo 4:1
 
Creio que estes poucos versículos já respaldam solida e consistentemente ao nosso breve comentário em relação ao que cremos.
 
A Palavra de Deus nos ensina que devemos tomar cuidado com as astutas ciladas do diabo, mas infelizmente constatamos que muitos não tem esse devido cuidado e o seguem cegamente, indo por um caminho que aparentemente parece os levar a vida, porém, o seu final será de morte, e morte eterna.
 
Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do Diabo; Efésios 6:11
 
Independente de todos os ensinos que são difundidos na sociedade, a questão é que para Deus, só existem dois tipos de pessoas, os crentes e os descrentes de sua palavra.
 
Elas têm sem dúvida certa aparência de sabedoria em culto voluntário e humildade e severidade para com o corpo; mas não têm valor algum e só servem para satisfazer a carne. Colossenses 2:23
 
As palavras dos sábios são como aguilhões, e como pregos bem afixados são as palavras dos mestres de assembleias; elas são dadas pelo único pastor. Além disso, filho meu, sê admoestado: de fazer muitos livros não há fim, e muito estudar é enfado da carne. Este é o fim do discurso. Já tudo foi ouvido: teme a Deus e observa os seus mandamentos, porque isto é o tudo do homem. Pois Deus trará a juízo todas as obras, mesmo as que estão escondidas, quer boas, quer más. Eclesiastes 12:11-14
 
Bem, conscientes destes fatos, cabe somente a nós, em particular, e á luz da Sua palavra, a Bíblia, nos examinar e nos questionar a que classe pertencemos?
 
Ora estes eram mais nobres do que os de Tessalônica, porque receberam a palavra com toda a avidez, indagando diariamente nas Escrituras se estas coisas eram assim. Atos 17:11
 
Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e elas mesmas são as que dão testemunho de mim; João 5:39
 
Examinai-vos se estais na fé, provai-vos a vós mesmos; acaso não reconheceis vós mesmos que Jesus Cristo está em vós? se é que, porventura, não sois reprovados. 2 Coríntios 13:5
 
Na graça e paz abundantes de Jesus Cristo, O Senhor!
 
Pr. Élio Loiola      
 
Comunidade Só em Cristo Há Vida