" APRENDENDO A VIVER A VIDA CRISTÃ NA PRÁTICA DIÁRIA, ATRAVÉS DOS SÁBIOS CONSELHOS DOS PROVÉRBIOS BÍBLICOS. " - SEGUNDA FEIRA

14/08/2017 09:25
Provérbios 14:2
 
O que anda na retidão teme ao Senhor, mas o que anda em caminhos tortuosos, esse o despreza.
 
O ímpio insensato diz: "Você não pode me julgar, porque você não conhece o meu coração." Mas o Pregador diz que podemos facilmente conhecer o coração dele. Simplesmente o julgamos pelas suas ações!
 
Ó hipócrita! Nós o descobrimos! Sua fala é vazia. Sua religião domingueira é vã. Seu batismo é ineficaz! Sua amizade é falsa. Suas palavras mentem! Suas ações dizem a verdade!
 
Em breve você será exposto diante de toda a igreja (Pv 26:26; Sl 144:7-8)! Você está com medo de dizer que odeia a Deus, mas as suas ações revelam que você O despreza! Veja os comentários de Provérbios 6:12.
 
O homem que anda retamente - que sempre pratica o que é certo - teme ao Senhor. O homem que é perverso em seus caminhos - que desobedece regularmente - despreza o Senhor. Esta regra é simples; ela é perfeita; e hipócritas que alegam temer a Deus não enganam, de forma alguma, os sábios.
 
Nós americanos costumamos dizer que, "As ações falam mais alto do que as palavras". Salomão confirmou esta regra. Ele afirmou que até mesmo a criança se revela pelo que faz, se são puras e retas (Pv 20:11).
 
As boas árvores produzem bons frutos: árvores más produzem maus frutos. E assim é com os homens, também. A não ser que o coração dele seja bom, suas ações serão más. Pois a boca fala e os pés caminham de acordo com o coração. Homens maus não podem produzir boas ações (Mt 12:33-35). Não importa o quanto que um hipócrita tente, os homens sábios verão uma vida inconsistente traindo as suas palavras.
 
Hipócritas não querem ser expostos nem julgados, pois toda a sua vida é uma mentira. Eles pretendem temer a Deus de forma a obter algum benefício. Eles defendem suas vidas inconsistentes negando que alguém conhece os seus corações. Mas corações sinceros são conhecidos pela justiça consistente, e corações maus são conhecidos pelos pecados. A regra é simples.
 
Porque os homens fingem temer a Deus? Pense bem, caro leitor. Eles precisam de alguma coisa na igreja e, assim, eles agem de forma religiosa para obter o que querem. Eles precisam de amigos, e os cristãos são amistosos. Eles precisam de emprego, e o patrão deles é um cristão. Eles precisam de uma mulher, e as melhores mulheres são as cristãs. Eles querem ajuda financeira, e os cristãos são generosos. Eles temem que seus cônjuges os deixem e, assim, eles as sujeitam por elas serem cristãs. Fazem isso para manter a família feliz.
 
O temor do Senhor não é uma confissão única ou um momento de emoção. "Avançar" não é escritural nem cristã e, por isso, não significa nada. "Tomar uma decisão" não significa andar retamente, é apenas um pensamento vão. "Ter sido salvo" mostra uma grande ignorância a respeito da salvação, pois isto consiste, pelo menos, em cinco fases. "Ser batizado" ou "se tornar um membro de uma igreja" são passos únicos, passos pequenos. Isoladamente eles não provam, de forma alguma, que existe o temor do Senhor.
 
O temor do Senhor é um estilo de vida de obediência a Deus, guardando os seus mandamentos e odiando o pecado (Ec 12:13; Pv 8:13; 16:6). As igrejas primitivas andavam no temor do Senhor, pois deram as suas vidas para seguir a Cristo, mesmo a um alto custo pessoal (At 9:31).
 
Permita que o pai de Salomão lhe diga como ele andava retamente, mesmo em sua própria casa (Sl 101).
 
Andando não é um só passo; são muitos passos. Jesus disse, "Se vós permanecerdes na minha palavra, sois verdadeiramente meus discípulos." (Jo 8:31). Se você não continuar, você não teme ao Senhor. Temos que andar o dia todo no temor do Senhor (Pv 23:17). Podemos julgar o seu coração!
 
Poucas pessoas dizem que odeiam a Deus. Que coisa terrível! Mas uma vida espiritual preguiçosa fala mais alto do que palavras, que você O despreza (Ml 1:6-14).Se você não está totalmente entregue a Ele, Ele despreza você e a sua vida (Ap 3:14-19). Amar a Cristo significa guardar os Seus mandamentos (Jo 14:21-24). Conhecer a Deus somente se dá guardando os Seus mandamentos (I Jo 2:3-5).
 
Eli desprezou a Deus amando demais os seus filhos (ISm 2:29-30). Ele era perverso em seus caminhos por não executá-los. Davi desprezou a Deus ao tomar Batseba (IISm 12:9-10). Ele foi perverso em seus caminhos por tomar outra mulher.
 
Ó hipócrita, considere os seus caminhos! Pois descobrimos o que você é! E se conhecemos o seu mau coração, quanto mais Àquele que diante de Quem todas as coisas estão nuas e reveladas.
 
Ó santos amados! Guarde o seu coração com toda a diligência (Pv 4:23). Ore a Deus para que ele examine o seu coração completamente (Sl 139:23-24). Confesse todas os desvios do Seu santo padrão nas escrituras! Lembre-se que o seu coração é tão bom e puro quanto as suas ações.
 
Que dizer do coração do Senhor Jesus? Ele estava cheio do temor do Senhor, e Deus honrou o Seu coração ao ouvir a Sua oração (Hb 5:7-9). Sua vida perfeita provou que ele tinha um coração perfeito! Amém.