" APRENDENDO A VIVER A VIDA CRISTÃ NA PRÁTICA DIÁRIA, ATRAVÉS DOS SÁBIOS CONSELHOS DOS PROVÉRBIOS BÍBLICOS. " - QUINTA FEIRA

07/06/2018 11:14
Provérbios 7:12
 
 
Ora está nas ruas, ora, nas praças, espreitando por todos os cantos.  
 
 
Você consegue identificar uma prostituta? Salomão está no meio de uma parábola tratando da sedução de um jovem tolo (Pv 7:6-23), mas gastou mais tempo descrevendo o espírito e a conduta de uma prostituta elegante (Pv 7:10-20). Dois versículos se destacam para indicar que são características particulares dessa mulher a serem consideradas (Pv 7:11,12).
 
A mulher aqui mencionada não é uma prostituta ou vagabunda imunda. Ela é uma mulher adúltera de um bem sucedido homem de negócios (Pv 7:19-20). Ela mora com o seu marido em uma casa (Pv 7:8,11). Ele tinha dado coisas luxuosas a ela, que foram usadas por ela em sua sedução (Pv 7:16,17). Ela é uma mulher fina exercendo atividades religiosas para encobrir o seu coração e sua conduta traiçoeira (Pv 7:14). Ela não está à cata do dinheiro do jovem: ela quer fazer amor apaixonadamente (Pv 7:15,18).
 
O que podemos aprender a respeito dela para que os homens a evitem e as mulheres a rejeitem? Ela não gosta de ficar em casa! Salomão registrou que ela saiu da sua casa. Uma mulher prostituta não está satisfeita em ficar em casa. Deveres domésticos e maritais são enfadonhos para ela. Ela procura desculpas para sair de casa. Ela ama a agitação e a liberdade de poder ir e vir sempre que quiser e especialmente arrumada. Ela fica entediada e frustrada quando tem que ficar em casa.
 
Deus fez a mulher para ajudar o seu marido (Gn 2:18). Uma mulher virtuosa, mesmo inteligente e bastante capaz, prefere os deveres domésticos e matrimoniais (Pv 31:10-31). Ela é uma mantenedora comprometida com o lar (Tt 2:5). Ela conhece o risco de sair de casa (ITm 5:11-15). Quando ela sai de casa, ela trabalha para o seu marido ou pratica a caridade (Pv 31:14,16,20,24). Ela sabe que não há nada melhor para ela do que o exercício de seu atributo como esposa e mãe.
 
O que podemos aprender a respeito da mulher prostituta para que os homens a evitem e as mulheres a rejeitem? Ela adora os locais populares onde as pessoas se reúnem, "Ora está nas ruas". Uma mulher prostituta gosta das coisas populares da vida. Ela é influenciada pelas novidades, modas e o estilo de vida glamouroso. Ela gosta de sair e frequentar os locais onde ela pode assistir as atividades carnais das pessoas. Ela prefere comer fora de casa a comer em casa, e fazer isso preferencialmente sozinha ou com uma amiga feminina o que é ainda melhor!
 
A mulher virtuosa gosta do conforto, segurança e tranquilidade do lar. Ela adora criar um ambiente aconchegante onde se refugiar do mundo, onde ela pode agradar o seu marido e os seus filhos com afeição, refeições criativas e os confortos do lar. Ela não gosta das atrações mundanas da cidade, onde o pecado e as tentações abundam. Ela prefere ficar calmamente se dedicando à sua família.
 
O que podemos aprender a respeito da mulher prostituta para que os homens a evitem e as mulheres a rejeitem? Ela procura estar onde os homens a encontrarão! Salomão registrou, "Junto à esquina da mulher estranha". Uma mulher prostituta anseia por atenção e a adulação dos homens e, por isso, ela encontra os eventos e locais onde muitos homens podem vê-la. Ela adora ser uma mulher entre os homens.
 
A mulher virtuosa é totalmente dedicada ao seu homem. Ele confia nela com segurança, pois ela não deseja nem busca a atenção de outros homens (Pv 31:10-12). Ela é modesta e recatada em público (ITm 2:9-10). Estar com o seu marido, não importando o que ele está fazendo, dá mais prazer a ela do que estar com outros homens. Ela se conduz de tal forma a reduzir ou eliminar os elogios deles. Todo mundo sabe que ela ama dedicadamente e tão somente o seu marido.
 
Homem cristão, evitar as mulheres é a sua sabedoria, mesmo que elas sejam membros da igreja, que estão descontentes por terem que ficar em casa e preferirem os frequentados locais públicos. Não preste honra a uma mulher que gosta de sair e passear, pois ela pode ter um coração traiçoeiro.
 
Mulher cristã, é seu dever preferir o espaço caseiro e o serviço para o marido e os filhos. Ao ficar em casa e evitando o mundo o quanto for possível, você livrará a sua alma da maior parte dos descontentamentos maritais e das tentações sexuais.
 
As escrituras comparam com frequência a falsa religião à prostituição, especialmente Roma e as suas adúlteras corrupções do cristianismo (Ap 17:1-6). Ao invés de inspirar a satisfação e a piedade em seus membros, ela empenhou todos os meios que estão à sua disposição para cobrir a terra e o mar com o objetivo de seduzir mais um prosélito (Mt 23:15). Ela está lá fora, agora nas ruas e fica à espreita em cada esquina. Estejam de sobreaviso fiéis discípulos de Jesus Cristo.
 
Além disso, santo cristão, é seu dever permanecer em casa nos antigos caminhos e não procurar por tendências religiosas novas e excitantes (Jr 6:16; 18:15). Você está casado com um marido, que é o Senhor Jesus Cristo (IICo 11:1-4). Os prostitutos carnais do cristianismo estão esperando para o elogiar e corromper. Fique em casa e sê fiel, mesmo até à morte, e você receberá a coroa da vida (Tg 1:12; Ap 2:10).