" APRENDAMOS EM CRISTO A JULGAR O NOSSO PRÓXIMO EM AMOR, PARA QUE NÃO NOS PREJUDIQUEMOS COM O SEU MAL EXEMPLO, PODENDO ATÉ, SE FOR O CASO, AJUDÁ-LO, OU NOS BENEFICIAR QUANDO SER UM BOM EXEMPLO CRISTÃO. " Segunda Feira

30/10/2017 11:00
JULGAR PARA AJUDAR E NÃO CONDENAR  
 
" Mas, por isso mesmo alcancei misericórdia, para que em mim, o pior dos pecadores, Cristo Jesus demonstrasse toda a grandeza da sua paciência, usando-me como um exemplo para aqueles que nele haveriam de crer para a vida eterna. " 1 Timóteo 1:16
 
Por meio deste versículo, podemos em parte compreender o sucesso do ministério de Paulo, o porque dele ser um varão muito usado e ousado em Deus, pois ele compreendera o ensinamento de Cristo em relação a nos tornarmos voluntariamente inferiores aos outros, onde humildemente reconhecemos o qual pequeno e pecador somos diante de Deus, e em assim sendo, reconhecemos ser o pior de todos.
 
Jesus disse aos discípulos:
 
" Portanto, quem se faz humilde como esta criança, este é o maior no Reino dos céus. " Mateus 18:4
 
" Mas não sereis vós assim; antes o maior entre vós seja como o menor; e quem governa como quem serve. " Lucas 22:26
 
Infelizmente, hoje em nossa geração, pela ignorância bíblica, e a corrupção do mundo que tem colocado suas filosofias dentre os cristãos de hoje, muitos se julgam perfeitos para julgar e condenar os imperfeitos em seu meio.
 
Veja bem, demos ser sábios ao julgar o fruto de alguém, pois Jesus também nos ensinou sobre isso, porém, este julgamento nunca deve ser para condenar alguém, mas sim, para discernir se o mesmo é confiável ou não para se andar junto, para seguir seus ensinos e conselhos, pois sabemos que aqueles que aparentam ser o que na realidade não o são, a Bíblia os denomina como hipocritas, e estes são abomináveis ao Senhor, e não herdarão o reino dos céus.
 
Porém, este julgamento cabe tão somente a Deus, como nos ensina Tiago e também Paulo :
 
" Irmãos, não faleis mal uns dos outros. Quem fala mal de um irmão, e julga a seu irmão, fala mal da lei, e julga a lei; e, se tu julgas a lei, já não és observador da lei, mas juiz. "  Tiago 4:11
 
" Mas tu, por que julgas teu irmão? Ou tu, também, por que desprezas teu irmão? Pois todos havemos de comparecer ante o tribunal de Cristo. "  Romanos 14:10
 
A Bíblia nos ensina que só os que são sinceros de coração diante de Deus serão herdeiros de seu reino eterno. E quando com um julgamento sádio e isendo, ao detectar esses em nosso meio, podemos então, buscar ajudar-lhes para que mudem seus comportamentos, porém, esses não querendo, podemos, mesmo assim, amá-los, porém, estando distantes deles, para que nós também não venhamos a nos corromper. Pois escrito está:
 
" Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes. " 1 Coríntios 15:33
 
Concluindo, analise abaixo o que Jesus nos ensina a respeito deste assunto:
 
Lucas: 18. 
 
9. Propôs também esta parábola a uns que confiavam em si mesmos, crendo que eram justos, e desprezavam os outros: 
10. Dois homens subiram ao templo para orar; um fariseu, e o outro publicano. 
11. O fariseu, de pé, assim orava consigo mesmo: Ó Deus, graças te dou que não sou como os demais homens, roubadores, injustos, adúlteros, nem ainda como este publicano. 
12. Jejuo duas vezes na semana, e dou o dízimo de tudo quanto ganho. 
13. Mas o publicano, estando em pé de longe, nem ainda queria levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, sê propício a mim, o pecador! 
14. Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele; porque todo o que a si mesmo se exaltar será humilhado; mas o que a si mesmo se humilhar será exaltado.
 
Graça e paz abundantes em Cristo Jesus!!!
 
Pr. Élio Loiola
 
Comunidade Só em Cristo Há Vida  - CSECHV
 
" Um ministério que pela graça de Deus, procura, por todos os meios possíveis, estar sempre perto de você para compartilhar do Deus Vivo e Eterno, que em Cristo Jesus e no Poder do Espírito Santo nos resgata, nos liberta e nos salva eternamente, nos levando eternamente para o céu, através do ensino da Sua Palavra de Vida !!! "
 
Um ministério que  se propõe em propagar O Evangelho pelo método da Igreja no lar !!!