" APRENDENDO A VIVER A VIDA CRISTÃ NA PRÁTICA DIÁRIA, ATRAVÉS DOS SÁBIOS CONSELHOS DOS PROVÉRBIOS BÍBLICOS. " - QUARTA FEIRA

14/08/2019 11:10
Provérbios 14:24
 
 
A coroa dos sábios é a sua riqueza; mas a loucura dos tolos é loucura.
 
 
 
A sabedoria obtém resultados! Um homem sábio trabalha com diligência e prudência; ele evita riscos e fraudes desnecessários; ele alcança sucesso econômico e prosperidade. Ele teme a Deus e obedece aos Seus mandamentos, o que traz favor e bênçãos divinas à sua vida. Seu progresso financeiro confirma sua sabedoria, honra seus esforços e mostra a aprovação do Senhor. 
 
Folly também obtém resultados! Um tolo pode ser preguiçoso ou desperdiçador; ele pode apressadamente ou ignorantemente buscar ideias vãs; ele nunca alcança muito economicamente; ele permanece pobre e desprezado. Ele não teme a Deus nem guarda Seus mandamentos, e o Senhor sopra contra seus esforços fracos. Suas loucuras e escolhas tolas são óbvias para todos. Ele é conhecido como um tolo. 
 
Deus não prometeu riquezas a todos os Seus filhos. De fato, a maioria deles são os pobres deste mundo ( I Coríntios 1: 26-29; Tg 2: 5 ). Ele testa e aperfeiçoa muitos deles por dificuldades econômicas. No entanto, todas as outras coisas sendo iguais, a sabedoria irá eventualmente e seguramente trazer progresso, sucesso e riqueza. Mas a loucura certamente trará declínio, destruição, pobreza e problemas. Tanto a sabedoria quanto a loucura obtêm resultados. Escolha a sabedoria! 
 
A sabedoria também direciona. Um homem sábio com riquezas sabe usar seu dinheiro em benefício dos outros e honrar a si mesmo. Davi era rico e coroou-se gloriosamente usando sua riqueza para pagar por um magnífico templo em Jerusalém. Jó era rico e era honrado por todos por seu fiel e generoso cuidado com os pobres. Barnabé usou seus bens imobiliários para sustentar os pobres na igreja em Jerusalém. E Philemon fez o mesmo.
 
A loucura confunde. Um tolo rico é mais propenso a tolices do que um pobre tolo que mal sobrevive. O rico tolo tem mais a possibilidade de cair e é tentado mais a ser tolo. A prosperidade de Nabal fez com que sua loucura explodisse contra Davi. Roboão estava tão cheio de riquezas que perdeu o domínio de dez tribos. Belsazar brilhou em suas riquezas e perdeu uma cidade inexpugnável em uma noite. E um jovem rico perdeu o reino dos céus por suas riquezas.
 
Em geral, todas as outras coisas sendo iguais, a sabedoria produz sucesso financeiro e a insensatez produz pobreza. Além disso, as riquezas são uma grande vantagem e uma boa ferramenta para os homens sábios, o que coroa seu caráter novamente. Mas as riquezas provocam tolos para uma loucura ainda maior, pois posição e riqueza aumentam sua arrogância e cegam seu julgamento. A sabedoria é melhor que as riquezas, leva à riqueza e sabe usar as riquezas. Escolha a sabedoria! 
 
A sabedoria obtém resultados e os resultados coroam o proprietário com honra. A sabedoria também leva os homens a usar os resultados para a glória de Deus e o benefício do homem. A loucura expõe os tolos à vergonha de sua própria tolice e faz com que eles abusem de qualquer vantagem que tenham. Você pode assistir os resultados em outras pessoas ou vê-los em sua própria vida. Escolha a sabedoria! Odeio loucura!
 
E quanto a Jesus Cristo? Ele era cheio de sabedoria e cumpriu perfeitamente a vontade do Pai em todos os sentidos, inclusive dando a Sua vida pelas Suas ovelhas. Depois de sua ascensão ao céu, Deus O coroou com glória e honra e riquezas incontáveis ​​( Hb 1: 1-5 ; 2: 5-9 ; Re 5: 1-14 ). Ele governa o universo hoje, e Ele está vindo em breve para todos aqueles que o amam e obedecem.