" APRENDENDO A VIVER A VIDA CRISTÃ NA PRÁTICA DIÁRIA, ATRAVÉS DOS SÁBIOS CONSELHOS DOS PROVÉRBIOS BÍBLICOS. " DOMINGO

12/11/2017 10:44
Provérbios 12:6
 
As palavras dos ímpios são para armarem ciladas ao sangue, mas a boca dos retos os livrará.
 
Homens perversos usam palavras para caluniar ou capturar suas vítimas em uma armadilha. Eles querem destruir os desprotegidos, os oprimidos ou os justos. Eles conspiram para roubar os bens deles; eles os perseguem até a morte (Pv 1:11-19). Mas os homens justos usam suas bocas para livrar os desprotegidos, os oprimidos e os justos das suas dificuldades. Eles só desejam falar a verdade e ajudar.
 
Você não pode confiar nas palavras dos homens perversos. Eles falam para confundir, seduzir, ou para prender numa armadilha; os objetivos deles é ferir, roubar ou matar. Como o objeto de suas invejas, ganâncias ou malícias não é o próprio sangue deles, fica entendido que o sangue é dos indefesos, os oprimidos ou dos justos. São esses perseguidos que o homem justo protege.
 
Os homens de bem falam a verdade, e o desejo deles é de auxiliar qualquer homem que está em dificuldade. A mãe do rei Lemuel exortou-o a usar sua boca para livrar o pobre, o necessitado e qualquer um que tenha sido designada a morrer injustamente (Pv 31:8-9). Como rei ele teria a oportunidade de ouro de julgar com justiça os casos daqueles que estavam sendo perseguidos por assassinos enganadores.
 
Considere o pronome "os" deste nosso provérbio de hoje. Qual é o plural que o antecede? Quem são aqueles que o homem justo liberta? Não podem ser os perversos, porque isso geraria confusão. Não podem ser as palavras dos perversos, porque eles não podem ser libertos. Não pode ser o justo, pois isto sacrificaria o paralelismo do provérbio, além de estar também no singular. Então, só pode ser as vítimas dos ímpios assim entendido elipticamente na primeira sentença.
 
O perverso Hamã adulou e enganou o rei Assuero do império persa a decretar uma lei que visava a exterminação dos judeus. Suas palavras visavam aguardar o sangue, não só do seu inimigo Mardoqueu, como também todo o povo de Mardoqueu. Entretanto, foi a boca da Rainha Esther que livrou tanto a Mardoqueu como também o seu povo desse decreto.
 
Certa vez Jesus comeu na casa de Simão o fariseu, que desprezou a mulher pecadora que veio clamar por misericórdia (Lc 7:36-39). Mas o Senhor Jesus, o Homem mais justo que viveu, usou a Sua boca para condenar a Simão e livrar a mulher (Lc 7:40-50). Ele fez algo parecido com a adúltera que foi levada a Ele pelos fariseus (Jo 8:1-11).
 
Deus despreza os homens que usam palavras para prejudicar a outros (Pv 26:24-26). A morte e a vida estão no poder da língua, portanto, tome cuidado como você a usa (Pv 18:21). A língua é um mal incontrolável que deve ser resguardada e governada (Tg 3:1-12). O Senhor considera o xingamento injustificado como uma violação do sexto mandamento, "Não matarás" (Mt 5:21-26). Ele reduziu a pó uma geração de judeus que usaram palavras como ciladas para o Seu Filho (Mt 21:44; Lc 20:20).
 
Evite homens raivosos e enganadores (Pv 22:24=25; 23:6-8). Preste atenção com a arrogância, a fofoca, o engano, a lisonja, o xingamento, o desdém, a sedição, ou o espalhar boatos. Afaste de si tais línguas perversas (Pv 25:23). Use sempre as suas palavras para ajudar aqueles que estão em dificuldades, porque o santo e justo Deus o recompensará ou o punirá na mesma moeda (Pv 24:11-12; 31:8-9; Ef 4:29). Existe uma pessoa desprotegida, oprimida ou justa que você poderia livrar ainda hoje com a sua boca: Faça-o.