" APRENDENDO A VIVER A VIDA CRISTÃ NA PRÁTICA DIÁRIA, ATRAVÉS DOS SÁBIOS CONSELHOS DOS PROVÉRBIOS BÍBLICOS. " - SEGUNDA FEIRA

12/08/2019 11:05
Provérbios 12:23
 
 
Um homem prudente oculta o conhecimento; mas o coração dos tolos proclama a loucura.
 
 
Um homem sábio pode manter a boca fechada, mesmo quando sabe mais sobre um assunto do que qualquer outra pessoa do grupo. Um tolo não pode manter a boca fechada, mesmo quando ele basicamente não sabe nada, pois seu coração exige que ele continue arrotando insensatez. Salomão nunca terminará sua repreensão da língua, ou suas advertências repetitivas são necessárias para essa parte indisciplinada do corpo? 
 
A língua, o membro do corpo pelo qual você fala, é uma grande fonte de mal e problemas. Existem muitos versos em Provérbios e em outros lugares para corrigir e ensinar-lhe sobre o seu discurso. Há várias razões: é fácil formar palavras, você pode magoar os outros facilmente, pode se prejudicar facilmente e desacreditar o Senhor Jesus Cristo por meio de palavras ímpias.
 
Um homem prudente é sábio. Ele sabe quando fazer o que e como fazer. Ele tem conhecimento, mas ele não compartilha isso facilmente. Se ele conhece um assunto, a humildade o impede de falar sobre isso ( Pv 29:11 ). Se ele conhece o fracasso de uma pessoa, a caridade o impede de espalhá-la ( Pv 11:13 ). Se ele vê um argueiro em um olho, ele espera até que ele tenha removido o feixe do seu próprio ( Mt 7: 5 ). Se ele encontra escarnecedores, ele não desperdiça suas pérolas ( Pv 9: 8 ; 23: 9 ; Mt 7: 6 ). 
 
Um homem prudente é geralmente um homem reservado ( Pv 17: 27-28). Ele falará quando falado, mas ele não estará oferecendo sua opinião aqui e você sem que outros o solicitem. Ele sabe que há certo pecado em uma multidão de palavras, então ele corta suas palavras ao meio ( Pv 10:19 ). Ele sabe que é melhor ouvir, por muitas razões, do que falar ( Tiago 1: 19-20 ). Esse homem é fácil de identificar na multidão, pois ele estará ouvindo com atenção mais do que facilmente falando. 
 
Mas um tolo tem um fogo no coração que incendeia a sua língua! Este fogo vem do inferno ( Tg 3: 1-12 ). Tiago não poupou nada em sua horrível acusação da língua de um tolo. É um mundo de iniquidade, mas o tolo adora usá-lo. Ele também é fácil de identificar em uma multidão, pois ele não pode parar de falar, e suas palavras são desagradáveis ​​tagarelando de loucura (Ec 10: 3 , 12-14 ). Jesus ajudou a entender o papel do coração, dizendo que todas as palavras vêm dele ( Lucas 6:45 ). 
 
Um tolo está sempre dando sua opinião, embora os ouvintes logo percebam que ele não sabe do que está falando ( Pv 15:28 ). Ele deve falar, então ele continua a confirmação de sua grande ignorância. Um tolo proclamará os fracassos dos outros, pois ele não tem poder para restringir suas palavras. Ele deve tagarelar e sussurrar. Ele está feliz em contar a alguém sobre os motes em seus olhos e os olhos dos outros, mesmo quando o celeiro trespassa seriamente seu rosto. 
 
O bendito Senhor Jesus Cristo foi muito prudente ( Is 52:13 ). Ele não era um auto-promotor ( Mt 8: 4 ;16:20 ; 11:29 ; 12: 18-21 ). Ele sabia quando falar e quando não falar, apesar de conhecer todas as coisas ( Is 50: 4 ; João 2: 24-25 ). Essa combinação de sabedoria e reserva demonstra seu caráter perfeito. Leitor, siga seu exemplo divino, hoje!