" APRENDENDO A VIVER A VIDA CRISTÃ NA PRÁTICA DIÁRIA, ATRAVÉS DOS SÁBIOS CONSELHOS DOS PROVÉRBIOS BÍBLICOS. " - QUARTA FEIRA

04/04/2018 12:03
Provérbios 4:9
 
Dará à tua cabeça um diadema de graça e uma coroa de glória te entregará.
 
Qual é a melhor escolha para você realçar sua vida e reputação? Faça da sabedoria e do entendimento a mais importante da sua vida (Pv 4:7:8)! Salomão passou para os seus filhos o que havia recebido do seu pai. Davi e Bate Seba o tinham ensinado a obter a sabedoria acima de tudo o mais e não abandoná-la (Pv 4:1-8). Salomão disse aos seus filhos que buscassem o mesmo objetivo.
 
Não é de se admirar que Salomão soubesse o que pedir, quando Deus lhe ofereceu qualquer coisa que quisesse (IRs 3:5)! Seus pais o tinham ensinado bem. Ele sabia que a sabedoria era o mais importante bem da terra. Ele não pediu uma longa vida, riqueza, mulheres, destruição dos seus inimigos, ou qualquer outra coisa vã. Ele queria sabedoria e entendimento (IRs 3:6-10).
 
Por causa desta escolha incrivelmente prudente de Salomão, Deus lhe deu um coração sábio e entendido, acima de qualquer outro homem (IRs 3:11-12). E o Senhor também lhe concedeu riquezas, honra e uma longa vida como uma recompensa adicional pela sua sábia escolha (IRs 3:13-14). Salomão estava amparado de todas as formas! Como? Ao colocar a sabedoria em primeiro plano!
 
Davi conhecia a importância da sabedoria. Depois de matar Golias e entrar para o serviço público, a reputação de Davi cresceu rapidamente devido a sua grande sabedoria na condução dos seus negócios (ISm 18:14-16). Comparado com o tolo e profano Saul, Davi era o exemplo da virtude e da sabedoria. Saul teve inveja de Davi, mas Israel o amava e o exaltou (ISm 18:28-30).
 
Pais, vocês entenderam este provérbio? A coisa mais importante que você tem a ensinar os seus filhos é a sabedoria, que é a capacidade de fazer uma avaliação correta baseada na palavra de Deus. Ela começa com o temor do Senhor (Pv 1:7; Pv 9:10), e sobre este temor se constrói pela palavra de Deus (Sl 19:7-10). É o aprender a pensar, falar e agir como Deus agiria, o que é claramente revelado na Escritura. Davi, o homem segundo o coração de Deus, sabia como pensar, falar e agir sabiamente.
 
Se você enfatiza a educação acadêmica de seus filhos, você errou o alvo. Se você exaltar suas realizações atléticas, você errou o alvo. Se você louva os sucessos financeiros ou profissionais, você errou o alvo. Um coração sábio e entendido vem de um caminhar com Deus, aprendendo a Escritura, e aplicando-a a situações na vida. Ele vem de meditação, obediência e a aplicação vigorosa da Escritura (Sl 1:1-3; Sl 119:98-100; Hb 5:14).
 
E se o seu filho consegue um PhD, joga bola profissionalmente, e enterra os seus ganhos em negócios bem sucedidos que o torna milionário: Ele atingiu o sucesso? Você o ajudou? Não! Não! Porque nada disso o auxiliará nas questões importantes da vida, nem o ajudarão a garantir o favor de Deus e dos homens de bem (Pv 22:1; Lc 2:52).
 
Leitor, que dizer de você mesmo? Você entende a importância da sabedoria e do entendimento? Sem estes você terá uma vida desequilibrada e morrerá sozinho. Graça e glória esperam aqueles que diligentemente buscaram a sabedoria (Pv 1:9; Pv 3:22; Pv 16:16; Pv 18:1). De que forma você leu este provérbio? Como um peso? Com um interesse negligente? Ou com um zeloso desejoso? Quantos minutos deste dia você dedicou a busca à sabedoria de Deus?
 
Você não conseguirá enganar a lei celestial! Se você busca encontrar a realização ou o sucesso por qualquer outro meio, você ficará terrivelmente desapontado; e a sua vida toda será uma experiência dolorosa em futilidade vã e irritante! Busque a sabedoria e o entendimento através das Escrituras preservadas de Deus e viva uma vida cheia e bem sucedida! Se você não sabe nem mesmo como começar, Ele liberalmente responderá ao seu pedido de oração por sabedoria (Tg 1:5).
 
Howard Hughes tinha dinheiro, e muito! Mas ele terminou a sua vida como um idiota recluso e desequilibrado! A princesa Diana tinha popularidade, e muita! Mas a sua vida foi cheia de solidão, dor e agitação! Ty Cobb obteve sucesso atlético, e muito! Mas ele gastou a sua vida odiando e sendo odiado. Essas vidas exemplificam o horror daqueles que não buscam a sabedoria em primeiro lugar.
 
John F. Kennedy Jr., tinha grandes vantagens e potencial, mas a tolice acabou com ele em pouco tempo. Marilyn Monroe era uma estrela, mas a sua luz se apagou em obscuras trevas! Elvis Presley era adorado pelos pagãos, mas ele morreu desastrosamente intumescido no auge da vida. Estes poucos exemplos perseguiram o pecado para a sua própria dor. Eles rejeitaram a sabedoria e a vida os cuspiu como se fossem veneno!
 
Davi era o mais jovem de oito filhos e um pastor de ovelhas, ignorado pela sua própria família quando Samuel veio para ungir um dentre os filhos de Jessé (ISm 16:1-11). Mas Deus via o interior do seu coração e o promoveu acima de todos os seus irmãos, da família de Saul, e de todos os demais homens de Israel. Davi exaltou a sabedoria e ela o promoveu! Ele foi amado por Israel (ISm 18:16), pelos filisteus (ISm 29:9; IISm 15:18-22), e famosos reis (IRs 5:1)!
 
Mas Davi tinha sabedoria muito além do pensar, do falar e do agir direito. Ele tinha sabedoria para enxergar esta vida naquela que viria. E viu e creu nas promessas de Deus em Jesus Cristo, e no doce conforto daquela sabedoria ele morreu (IISm 23:1-5). O suprassumo da tolice é exaltar qualquer coisa neste mundo sem consideração àquela que há de vir! Davi viu o seu Filho e o seu Senhor como o verdadeiro objeto de vida e morte (Sl 110:1)!