" APRENDENDO A VIVER A VIDA CRISTÃ NA PRÁTICA DIÁRIA, ATRAVÉS DOS SÁBIOS CONSELHOS DOS PROVÉRBIOS BÍBLICOS. " - QUARTA FEIRA

05/07/2017 09:41
Provérbios 5:1
 
Filho meu, atende a minha sabedoria; à minha inteligência inclina os ouvidos
 
Pai! Você ensina o seu filho a sabedoria e o entendimento? Você o orienta na prática a respeito dos grandes perigos da vida - incluindo mulheres prostitutas? Filho! Você dá ouvidos humildemente ao seu pai para aprender sabedoria e entendimento? Você sabia que ele já era homem muito antes do seu nascimento e que ele deseja livrá-lo de problemas da vida? Sente-se! Dê atenção!
 
Salomão pediu ao seu filho que lhe desse atenção. Sem temor ou falsa humildade, ele disse ao seu filho que ele possuía sabedoria e entendimento que o seu filho não tinha. E ele disse ao seu filho para que prestasse atenção e se humilhasse - "inclina os ouvidos" - a este conselho paternal. Mesmo sendo rei, esse conselho se passou entre um pai e o seu filho. Cada pai que teme a Deus e ama a sabedoria, apreciará este exemplo. Pai! Faça isto!
 
Qual é o contexto aqui? É Salomão alertando o seu filho a respeito das mulheres prostituidas, como mostra o resto do capítulo (Pv 5:1-23). Salomão falou para o seu filho a respeito de mulheres libertinas, e ele aprovou os aspectos sexuais e familiares de uma mulher fiel. Temos aqui a sabedoria prática, tanto para pais e filhos quanto a resistir à maior de todas as tentações e em aprender como grandes pais instruem seus filhos. Pai, você fará isto? Filho, você ouvirá?
 
Não há lugar para medo no relacionamento pai/filho. Pai! Não tenha receio de confrontar o seu filho, fale dos seus erros, avise-o do perigo eminente e lhe dê conselho enfático para evitar problemas. Você sabe muito mais do que o seu filho, não importa o quão arrogante e insolente que ele possa ser. Mesmo que ele despreze suas instruções, você terá feito o que Deus espera de você. O SENHOR o abençoará e mais tarde o seu filho lembrará. Conte com isso!
 
Não há lugar para a falsa humildade no relacionamento de pai/filho. Um conceito efeminado de falsa humildade está sendo semeado hoje em dia. Odeie isso! Seu filho não é o seu igual - ele é um bobão em comparação. Não se desculpe, nem fique cheio de dedos nesta questão, pela superioridade da sua sabedoria. Se desculpar ou mostrar indecisão a respeito de sabedoria não é humildade. Desconsiderar a ordem de Deus e negligenciar o treinamento do seu filho é simplesmente orgulho arrogante. Tome posse dessa distinção! Leia, a seguir: (Jó 32)
 
Um filho hormonal que enfrenta as tentações dessa geração precisa de um pai real com advertências reais!
 
Se o seu filho não é um bem sucedido temente a Deus, é porque você negligenciou seu treinamento. É simples assim! Treinamento funciona (Pv 22:6, 15; 29:15)! Mas você tem que achar tempo, prepare uma agenda, reúna-se com o seu filho, e escancara a sua boca para deixar a sabedoria sair do seu coração para os ouvidos dele! Jogar xadrez à noite não substitui isto apesar do que detestados efeminados possam sussurrar na rádio cristã às mulheres tolas (IITm 3:6-7). Caia na real! Um filho hormonal que encara as tentações precisa de um pai com avisos reais!
 
Pai! Você é um homem. Você conhece sua fraqueza por mulheres bonitas. Você conhece a dor de uma mulher detestável. Você conhece o problema da prostituição e do adultério. Conte para o seu filho. Conte a ele com clareza. Conte a ele com detalhes. Salomão fez isto! Qualquer coisa em contrário será sua tolice arrogante!
 
Filho! Você é um menino. Seu pai é um homem! Ouça-o. Ele já era um homem quando você nasceu. Ele o gerou através de uma mulher antes de você existir. Ele sabe mais a respeito de mulheres do que você poderá aprender nos próximos 20 anos. Sente-se! Dê ouvidos a ele! E preste atenção!
 
Leitor! Deus que está no céu é o seu Pai de criação e, esperançosamente, de novo por salvação. Ele conhece mais do que tudo que você possa aprender sobre qualquer assunto por causa de um fator chamado infinito! Preste atenção! Humilhe-se! Reveja os sermões! Leia a sua Bíblia! Salve-se!